Reviews de Livros

Uma Terra Prometida [Barack Obama]

03/05/2021
uma terra prometida barack obama

Quem acompanha as minhas leituras há algum tempo já conhece o meu gosto por livros biográficos. Se surge um livro biográfico de uma figura que admiro ou pela qual me interesso então é certo que vou querer ler e é logo. Isto aconteceu também assim que soube que A Promised Land, com título Uma Terra Prometida em português, ia existir.

Uma Terra Prometida é o primeiro de dois volumes biográficos sobre os anos de presidência de Barack Obama. É um livro enorme, com oitocentas e algumas páginas, que me acompanhou ao longo de várias semanas. Li as primeiras cem páginas mal o comprei, em Dezembro, mas acabei por me dedicar ao resto do livro apenas no final de Fevereiro, tendo passado praticamente um mês e meio a lê-lo.

 

Temas principais: política, sociedade, história, racismo e discriminação

Esta publicação inclui links de afiliado.

 

Memórias políticas, pois claro

Talvez precise de esclarecer algo primeiro: como é um livro de memórias presidenciais, este é, também e sobretudo, um livro político e não tem medo de o ser. Acredito que foi por isso que vi muita gente partilhar o livro quando ele saiu e depois ficaram no silêncio, só com os grilos a cantar, porque não era o livro que esperavam ou queriam. Este factor político não me demoveu e acho que, a certo ponto, foi a minha parte preferida. Quem melhor do que Obama para escrever sobre política sem que o tema seja aborrecido, sisudo e difícil de compreender?

Este primeiro volume acompanha o primeiro mandato de Barack Obama, com especial destaque para os dois primeiros anos, chegando ao momento mais marcante (digo eu) desses quatro anos: a morte de Bin Laden.

Quando chegou à presidência, os Estados Unidos (e o mundo) estavam em plena crise financeira e não se adivinhavam bons anos. Temos percepção total de que para o próprio Obama foi um desafio compreender a dimensão da crise e o que podia tentar fazer para a controlar, sempre sem certezas ou soluções que agradassem a todos.

Nesta época eu estava na minha primeira fase de paixão pelo jornalismo e acompanhava muito os telejornais, pelo que me lembro de muitos dos momentos relatados no livro. A diferença é que eu me lembro deles como foram relatados pela imprensa nacional. Ao ler a forma como Obama os viveu e sentiu acho que compreendi ainda melhor aquilo que se ia passando no mundo naquela altura.

Um pedaço de História Mundial

Temo que o tamanho e a política afastem as pessoas deste livro, mas espero estar enganada. O livro está muito bem escrito e consegue transparecer a personalidade do antigo presidente. Ao mesmo tempo é um relato imprescindível da História Mundial do século XXI, onde percebemos como, para um mundo sempre virado para os Estados Unidos, Obama precisou de reganhar a confiança do mundo nos anos de 2008/2009.

Não deixa de ser curioso notar o quanto o mundo mundo desde aí, por vezes em coisas tão simples quanto a importância dada às alterações climáticas, outras vezes em momentos tão estrondosos quanto lidar tudo o que acontece nas redes sociais. Ao mesmo tempo, também é curioso ir percebendo como se foi construindo o momento sócio-político pós-Obama. Por um lado, são os Estados Unidos em 2009, por outro vejo tantas semelhanças com 2019.

Talvez a melhor coisa a dizer sobre este livro seja que o compromisso das centenas de páginas vale a pena, principalmente quando está tão bem escrito e te permite ter uma percepção mais completa sobre os primeiros anos de Obama na Casa Branca.

Título original: A Promised Land
Título em português: Uma Terra Prometida
Autor: Barack Obama
Ano: 2020

Comprar*: Wook // Wook – em inglês // Book Depository

*ao comprares através destes links eu ganho uma comissão

share your theory

%d bloggers like this: