Quando comprei Persépolis, no início do ano, dei por mim a pensar há quanto tempo não lia histórias aos quadradinhos. Não li muitas ao longo da vida e, por isso, senti que este livro seria também a oportunidade de descobrir nas novelas gráficas algo mais para me acompanhar. Acabei a ler o livro apenas no fim de Julho, para o tema de Agosto do The Bibliophile Club: banda desenhada ou novela gráfica.
Persépolis é um livro extraordinário, contado em duas partes fundamentais: a infância e o regresso. Aqui, a Marjane conta a sua vida enquanto crescia na cidade de Teerão, no Irão. A história de Marjane cruza-se com a de Teerão e é definida por ela, uma vez que havia revoluções a decorrer. Mais tarde, os pais haviam de a mandar para estudar em Viena, onde ela ficou alguns anos e onde se rebeliou. Depois de quase morrer de pneumonia, regressou ao Irão. No entanto, aquele que era o seu país, a sua casa, estava diferente.
Todo o livro impressiona primeiro pelas ilustrações magníficas e depois pelo ponto de vista da autora, muitas vezes com uma dose de humor. No entanto, estas características não lhe tiram a relevância e a importância dos relatos que partilha, o depoimento de uma menina que cresceu num clima social e político instável e que não compreendia totalmente o que estava a acontecer, mas queria compreender e, por isso, lia.
Gostei muito de ler Persépolis. Sentia-me um tanto ignorante em relação à história do Irão e consegui ter alguma ideia do que por lá se passou e passa, embora saiba que é apenas a perspectiva de uma pessoa. Além disso, vi na Marjane uma mulher forte, disposta a lutar e, mais do que isso, a informar-se porque a informação é uma arma poderosa. Precisamos de mais histórias de mulheres inspiradoras, com muito para contar. Esta é uma dessas histórias.
Título original: Persepolis
Título em português: Persépolis – A História de Uma Infância e a História de um Regresso
Autora: Marjane Satrapi
Ano: 2003 (PT: 2015)
Comprar*: Wook
*ao comprares através destes links eu ganho uns cêntimos, que poderei usar para comprar mais livros.
Gostei tanto deste livro 🙂
Adicionei-o à minha lista, assim que te vi a falar sobre ele no instagram. E a tua publicação só reforçou a certeza de que vai ter que vir cá para casa 🙂
Ainda bem que já é quase Setembro!
Vi-o no ano passado na feira do livro mas não o trouxe. Vai ter de vir comigo desta vez. Obrigada pela tua partilha 😉
Vai ser uma boa compra!
Estou para o ler há imenso tempo!!!! E sendo aos quadradinhos, mais rápido se lê!! ?
Nada como ter acesso a histórias marcantes e que nos ensinem a melhorar e aplicar a empatia!
LYNE, IMPERIUM BLOG // CONGRESSO BOTÂNICO – PODCAST
Vais gostar muito do livro! Tenho a certeza.