Aquela luz dourada de fim de tarde. Pernas esticadas, um livro nas mãos, iluminado pelo sol. Aquela sensação de beleza e simplicidade, como se nada mais fosse necessário no mundo. Sei que este cenário pode parecer-te quase idílico, mas foi exactamente assim que Os da Minha Rua me fez sentir.
Para ser ainda mais sincera, estou com algum receio em relação a escrever sobre este livro porque sei que a cada palavra complico a história, que se quer simples, mas espero que, ainda assim, no final te sintas tão abraçado por esta publicação quanto ficarás quando leres o livro.
Os da Minha Rua é a prova de que as melhores histórias estão à nossa beira
Os Da Minha Rua é contado através de pequenos capítulos, cada um sobre uma parte ou uma pessoa da vida do narrador, em Luanda, Angola, enquanto crescia. Estas pessoas podem ser família, amigos ou até os professores. A sinopse do livro diz: Há espaços que são sempre nossos. E quem os habita, habita também em nós. E acho que é esse o segredo deste livro.
É um livro que cheira a casa, que lembra o pôr-do-sol, que é simples e bonito em igual medida. A simplicidade da escrita é a maior lição do livro. Quantas vezes não procuramos palavras mais complicadas para tentar embelezar o nosso discurso, como se usar palavras complexas desse mais legitimidade? A escrita simples, com histórias simples, mostra-nos como o caminho mais simples é, por vezes, o melhor caminho a seguir. É o caminho ideal para nos apaixonarmos pelo que vemos.
Também se aprende muito com a inocência do narrador a contar as histórias. A inocência de uma criança, claro. Todas aquelas histórias existem ali, na casa, na rua, na escola. Este livro encheu-me o coração por todos estes motivos, mas, principalmente, porque não tentou complicar o que é simples: o ponto de vista de uma criança. E deixa que pensar: quantas histórias haverá por contar na nossa rua?
Título: Os da Minha Rua
Autor: Ondjaki
Ano: 2007
Comprar*: Wook
*ao comprares através destes links eu ganho uns cêntimos, que poderei usar para comprar mais livros.
Este livro é mesmo um pedacinho de amor. De casa. Adorei lê-lo e revi-me nas tuas palavras *-*
Estava tão à espera que saísse a tua opinião e, claro, encheu-me o coração
Tenho uma outra amiga que já leu este livro e que o adorou! A tua opinião deixou-me ainda mais curiosa! *-*
LYNE, IMPERIUM BLOG // CONGRESSO BOTÂNICO – PODCAST