Blogosfera Trabalho

Criar projectos em tempos de pandemia e mantê-los depois

Vais aproveitar a pandemia para avançar com o teu projecto? E depois da pandemia? Eis algumas dicas sobre como manter um projecto no pós-pandemia​.

Aproveitaste ou vais aproveitar este período de isolamento para criar um projecto? É uma excelente oportunidade para o fazeres, claro. Tenho visto várias pessoas que estão a planear ou que já começaram projectos agora que se viram com mais tempo em casa. Com isto em mente, lembrei-me de partilhar contigo algumas dicas para manteres o teu projecto depois da pandemia. Vou usar o termo projecto ao longo do texto porque acho que vou conseguir adaptar todas as dicas aos mais diferentes tipos de projectos, de blogs a perfis de Instagram, canais de Youtube ou mesmo podcasts, portanto é mais fácil usar só um termo.

Porquê criar um projecto agora?

Há uns anos, o período de férias era aquele em que surgiam mais blogs. O problema acontecia quando voltavam as aulas e esses blogs ficavam parados, muitos deles nem voltavam a ver vida. É muito mais fácil manter projectos quando estamos em casa ou, pelo menos, quando não temos outras responsabilidades. Por isso, é normal que agora consigas finalmente colocar em prática aquela ideia que sempre tiveste e é uma excelente altura para o fazeres, principalmente por dois motivos:

  1. Tens mais disponibilidade para o preparar e apresentar;
  2. As pessoas têm mais disponibilidade para o ver e até têm mais vontade de conhecer coisas novas.

Aproveita agora e cria o teu blog, o teu canal de Youtube, começa a trabalhar no teu livro, o que for. É uma excelente forma de arranjares algo com que te ocupar e distrair.

Organizar um projecto em tempos de pandemia

Há certamente alguns tipos de conteúdo que, neste momento, não fazem sentido. Por exemplo, actividades para fazer fora de casa ou muitos conteúdos relacionados com viagens. No entanto podes dar a volta à questão.

Imagina que o teu projecto é sobre viagens. Talvez não faça sentido falares de viagens agora, mas podes falar de como é a tua vida quando não estás a viajar, partilhar dicas de poupança para a próxima viagem ou adiantar algumas ideias que tenhas para partilhar depois. A ideia é adaptares o conteúdo que queres abordar à situação actual, mas sem deixar totalmente de lado as outras ideias que tens. Vai apontado tudo e, se possível, adianta algum trabalho para depois.

Outra forma de aproveitares a pandemia é tratar daqueles detalhes que normalmente não consegues solucionar por falta de tempo ou de vontade. Podes fotografar mais dentro de casa, editar fotografias antigas que queres partilhar, organizar, planear e estruturar ideias, etc. No meu caso, tenho estado a adicionar as categorias a todas as publicações e a apagar algumas que deixaram de fazer sentido.

Se começaste um projecto antes da pandemia, podes sentir que agora estás a ficar limitado. É altura de procurares inspiração, estudares os assuntos que gostavas de abordar e tentares planear conteúdos futuros.

Se estás a começar o teu projecto durante a pandemia é provável que tenhas muitas ideias agora, mas precisas de saber como lidar com elas depois da pandemia.

Como manter um projecto no pós-pandemia

Em primeiro lugar importa saber se o teu projecto é limitado ou não, ou seja, se foi criado apenas para o tempo de pandemia ou se é para manter. Se estás aqui é porque queres mantê-lo, portanto vamos por aí.

Onde se encaixa o projecto na tua vida normal

Agora tens, certamente, mais tempo desocupado e por isso é mais fácil aproveitá-lo para outras coisas. No entanto, quando a vida começar a voltar à normalidade muito desse tempo deixará de estar desocupado. Onde é que vais encaixar o teu projecto? Pensa já nisso para saberes exactamente como organizar a vida pós-pandemia com um projecto novo.

Planeia algum conteúdo extra

Aproveita agora para preparar conteúdo para depois. Ficas com uma espécie de banco de conteúdo de forma a teres já algo adiantado que podes usar para contrariar algumas limitações de tempo. Voltando ao exemplo das viagens: agora talvez não faça sentido partilhar um roteiro de uma cidade, mas podes já começar a trabalhar nele e tê-lo pronto para partilhar depois.

Imagina que o teu projecto é sobre alimentação. Agora tens mais tempo para fazer receitas novas, portanto está aí uma oportunidade para fazeres várias e prepares conteúdo relacionado com elas.

Define uma periodicidade realista

Agora é possível que consigas manter um volume de publicação mais elevado, mas depois esse volume diminui e precisas de te preparar para isso. Imagina que vais criar um canal de Youtube. Agora até consegues fazer 5 vídeos por semana e decides manter esse ritmo. No entanto mantém em mente que, no futuro, tens de adaptar o objectivo e fazer um número de vídeos que faça mais sentido para a tua vida normal.

Mantém-te flexível, mas não desistas à primeira

Conselho de veterana: há sempre alturas em que não dá ou não apetece. Não te martirizes quando não conseguires manter o ritmo ou quando tiveres mesmo de fazer uma pausa. É normal teres de adaptar o teu projecto à tua vida, principalmente quando não é o teu projecto que te paga as contas. Não há nada de mal em começares agora um projecto a todo o gás e depois da pandemia teres de reduzir o ritmo a que sai conteúdo novo. A dica de criar conteúdo extra agora serve precisamente para conseguires ter algo que publicar se estiveres com dificuldade em arranjar tempo para criar.

No entanto, há mais. Lembras-te do que disse ali em cima, sobre os blogs que morriam quando voltava a época de aulas? Não deixes que isso aconteça facilmente ao teu projecto. Escreve a tua motivação num local visível e lembra-te dela constantemente. Não deixes o teu projecto morrer à primeira contrariedade. Se quiseste criá-lo tiveste um motivo para isso e seria uma pena deixares o projecto só porque ficas apenas com tempo para ele ao fim-de-semana. 

Resumindo: aproveita estes tempos estranhos que estamos a viver para criares  o teu projecto, sem medos. Planeia-o já com consciência de que terás de o adaptar no pós-pandemia e não te martirizes se, no início, te sentires mais perdido e não conseguires manter o ritmo que esperavas. 

2 Comentários

  • Reply
    Andreia Morais
    08/04/2020 at 19:50

    Este tempo de isolamento, apesar de tudo, pode ser um excelente impulso para tirarmos aquele projeto que temos, há demasiado tempo, guardado na gaveta. Não nos podemos é esquecer do depois, para não começarmos cheios de força e perdermos a motivação.
    Excelente abordagem, como sempre <3

share your theory

%d bloggers like this: