The Bibliophile Club

TBC: Persépolis

persepolis marjane satrapi

Quando comprei Persépolis, no início do ano, dei por mim a pensar há quanto tempo não lia histórias aos quadradinhos. Não li muitas ao longo da vida e, por isso, senti que este livro seria também a oportunidade de descobrir nas novelas gráficas algo mais para me acompanhar. Acabei a ler o livro apenas no fim de Julho, para o tema de Agosto do The Bibliophile Clubbanda desenhada ou novela gráfica.

Persépolis é um livro extraordinário, contado em duas partes fundamentais: a infância e o regresso. Aqui, a Marjane conta a sua vida enquanto crescia na cidade de Teerão, no Irão. A história de Marjane cruza-se com a de Teerão e é definida por ela, uma vez que havia revoluções a decorrer. Mais tarde, os pais haviam de a mandar para estudar em Viena, onde ela ficou alguns anos e onde se rebeliou. Depois de quase morrer de pneumonia, regressou ao Irão. No entanto, aquele que era o seu país, a sua casa, estava diferente.

Todo o livro impressiona primeiro pelas ilustrações magníficas e depois pelo ponto de vista da autora, muitas vezes com uma dose de humor. No entanto, estas características não lhe tiram a relevância e a importância dos relatos que partilha, o depoimento de uma menina que cresceu num clima social e político instável e que não compreendia totalmente o que estava a acontecer, mas queria compreender e, por isso, lia.

Gostei muito de ler Persépolis. Sentia-me um tanto ignorante em relação à história do Irão e consegui ter alguma ideia do que por lá se passou e passa, embora saiba que é apenas a perspectiva de uma pessoa. Além disso, vi na Marjane uma mulher forte, disposta a lutar e, mais do que isso, a informar-se porque a informação é uma arma poderosa. Precisamos de mais histórias de mulheres inspiradoras, com muito para contar. Esta é uma dessas histórias.

Título original: Persepolis
Título em português: Persépolis – A História de Uma Infância e a História de um Regresso
Autora: Marjane Satrapi
Ano: 2003 (PT: 2015)

Comprar*: Wook 

*ao comprares através destes links eu ganho uns cêntimos, que poderei usar para comprar mais livros.

7 Comentários

  • Reply
    ines
    05/08/2020 at 20:48

    Gostei tanto deste livro 🙂

  • Reply
    Andreia Morais
    05/08/2020 at 21:56

    Adicionei-o à minha lista, assim que te vi a falar sobre ele no instagram. E a tua publicação só reforçou a certeza de que vai ter que vir cá para casa 🙂

  • Reply
    Os devaneios da Tim
    06/08/2020 at 20:41

    Vi-o no ano passado na feira do livro mas não o trouxe. Vai ter de vir comigo desta vez. Obrigada pela tua partilha 😉

  • Reply
    Carolayne T. Ramos
    27/08/2020 at 08:49

    Estou para o ler há imenso tempo!!!! E sendo aos quadradinhos, mais rápido se lê!! 😮
    Nada como ter acesso a histórias marcantes e que nos ensinem a melhorar e aplicar a empatia!

    LYNE, IMPERIUM BLOG // CONGRESSO BOTÂNICO – PODCAST

share your theory

%d bloggers like this: