A Sofia World Tecnologia

Ferramentas que uso para trabalhar no blog

ferramentas que uso para trabalhar no blog

É hoje. Hoje é o dia em que vou falar de todas as ferramentas que uso para trabalhar no blog. Durante algum tempo, era difícil encontrar pessoas disponíveis para dizer exactamente que ferramentas e plataformas usavam nos blogs. Depois começou a ser um bocadinho mais fácil encontrar essas informações e tornou-se mais fácil conhecer plataformas úteis, não só para blogs. Este é um tipo de conteúdo que gosto de ver porque encontro sempre algo útil que posso experimentar.

Ferramentas que uso para trabalhar no blog

Backoffice

Domínio: Comprei este domínio em 2015 e, desde aí, mantive-o sempre no Webtuga.

Alojamento: Em 2019 passei a ter o blog alojado nos servidores do André. Com isto abriu-se um mar de possibilidades nas ferramentos que uso.

WordPress: No ano passado deixei o Blogger e passei a utilizar o WordPress, daí o alojamento. Além de ser aqui toda a base de backoffice do blog, uso também um template da plataforma, ao qual dei alguns pormenores mais relacionados comigo.

Mailchimp: É através desta plataforma que envio os e-mails da newsletter. É uma boa plataforma para e-mail marketing, principalmente para quem está a começar. A versão gratuita serve o propósito, mas também há opções pagas. Outra hipótese seria usar o E-goi.

Plugins do WordPress

Askimet Anti-Spam: Este plugin é útil para detectar spam nos comentários e no formulário de contacto. Confesso que é o plugin ao qual menos ligo, apesar de importante, porque só preciso de o ter activo e não tenho de me preocupar com muito mais.

Elementor Page-Builder: O Elementor é o plugin mais espectacular à face da internet. É através dele que consigo formatar páginas e artigos de forma mais bonita e funcional. Uso a versão gratuita, que serve perfeitamente para o efeito, mas existe uma versão paga com mais algumas funcionalidades. Dentro deste género já trabalhei, para o site de uma empresa, com o Thrive Architect, mas este é pago. 

Jetpack: Este é o plugin que toda a gente no WordPress pode e deve usar, esteja no .com ou no .org. O Jetpack ajuda na segurança e performance e é gratuito, embora tenha versões pagas. 

Yoast SEO: O Yoast SEO é muito útil para quem não sabe bem trabalhar com SEO, mas também é para quem já sabe o que quer do SEO. A versão gratuita é muito completa, mas também existe uma versão paga. Depois de começares a usar, não vai conseguir passar sem ele.

Textos e bancos de ideias

Evernote: Uso o Evernote (aplicação móvel e web) há dois anos e continuo satisfeita. É uma aplicação que funciona como bloco de notas e cada nota pode ficar agrupada numa pasta. Uso-a maioritariamente para listas (tarefas, ideias, etc.), mas quando me lembro de escrever algo e não tenho mais à mão é aqui que o faço.

Google Docs: Com a função de Word, o Google Docs ajuda-me a organizar textos (é lá que vou apontando as coisas que quero colocar nas retrospectivas mensais) e serve muitas vezes como folha de rascunho. Também dá jeito para quando quero trabalhar em algum documento e não tenho o meu computador por perto.

Bloco de notas: O bom evelho papel e caneta. No ano passado comprei um caderno só para tentar apontar ideias e escrever publicações para o blog quando estava fora de casa. Agora tem sido uma espécie de banco de ideias ambulante, com a minha lista de livros por ler lá pelo meio. Nem só de ferramentas digitais se trabalha num blog.

ferramentas que uso para trabalhar no blog

Imagens

Canon 700D: Não sei se posso considerar uma máquina fotográfica uma ferramenta, mas cá vai. É a que uso para fotografar, salvo as raras excepções em que fotografo com o telemóvel (um BQ Aquaris U2). A lente que tenho na câmara é a do kit, a 18-135mm. Evito imagens que não sejam minhas, portanto ter material para fotografar é importante. Caso contrário, recomendo que recorras a bancos de imagens.

Adobe Lightroom: É o meu salva-vidas. Tanto no computador como no telemóvel, é através do Lightroom que edito as minhas fotografias. Não faço uma edição muito trabalhosa, até porque na maior parte das vezes uso apenas um preset que já sei que gosto de ver.

Adobe Photoshop: Sei pouco sobre Photoshop, devo admitir, no entanto tenho nele um excelente aliado para configurar as fotografias de forma a tê-las preparadas para a web. É aqui que altero o tamanho da imagem e que a guardo de forma a que o ficheiro seja mais leve. Planeio estudar um bocadinho mais o programa para me aventurar mais, mas na maior parte das vezes uso o Canva para outro tipo de imagens. No entanto, uso muito as aplicações mobile para algumas Instagram Stories.

Canva: Quer em site quer em aplicação, o Canva é a minha aplicação preferida para fazer imagens. É aqui que faço stories de Instagram, algumas imagens para o Instagram, capas para as playlists do Spotify, imagens para o Pinterest, etc. É fácil, intuitivo e permite criar imagens bonitas.

Google Fotos: Se o Google Drive me ajuda a ter backups do computador, o Google Fotos é o salvador das fotografias. É a forma de garantir que não perco fotografias, que tanto trabalho dão a fazer.

Pinterest: Como forma de inspiração (fotográfica e temática) e também de promoção, uso cada vez mais o Pinterest e adoro passar uns minutos por lá todos os dias. Vale a pena explorares a plataforma.

Outros

Feedly: O Feedly só entrou na minha vida no ano passado, mas acho que vai ficar durante muito tempo. Permite seguir feeds RSS de blogs, jornais e afins e, por isso, é o aliado ideal para ter todos os blogs que sigo num só lugar, juntamente com alguns sites que gosto de consultar.

Priberam: O Priberam é o meu melhor amigo desde os primeiros meses de faculdade, juntamente com o Ciberdúvidas. Além da função de dicionário, permite tirar dúvidas gramaticais e ver as conjugações dos verbos. Uso-o para tudo o que envolva escrita, quando estou a ler algo e preciso de dicionário ou mesmo quando tenho breaks e não me lembro da forma correcta de escrever ou de dizer algo.

Google Calendar: Tenho uma agenda analógica, mas o Google Calendar é a agenda mais imediata e presente. Tenho sempre uma aba aberta com o calendário e aponto lá publicações, newsletters, tarefas e outras coisas da vida.

Google Analytics: A melhor forma para analisar estatísticas? Google Analytics. Funciona bem, não é muito complexo e permite ter acesso a vários tipos de dados.

Excel: Há um conjunto de dados e informações que tenho em ficheiros do Excel e algumas estatísticas fora do Google Analytics estão por lá, numa tabela bonita.

Esta publicação foi um bocadinho diferente do habitual, mais virada para a listagem, mas acredito que o espírito de partilha vale sempre a pena, por isso espero que seja útil para ti.

1 Comentário

  • Reply
    Andreia Morais
    25/05/2020 at 17:28

    Publicações desta natureza ajudam-nos sempre a crescer, a focar e a descobrir alternativas 🙂
    Utilizo bastante o evernote, sobretudo, para preparar o texto que publicarei no instagram do blogue. Ou, então, para anotar alguma ideia que me surge quando já estou deitada.
    O Adobe Lightroom e o Canva também são dois aliados que não dispenso. Assim como a minha Canon.
    Relativamente ao texto, o Priberam é um dos separadores que tenho sempre aberto ahah

share your theory

%d bloggers like this: