Reviews de Livros

Every Brilliant Thing [Duncan Macmillan]

05/04/2021
every brilliant thing duncan macmillan

Conheci o Every Brilliant Thing no primeiro dia de 2021, enquanto ouvia o episódio do Ponto Final, Parágrafo que teve como convidado o Ivo Canelas. Enquanto ele e a Magda conversavam sobre o livro e sobre a peça de teatro que Ivo adaptou, senti que precisava deste livro na minha vida e no dia seguinte estava a encomendá-lo online.

O livro demorou um mês a chegar cá a casa, mas no dia em que chegou, à noite, comecei a folheá-lo. Depois li umas páginas. Quando dei conta estava na última página. E tinha encontrado o meu livro favorito do ano até ao momento. Se eu fosse fazer uma lista de todas as coisas brilhantes do mundo, este livro estaria na lista.

 

Esta publicação inclui links de afiliados.

Trigger warning:

saúde mental, suicídio

 

Something stupid...

O motivo para este livro me atrair foi a sinopse. Sabemos pouco sobre o narrador, mas sabemos que ele conta a peça de teatro a partir do ponto em que tem 6 anos. A mãe está no hospital porque, dizem-lhe, fez algo estúpido. É então que o narrador começa a listar todas as coisas incríveis do mundo, pelas quais vale a pena viver.

O narrador, tal como o guião nos explica, pode ser de qualquer género, de qualquer idade. Acredito que, a ler, todos tenhamos uma imagem mental diferente de quem será o narrador. Para mim era um menino, possivelmente porque ainda estava a imaginar as descrições do Ivo Canelas sobre as adaptações que fez para a peça.

Every Brilliant Thing conta uma história simultaneamente bela, triste e engraçada. Num momento podia haver uma gargalhada, mas logo de seguida sentia-me profundamente triste com o que estava a acontecer, ainda mais quando me conseguia identificar em vários pontos com a história.

A simplicidade e força de uma lista

Sinto sempre algum receio quando se trata de ler livros onde a saúde mental é tema. Uma má abordagem e o livro fica completamente arruinado para mim. Neste caso, senti que o tema foi tratado com cuidado e que a perspectiva da criança filha da pessoa que tentou suicídio é rica, relacionável e, acima de tudo, honestamente inocente.

Além disso, não deixo de me sentir maravilhada com a simplicidade com que uma lista de coisas maravilhosas consegue esconder uma história tão poderosa e tudo menos simples. Talvez por isso me faltam palavras para explicar o que este livro me fez sentir, sem parecer que sou contraditória.

Não lia texto dramático há alguns anos e sinto que este fez o trabalho bem: adorei o texto, fiquei com vontade de o ver em acção. A versão de 2016, interpretada pelo Jonny Donahoe, tem um especial na HBO, mas a que eu quero mesmo ver é a do Ivo Canelas, que espero que volte aos palcos portugueses.

Título original: Every Brilliant Thing
Título em português: [este livro não existe em português]
Autor: Duncan Macmillan & Jonny Donahoe
Ano: 2015

Comprar*: Wook // Book Depository

*ao comprares através destes links eu ganho uma comissão

  • Reply
    Andreia Filipa Pinto Morais
    05/04/2021 at 19:38

    Também fiquei muito curiosa em relação a este livro, sobretudo, pela forma como o Ivo Canelas falou sobre ele. Que pena não estar traduzido 🙁

share your theory

%d bloggers like this: