#umportuguêspormês

#umportuguêspormês: Leva-me Contigo

08/07/2020
leva-me contigo afonso reis cabral

Quando comecei a ler literatura de viagem fiquei maravilhada com a sensação que aqueles livros conseguem transmitir. Se estiverem bem escritos conseguem-nos transportar para o local da acção e sentimos que também nós estamos a viajar. Ao ler Leva-me contigo, o livro mais recente do Afonso Reis Cabral, senti-me a caminhar pela Estrada Nacional 2. Não tinha trinta quilos às costas, não me doíam os pés e não enfretava chuva e vento ou um calor abrasador. Mas estava naquela caminhada.

Entre projectos literários e vontade própria, decidi começar o mês de Julho com este livro, mas não era a minha estreia na Nacional 2. Há uns anos, falei aqui de um outro livro, chamado Longe do Mar, escrito pelo jornalista Paulo Moura. No entanto esse livro era resultado de algumas reportagens para o jornal Público, o que altera logo o propósito e a experiência.

Leva-me Contigo: 738,5 km de livro

Em 2019, o Afonso resolveu que ia fazer a maior estrada portuguesa a pé. A Nacional 2 liga Chaves a Faro e o objectivo do Afonso era fazer essa distância a pé. Ao longo dos vários dias de caminhada, foi partilhando diariamente textos no Facebook, numa espécie de diário da viagem, com considerações sobre os acontecimentos do dia.

Nas várias centenas de quilómetros, muitas foram as pessoas que o incentivaram virtualmente, mas também presencialmente. Desde o primeiro dia, a ajuda das pessoas com quem se ia cruzando foi essencial para que Afonso conseguisse cumprir o seu objectivo.

O livro reúne fotografias, algumas mensagens no Facebook e os tais textos do Afonso. Mesmo em crónicas curtas, a escrita do Afonso é soberba e é quase impossível não nos sentirmos a viajar com ele. Li o livro em duas manhãs, sem pressa de chegar a Faro, mas com muita vontade de passar por todos os lugares. Fiquei com ainda mais vontade de também fazer aquela viagem, talvez de carro, mas enquanto isso não é possível, viajar nestas páginas foi melhor do que podia esperar.

E se a viagem já tinha sido boa em palavras, este ano a RTP mostrou um documentário feito posteriormente, sobre o livro, que está disponível gratuitamente na RTP Play.

Título original: Leva-me Contigo
Autor: Afonso Reis Cabral
Ano: 2019

Comprar*: Wook

*ao comprares através destes links eu ganho uns cêntimos, que poderei usar para comprar mais livros.

  • Reply
    Andreia Morais
    08/07/2020 at 19:23

    Tenho mesmo que ler *-*
    Não sabia da existência do documentário, obrigada pela informação!

  • Reply
    Carolayne T. Ramos
    08/07/2020 at 20:26

    Wow mas que força de espírito perante um compromisso tão grande! 😮 Fiquei super intrigada para explorar estes relatos e vou aproveitar o facto de há muito querer ler este autor! *o* Obrigada pela partilha eheh

    LYNE, IMPERIUM BLOG // CONGRESSO BOTÂNICO – PODCAST

share your theory

%d bloggers like this: