Fotografia Tecnologia

A magia da lente 50mm

25/05/2021
lente 50mm canon

Não queria começar esta publicação sobre a lente 50mm 1.8 STM da Canon com frases feitas, mas acho que vou mesmo fazê-lo. Sempre acreditei naquela conversa de que o que faz diferença numa fotografia não é o material em si, mas a forma como nós usamos o material. No entanto, também acredito que a tarefa é facilitada quando temos material de qualidade com o qual podemos trabalhar.

Há quatro anos, o material de qualidade com que eu queria trabalhar era a Canon 700D. Comprei-a usando poupanças que ainda tinha da altura do ensino secundário e fui aprendendo a trabalhar com ela da melhor forma possível. À medida que me ia habituando à lente com que ela vinha, a 18-135mm IS STM, fui notando que começava a sentir necessidade de brincar com outras lentes.

Em Novembro, a lente 50mm juntou-se à família, como prenda de aniversário, e, desde aí, temos sido praticamente inseparáveis. Não vou escrever uma recensão sobre a lente, porque me faltam aptidões técnicas para tal, mas achei que era uma boa ideia mostrar-te algumas fotografias (sem edição) e falar um bocadinho sobre o que a lente permite fazer.

 

Esta publicação não é patrocinada.

 

Lente 50mm: a lente de todos os dias

Acho que aquilo que mais se ouve quando se fala da lente 50mm 1.8 é que é uma lente versátil, a lente de todos os dias. Embora o ponto forte esteja nos retratos, há que admitir que o facto de ser leve e ter uma abertura considerável permite que seja a lente ideal para acompanhar a câmara em qualquer aventura diária.

Esta característica foi a que a tornou mais apetecível para mim. A lente de kit que eu tenho é muito pesada, o que dificulta a vida em algumas situações.

Fundo maravilhosamente desfocado

Eu sei que, hoje em dia, é muito fácil encontrares um telemóvel que consiga fotografar com profundidade de campo tão reduzida que permite teres o fundo desfocado e o objecto em destaque de forma muito bonita. Aliás, a fotografia inicial desta publicação foi tirada com um telemóvel, o Mi 10T Pro 5G.

Ainda assim, para mim continua a existir uma diferença entre fotografar com telemóvel e com máquina. Se calhar, comparando tecnicamente o meu telemóvel (o dito Mi 10T Pro) e a minha máquina (a Canon 700D) não optarias por ter ambos, mas para mim continua a fazer sentido e a lente 50mm é a lente que permite ter estas fotografias bonitas, de fundos desfocados e retratos lindos).

Pouca luz? That's ok!

Outra das capacidades desta lente é permitir que até com pouca luz consigamos fotografias bonitas facilmente. Melhor de tudo? Conjugar a profundidade de campo e a luminosidade e brincar com o efeito bokeh. Na altura do Natal fi-lo várias vezes… não há como resistir!

Algumas vantagens da 50mm 1.8 STM

  • É leve, discreta e fácil de transportar;
  • É muito versátil, o que permite que, com uma só lente, consigas captar vários tipos de fotografias;
  • É uma lente relativamente barata (quando comparada com outras lentes fixas) e tens algumas opções de marca branca com grande qualidade e mais baratas;
  • A qualidade é extraordinária.

A lente 50mm f/1.8 STM da Canon tem como principais características:

Abertura máxima: 1.8
Peso: 160g
Distância focal: 50mm
Distância de Focagem Mínima: 35,56 cm
Motor de focagem quase silencioso

Se estás à procura de uma lente boa e que te permita fazer fotografias diferentes das que fazes com a lente de kit normal, acredito que a lente 50mm seja a melhor amiga de que estás à procura. A minha custou 100€ (foi prenda de aniversário, mas sei quanto custou), sendo que o preço normal ronda os 150€.

  • Reply
    Andreia Morais
    25/05/2021 at 19:56

    Quero muito ter este nível de magia nas minhas fotografias 😀
    Talvez seja a minha prenda de Natal

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      03/06/2021 at 10:14

      Controla as promoções. Muitas vezes, consegues encontrar a original da Canon a um valor bastante mais barato, mas também podes explorar a lente de 50mm da Yongnuo!

share your theory

%d bloggers like this: