Livros

Dia Do Autor Português

23/05/2021
dia do autor portugues

Depois de o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor ter passado despercebido pelo blog, não queria que o mesmo acontecesse com o Dia do Autor Português, que se comemora a 22 de Maio. Apesar de não ser um dia exclusivo dos escritores, é um dia que sinto com muito carinho literário.

É possível que sinta este dia de forma mais especial depois de eu própria me ter tornado autora, no entanto não deixo de ver o quanto a cultura portuguesa teve influência na minha vida. Cresci a ouvir GNR e a ler Uma Aventura, haverá coisa mais portuguesa do que isto?

ABC de Autores Nacionais

Como já tem sido habitual, a Andreia criou um desafio engraçado para celebrar a data. Assim que o vi comecei a pensar em como poderia adaptá-lo ao mesmo registo e foi assim que decidi andar à volta de um dos conceitos da ideia da Andreia: vamos brincar com os números da data?

2 Livros Que Queres Ler Já

Há vários livros portugueses que tenho debaixo de olho à algum tempo, à espera do momento e da promoção certa. Não há propriamente lançamentos recentes que sinta que tenha de ler, mesmo tendo curiosidade. Há, no entanto, livros que sei que virão para minha casa um dia, assim que puder, porque quero muito lê-los:

  • Novas Cartas Portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Velho da Costa e Maria Teresa Horta;
  • Obra Poética, de Sophia de Mello Breyner Andresen.

De lançamentos mais recentes (e que têm tido alguma presença nas redes sociais), há alguns livros que quero ler, mas ainda não me atrevi a comprar porque tenho receio de não gostar:

  • A Terceira Índia, de Iris Bravo;
  • Encontrar-me, Encontrar-te, Encontrá-lo, de Maria Cunha e Silva;
  • Vida Instagramável, de Paula Cordeiro;
  • Lola, de Cátia Vieira.

2 Autores Que Não Tens Curiosidade em Ler

Podia seguir a ideia do nunca digas nunca, mas tenho de ser honesta e admitir que há autores que simplesmente não me despertam interesse – algo que é perfeitamente normal. No meu caso, esses dois autores são Afonso Noite-Luar e Raul Minh’Alma.

Top 3 Do Teu Autor Preferido

Para este tópico, foquei-me no Miguel Esteves Cardoso, que ainda considero ser o meu autor nacional preferido, mesmo sentindo-me afastada da obra dele há algum tempo. Ainda assim, tenho um top 3, claro:

  • Como é Linda a Puta da Vida (o primeiro que li);
  • A Causa das Coisas (como não?);
  • O Amor é Fodido (provavelmente um dos livros menos consensuais).

5 Novos Livros Que Adicionaste à Estante

Este ano, já comprei seis livros físicos e oito ebooks. Nos livros físicos, dei alguma prioridade a livros lusófonos, a um que não existe em ebook (e que se tornou um favorito) e a outro que queria muito em formato físico, apesar de já ter lido. Apesar de um deles não ser de uma autora portuguesa, mas angolana, vou mesmo fazer batota e listar os quatro livros que comprei este ano:

  • A Blogosfera Portuguesa, de Sérgio Barreto Costa – por influência do Pedro Mexia;
  • Luanda, Lisboa, Paraíso, de Djaimilia Pereira de Almeida – que nasceu em Luanda, mas vou incluir aqui na mesma;
  • Os Escritores (Também) Têm Coisas a Dizer, de Carlos Vaz Marques;
  • Porto – Nos Recantos do Passado, de Germano Silva.

Num país que muitas vezes é pouco amigo da Cultura, acho que o importante desta data é celebrar os nossos autores e mostrar que estamos ao lado deles, a apoiar, a comprar, a promover. Espero que tenha sido um bom Dia do Autor!

  • Reply
    Andreia Morais
    23/05/2021 at 19:32

    Obrigada, de coração, por alinhares no desafio *-*

    Também quero muito ler Novas Cartas Portuguesas e a Obra Poética.
    O ano passado li A Terceira Índia e gostei bastante. Tem uma parte que, para mim, podia ser eliminada, mas aborda questões muito interessantes.
    Adoro que o nosso top 3 do nosso autor favorito seja o mesmo <3
    Luanda, Lisboa, Paraíso é incrível! Mal posso esperar por me aventurar em mais obras da autora. O livro de Germano Silva também é uma preciosidade. Os restantes que mencionaste já vão para a lista

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      03/06/2021 at 10:19

      É sempre um gosto alinhar nos teus desafios blogosféricos! 🙏

      Queria que ambos fossem mais baratos, principalmente o da Sophia…

      Sinto que já disse isto milhares de vezes, mas: tenho de ver se os leio, que isto de comprar e demorar a ler não dá com nada!

share your theory

%d bloggers like this: