Já tinha uns 16 ou 17 anos quando entrei no Castelo de Trancoso pela primeira vez. Parece absurdo, principalmente tendo em conta o papel que as muralhas têm para os estudantes dali e a quantidade de voltas que já dei pela cidade, mas a verdade é que nunca tinha lá entrado.
Há dois anos, no entanto, comecei a pesquisar mais sobre a Aldeias Históricas de Portugal e meti na cabeça que queria visitá-las. Todas. Trancoso já era dado adquirido, não fosse a 5 km de casa, mas queria ir a todas as outras. Era suposto ter avançado na empreitada este ano, mas entre Covid e afins ainda não aconteceu. No entanto, no ano passado conseguimos ir a Marialva e a Linhares da Beira, duas aldeias das quais vou falar-te em breve.
Antes de entrar em detalhes sobre estas visitas, decidi fazer uma publicação mais geral, sobre as doze Aldeias Históricas, com algumas curiosidades e dicas. Cada vez mais acho interessante promover aquilo que há para ver em Portugal e garanto-te que se te lançares na empreitada das Aldeias Históricas só terás a ganhar.