Moda e Beleza

(Uma Espécie de) Rotina de Manhã

10/05/2021
rotina de manhã simples

A minha relação com as manhãs nem sempre foi harmoniosa. Eu gostava de dormir até tarde, mesmo que depois sentisse que o dia não rendia tanto. Há coisa de dois anos e meio mudei de rotinas e as manhãs passaram a ser o meu momento mais produtivo. Em Janeiro de 2019 até escrevi sobre como, sem querer, me tinha tornado uma pessoa de manhãs.

Vários meses volvidos, e já depois de ter escrito sobre a minha rotina de noite, eis que hoje decidi que era um bom dia para falar da rotina da manhã. É uma rotina com propósitos iguais ao da noite: tem de ser simples, relaxante e facilmente adaptada a manhãs que têm menos tempo disponível.

 

Esta publicação não é patrocinada.

 

Uma rotina para cada dia

A parte fundamental para compreender a minha rotinal matinal é que, embora acorde sempre às 7h30 (excepto numa ou noutra folga em que durma até depois das 8h), tenho três tipos de manhãs por semana, portanto a rotina muda um bocadinho de acordo com o tipo de manhã:

  • as manhãs de sair de casa às 8h40;
  • as manhãs de sair de casa às 9h20;
  • as folgas.

Apesar de haver estas diferenças há coisas que são iguais para todas:

  • não falho o pequeno-almoço;
  • lavo os dentes depois de comer (meio óbvio, talvez);
  • ponho sempre creme na cara;
  • bebo sempre um copo de água.

Manhãs de sair de casa às 8h40

Três dias por semana, o trabalho obriga-me a sair de casa por volta das 8h40, para ir trabalhar noutra cidade, onde tenho de estar às 9h30. Estes são os dias em que as manhãs são mais apressadas.

Nestas manhãs, normalmente fico apenas com 10 ou 15 minutos livres, que normalmente aproveito ler ou ver notícias no telemóvel, sobrepondo o tempo livre com o pequeno-almoço. Às vezes, na loucura, aproveito para organizar a agenda ou mesmo trabalhar em qualquer coisa rápida para o blog.

Manhãs de sair de casa às 9h20

Estes são os dias em que trabalho a cinco minutos de casa e por isso parece que aproveito melhor o tempo e dá para fazer tudo com calma. Aqui, normalmente, tenho tempo para mais coisas portanto incluo quase sempre uma caminhada de dois a três quilómetros com a Lady.

Caso não seja necessário passear a Lady nessa manhã, o que acontece quando a minha mãe tem folga, então uso o tempo para arrumar o quarto, ler, escrever ou trabalhar no que me apetecer fazer no dia.

Manhãs de folga

São as manhãs sem horários, em que há sempre caminhadas com a Lady, às vezes de cinco ou seis quilómetros, em que dá para fazer mais coisas e em que a grande diferença é que normalmente não coloco maquilhagem se o plano for só andar por casa. No entanto, também pode acontecer o contrário e apetecer-me fazer uma grande produção… só para estar em casa.

Os momentos que fazem as minhas manhãs

As minhas manhãs, sejam elas quais forem, têm todas alguns momentos comuns:

Preparar a refeição da Lady.
É das primeiras coisas que faço de manhã. Preparo a comida e a medicação da Lady e só depois me dedico às minhas coisas.

Tomar o pequeno-almoço.
Longe vão os tempos em que eu tomava o pequeno-almoço quando calhava. Agora é um dos momentos principais das minhas manhãs, preferencialmente com um cappuccino.

Fazer a cama. 
Este é um hábito de anos. Mesmo que não a faça de imediato, não saio de casa sem ter a cama feita. O quarto parece logo mais arrumado e pronto para o resto do dia.

Skincare.
O ponto que nos trouxe aqui, não é? Então vamos lá.

Produtos essenciais

Outros produtos

hidratação rotina manhã

Hidratação

Se leres a Rotina de Noite, vais aperceber-te de os produtos vão mudando ao longo do tempo. Além disso, tenho mais tendência a cumprir hidratação corporal ao fim do dia, algo que só muda no Verão, em que normalmente sou mais certinha.

De manhã, foco-me muito mais em hidratação facial e adoro usar creme de rosto e de olhos. Estou a tentar implementar o creme de rosto à noite também, mas falamos disso depois.

Os cremes que uso vão variando. Neste momento, estou a usar Nivea Care para o corpo e MyLabel para o rosto. Ainda assim, continuo apaixonada pelas manteigas corporais da The Body Shop, razão pela qual estou a adiar começar as que me ofereceram no Natal.

perfumes rotina manhã

Perfume

Nunca liguei muito a perfumes. Para mim era algo excepcional, para dias especiais. Razão pela qual ainda havia vários perfumes por usar quando comecei a ser mais regular no uso dos mesmos. Todos os que tenho ou já tive foram oferecidos. Neste momento uso um da Pull and Bear, oferecido há uns anos e intocado até há umas semanas. O certo é que agora já não saio de casa sem perfume.

maquilhagem rotina manhã

Maquilhagem

Há duas condicionantes nestas escolhas: em primeiro lugar, o uso de máscara; em segundo lugar, o meu local de trabalho. A máscara de pestanas e o batom são obrigatórios. Aliás, sou capaz de colocar máscara de pestanas só para estar em casa. Tenho estado a usar a Colossal Big Shot, da Maybelline, mas o meu amor estará sempre na Big Bang, da Quem Disse, Berenice?.

Por causa das máscaras, o batom do momento tem sido apenas hidratante. Comprei o da Nuxe há uns tempos e até tenho gostado, principalmente pelo cheiro a mel. No entanto, tenho saudades de batons com cor. Os nudes, os vermelhos… saudades. Ainda assim, acho que nunca usaria no meu local de trabalho.

Depois das constantes, as variáveis: a Liquid Skin, da Kiko, é a base que me acompanha há mais tempo, mas não tenho usado diariamente. O mesmo acontece com o Porefessional, da Benefit. Este matificante de poros é espectacular, mas também é caro, por isso só uso quando sinto que não dá mesmo de outra forma. Mais comum acaba por ser o uso do Skin Tone Concelear, da Kiko, para esconder algumas vermelhidões e disfarçar olheiras.

De manhã é que se começa o dia, ou algo do género

As manhãs são o momento em que passo em revista o que me espera para esse dia e em que tento preparar-me para sair de casa com o mood certo, por vezes com ajuda de músicas específicas. Também são o momento em que lamento não poder ficar a escrever até à hora de almoço, mas não se pode ter tudo, não é?

Mais ou menos apressada, esta rotina que adoptei para a minha manhã é a rotina que planeio manter por mais tempo. Sinto que funciono melhor assim, sabes?

Gostaste deste conteúdo?

rotina de manhã simples
  • Reply
    Andreia Filipa Pinto Morais
    10/05/2021 at 20:46

    Como pessoa de manhãs, adorei acompanhar esta tua rotina. E há pontos em que sou muito parecida contigo 🙂

  • Reply
    Tri
    11/05/2021 at 11:50

    Gostei desta partilha da rotina matinal, é sempre interessante conhecermos os hábitos de outras pessoas e perceber quando podemos até adaptar os nossos.

    https://adizercoisas.blogs.sapo.pt/

share your theory

%d bloggers like this: