Esta semana fiz, no Instagram (@asofiaworld) uma publicação literária com sugestões de autores negros ou que tenham alguma relação o tema raça. Para fazer o trabalho render e não ficar apenas pelo Instagram, decidi logo que a ideia vinha para o blog também, já que são plataformas diferentes.
Tenho notado que há muita gente com preguiça de ser curioso. Em vez de pesquisarem músicas, filmes, livros, o que for, de determinado país ou determinado género, lamentam não conhecer e não agem de forma a mudar isso. O caso de autores negros foi o mais recente. Vi tanta gente dizer que não conhecia autores negros, mas não vi assim tanto interesse em pesquisá-los. Como eu até conheço alguns e quero ler vários, decidi fazer este apanhado.
7 livros de autores negros que precisamos de ler
Livros de autores negros que li e recomendo
Escolhi logo estes três. O primeiro é um romance e os outros dois são livros biográficos e a todos eles dei cinco estrelas no Goodreads. Para poderes saber mais sobre cada um deles, deixei link para as respectivas publicações.
Os livros que se seguem contêm links de afiliado Wook. Ao comprares através destes links eu ganho uma comissão, mas nada que altere o que pagas.
Livros de autores negros na minha lista
Escolher livros da minha lista de livros para ler, um dia, foi mais complicado porque tenho muitos de autores negros. Destes quatro, o primeiro, da Joana Gorjão Henriques, não é de uma autora negra, mas, dentro do tema, fez todo o sentido.
Livros de autores negros na minha lista - extras
- More Myself: A Journey, da Alicia Keys
- Between the World and Me, do Ta-Nehisi Coates
- Dreams from my Father: A Story of Race and Inheritance, do Barack Obama
- Invisible Man, do Ralph Ellison
- The Sun is Also a Star, da Nicola Yoon
- I Know Why the Caged Bird Sings, da Maya Angelou
- Kindred, da Octavia E. Butler
- Beloved, da Toni Morrison
- With the Fire on High, da Elizabeth Acevedo
- Os Transparentes, do Ondjaki
Como podes ver, há várias opções literárias de autores negros e estas são apenas uma parte. Destes todos, o da Toni Morrison e o do Ondjaki já andam cá por casa, os outros terão de esperar por outras alturas.
The hate you gave é um murro no estómago, o resto só conheço o livro da Michelle Obama que também pretendo ler
Confesso que já vi a adaptação de The Hate U Give, apesar de ainda não ter lido! Como gostei muito do filme tenho ainda mais expectativas para o livro!
Tenho Sou Um Crime para ler ainda este mês. Já estava com essa intenção, mas senti que fazia ainda mais sentido nesta altura. A maioria dos restantes não tenho na estante, mas estão na minha lista
Ainda bem que os livros são uma excelente arma para nos instruirmos e para quebrarmos preconceitos!