Actualidade Vida

Desconfinar

desconfinar

desconfinar
des·con·fi·nar
(des- + confinar)
verbo transitivo e pronominal
Tirar ou sair de isolamento ou clausura.
= Desenclausurar, Libertar, Soltar ≠ Confinar, Enclausurar

via Priberam

Aos poucos, voltamos a sair de casa. Não regressamos ao normal, porque já não existe normal. Talvez um novo normal? Não sei bem o que chamar a isto que vivemos agora que começou o desconfinamento.

Esta semana, depois de dois meses, fui sozinha à cidade. Peguei na máscara e em luvas e fui aos Correios. Depois, fui à padaria. Por fim, fui à esteticista. Tudo na cidade parece novo, diferente. E só em parte é motivado pela quantidade de obras a decorrer e dos novos buracos que apareceram na estrada.

Nos correios, uma fita a avisar da distância para o balcão, acrílico a separar funcionários, de máscara, e o resto do mundo. Pessoas sem máscara.

Na padaria, fita no chão a indicar a distância a que devemos esperar e mesas interditas. Mais acrílico a separar quem atende, de máscara, de quem é atendido. Mais pessoas sem máscara.

Na esteticista, vazia, atendem de máscara e viseira. Tiro a máscara para fazer a depilação na cara. Passo o resto do tempo com máscara.

Passo na rua e vejo pessoas a entrar em e a sair de estabelecimentos sem máscara, sem viseira, sem qualquer protecção na cara. Pergunto-me se serão estúpidos. Pergunto-me se não se preocupam em se proteger e em proteger os outros.

Trancoso contou, até agora, com 22 casos de Covid-19. Acho que a velha teoria de isto do bicho não chega aqui já se provou errada. E acho que a outra teoria do bagaço também já foi refutada. Mas parece que há pessoas que não percebem.

Aos poucos, voltamos a sair de casa. Mas espero que não seja aos poucos que as pessoas percebem como têm de se comportar agora. Torço para que não haja um retrocesso, mas acredito que isto melhorou para piorar. Aos poucos, tentamos seguir a vida. Desconfinemos.

3 Comentários

  • Reply
    Andreia Morais
    08/05/2020 at 18:07

    Sinto que há pessoas que ainda não compreenderam bem o impacto de tudo isto e a irresponsabilidade que estão a cometer, por não se protegerem, nem protegerem os outros. A vida está, aos poucos, a retomar uma espécie de normalidade alternativa, mas parece que alguns querem voltar ao confinamento!

  • Reply
    Os devaneios da Tim
    08/05/2020 at 18:36

    Vejo isto mt mal, pq as pessoas continuam a não cumprir regras, aqui em Loures os casos são quase 500 e as pessoas andam na rua sem máscara como se nada fosse.

  • Reply
    Mary
    12/05/2020 at 14:39

    É tão isto. Deram-nos a oportunidade de aos poucos começarmos a voltar às nossas vidas, com calma, com cuidado e com novos hábitos e, também eu, tenho visto coisas que me fazem ter receio do que virá a seguir, porque parece-me que muitas pessoas já meteram na cabeça que o vírus desapareceu e que está tudo bem.
    Vamos só esperar que tudo corra realmente bem!

share your theory

%d bloggers like this: