Reviews de Livros Séries & TV

Livro vs. Série: Sharp Objects

sharp objects gillian flynn

Adiei escrever sobre Sharp Objects, o livro da Gillian Flynn, porque só queria fazê-lo quando visse a série. Ora, li-o em Agosto e era suposto ter começado a série em Setembro, mas a vida aconteceu e só em Abril comecei finalmente a ver Sharp Objects, a adaptação da HBO.

À semelhança de outras publicações de livro vs. adaptação, vou falar-te do livro e da série separadamente para depois os confrontar. No final da publicação vou ter uma parte com spoilers, mas eu aviso quando lá chegarmos.

Sharp Objects: a história

A história deste thriller psicológico é tudo menos simples. Começa com Camille Preaker, jornalista, acabada de sair de um hospital psiquiátrico. O editor do jornal onde trabalha decide enviá-la para cobrir o caso do homicídio de duas raparigas na cidade onde Camille cresceu. Isto implica que Camille contacte a mãe, Adora, com quem mal fala e que conheça a meia-irmã de 13 anos, Amma.

Estar de volta à casa da mãe obriga-a a reviver um passado nada animador e leva Camille numa busca por pistas sobre as raparigas mortas e sobre ela própria.

As descrições perturbadoras do livro

Enquanto lia o livro houve alturas em que achei que não ia conseguir dizer, no final, se tinha ou não gostado. Tanto que, quando ia a meio, me perguntaram se estava a gostar e eu só consegui dizer mais ou menos. Isto aconteceu porque houve muitas descrições ao longo da história que me perturbaram e incomodaram. Acho que é o factor incómodo que me impede de ler tantos thrillers.

No entanto, no final, acabei por perceber que tinha gostado do livro. A escrita da Gillian Flynn é incrível e macabra e isso nota-se mais graças àquelas descrições que me fazem fechar os olhos e murmurar é só um livro, é só um livro. Foi o segundo livro dela que li e, embora tenha gostado mais de Em Parte Incerta (Gone Girl), este não lhe ficou muito atrás.

Uma adaptação excepcional

Fiquei agradavelmente surpreendida por esta adaptação. Primeiro, porque a Amy Adams fez a Camille de uma forma muito semelhante ao que eu imaginava. Segundo, porque está muito fiel ao livro. Terceiro, porque, ao contrário de algumas adaptações, não indiciou quem era o culpado antes do tempo.

As descrições incomodativas do livro foram mais toleráveis de ver na série, o que é bom porque vi os episódios à noite e não queria nada ter pesadelos com uma série! As personagens, na sua forma de ser e estar, e o mistério daquelas mortes perturbadoras conseguiram fazer justiça ao livro e funcionaram muito bem em série.

E agora alguns comentários com spoilers

As duas descrições que mais me incomodaram no livro foram as de como todos os dentes tinham sido arrancados a uma das raparigas e as de como a Camille se auto-mutilava.

A questão dos dentes, na série, continuou a fazer-me muita impressão porque tem uma cena em que o inspector a investigar o caso pede uma cabeça de porco para perceber quão difícil é arrancar dentes com alicates. Foi difícil de ver, principalmente porque era difícil ignorar que aquilo representava alguém a tirar dentes a uma criança.

A questão da auto-mutilação foi menos visível na série, apesar de vermos as palavras que a Camille cortou na pele. Algo de que gostei foi ver a Camille no hospital e perceber como tudo aquilo teve um impacto nela. Custou ler as descrições e ver algumas coisas, mas que história do caraças!

Título original: Sharp Objects
Título em português: Objetos Cortantes
Autora: Gillian Flynn
Ano: 2006 (PT: 2015)

Comprar*: Wook | Wook – livro de bolso // Book Depository

*ao comprares através destes links eu ganho uns cêntimos, que poderei usar para comprar mais livros.

Título original: Sharp Objects
Título em português: Objetos Cortantes
Elenco: Amy Adams, Patricia Clarkson, Chriss Messina, Eliza Scanlen
Criador: Marti Noxon
Anos: 2018

7 Comentários

  • Reply
    Madhattriss
    18/05/2020 at 10:48

    Li o livro e vi a série e adorei. Quando comecei a leitura achei que não ia gostar tanto, mas enganei-me e isso levou-me a ver a série de seguida. A adaptação foi mesmo excepcional!

  • Reply
    Andreia Morais
    18/05/2020 at 15:38

    Era um livro que me despertava interesse, mas confesso que fui adiando a sua compra. Já percebi que vai ter que vir parar cá a casa 😮
    Tenho é que me mentalizar primeiro de toda essa carga macabra!

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      18/05/2020 at 16:27

      Sim, prepara-te para todo um nível de macabro! Mas acho que vais gostar do livro.

  • Reply
    Mary
    20/05/2020 at 11:26

    Tinha decidido ver esta série há algum tempo, mas ainda não tive oportunidade de o fazer. Desconhecia que também havia um livro, mas fiquei curiosa 🙂

  • Reply
    Jota
    21/05/2020 at 14:28

    Tenho esta série na lista de espera há imensoooo tempo. Tenho mesmo de pegar nela.

  • Reply
    Os devaneios da Tim
    21/05/2020 at 20:37

    Já o li, e no fim parecia que tinha levado um soco no estômago

share your theory

%d bloggers like this: