#umportuguêspormês

Vamos ler #umportuguêspormês?

#umportuguêspormês

Na sexta-feira, na sequência do Dia do Autor Português, fiz algumas histórias no Instagram sobre o assunto e surgiram-me quatro palavras: um português por mês. Soube logo que vinha dali ideia boa e não pensei muito sobre ela, para não correr o risco de desistir, e só pesquisei a hashtag para saber se estava livre. Foi assim que surgiu o desafio #umportuguêspormês.

A minha motivação é promover os autores nacionais e lusófonos e mostrar que há muitos livros bons em português. Além disso, acredito realmente que quando algo está mal não podemos limitar-nos a reclamar e criticar: temos de procurar soluções e tentar fazer algo que impulsione essa mudança. Há muita coisa que está mal na Literatura Portuguesa e na forma como ela é encarada, mas as soluções não podem passar apenas por reclamar, criticar e não apresentar soluções. Não sei se apresentei a solução mais incrível, mas fiz a minha parte e tentei. 

#umportuguêspormês

O que é o #umportuguêspormês?

É um desafio, criado por mim, que pretende destacar outros autores portugueses e lusófonos. Quais? Todos! Qualquer autor é válido, conhecido ou desconhecido, desde que seja de Portugal ou de um país de língua portuguesa.

Porquê autores lusófonos e não apenas portugueses?

O objectivo principal é, claro, promover os autores portugueses. No entanto, achei que abranger autores lusófonos abria um mar de possibilidades ainda maior e, mais do que isso, ajuda também a promover e destacar a a literatura em língua portuguesa.

Como podes participar?

Escolhe um livro para leres em cada mês (um livro por mês, ou mais, vá) e partilha a tua leitura com #umportuguêspormês. O desafio decorre maioritariamente no Instagram, mas podes partilhar também no Twitter ou mesmo no Facebook.

O que mais podes fazer?

Como o objectivo é ajudar, podes também partilhar e promover este projecto junto dos teus seguidores e amigos. Quantos mais a ler melhor! Claro que há sempre a hipótese de ninguém participar e isto ser um flop, mas tentei. Quando queremos ajudar precisamos de agir, não é?

Como é que o desafio se insere no blog?

Criei uma categoria chamada #umportuguêspormês, onde vou agrupar todas as publicações relacionadas com os livros deste projecto. A minha ideia é fazer publicações sobre todos os livros que ler. Se tiveres um blog e quiseres fazer o mesmo estás à vontade para o fazer, claro. 

Apesar de o objectivo ser ler um autor por mês podes ler mais do que um ou mesmo nenhum. Usa sempre a hashtag e se achares que o projecto vale a pena ajuda-me a promovê-lo. Qualquer dúvida, podes enviar mensagem ou deixar um comentário.

1 Comentário

  • Reply
    Andreia Morais
    24/05/2020 at 20:02

    Uma iniciativa incrível! É claro que vou participar ?

share your theory

%d bloggers like this: