Reviews de Livros

Terapia de Casal [Rita da Nova e Guilherme Fonseca]

10/01/2022
terapia de casal

Vou já fazer a minha declaração de interesses: sou #TeamRita. No entanto, tenho a dizer que concordo com o Guilherme no tema fraturante da máquina de lavar e que também eu vou direita ao IMDb assim que começo a ver um filme ou uma série. Nada disto fez sentido para ti? Bem, vou então falar-te sobre o livro Terapia de Casal, da Rita da Nova e do Guilherme Fonseca.


Esta publicação inclui links de afiliado.

O que é o Terapia de Casal?

Conheço a Rita do mundo online há muitos anos, do tempo do Quem Conta Um Conto, e adoro-a profundamente. Estive, até, no primeiro workshop de escrita que ela fez e ela foi a primeira pessoa a ler a primeira versão de uma das minhas histórias. O Guilherme só conheço mesmo por causa da Rita.

Quando eles decidiram apresentar ao mundo o podcast Terapia de Casal eu estava a começar a acompanhar podcasts e este foi dos primeiros que segui. Adoro ouvi-los semanalmente — em primeiro lugar porque acho fascinante ver pessoas a discutir; em segundo porque adoro a forma como o Guilherme diz “olá!” (inclusive, quando comecei o livro quase consegui ouvir o “olá” do Guilherme); em terceiro porque é a única coisa de casal em que esta pessoa solteira não se sente a mais.

Se a Rita vai conseguir ler todos os livros que compra? Claro que não. Aliás, ela assumiu derrota quando tatuou num dos braços a palavra japonesa tsundoku. Tsundoku é um termo japonês sem tradução direta que quer dizer «o ato de comprar mais livros do que aqueles que se consegue ler».

A essência do podcast é ter a Rita e o Guilherme a debater aquelas pequenas (ou grandes) coisas que os dividem. Para isso, há dois tipos de episódios: ou convidam alguém para lhes fazer terapia e tentar resolver as quezílias de casal ou fazem eles próprios terapia aos ouvintes, que podem mandar e-mails com dúvidas e dramas. Se calhar convém esclarecer que o conceito de terapia aqui é mais humorístico e descontraído, não vá alguém achar que pode marcar uma consulta com a Rita e o Guilherme.

No livro, a essência do podcast está presente. São quinze queixas da Rita e outras quinze queixas do Guilherme, cada uma com direito de resposta do outro. No final de cada texto tens uma caixinha onde podes assinalar de que lado da discussão estás. O meu resultado foi inequívoco: 21-7 para a Rita. Houve dois assuntos em que me abstive, porque não consegui mesmo decidir por nenhum — a questão do exercício físico de manhã e a questão dos jogos de tabuleiro. Isto de assinalar de que lado se situam em cada texto pode também ser engraçado de fazer em casal… a não ser que sejam tão competitivos quanto a Rita e o Guilherme e levem isto a outro nível. Aí se calhar é melhor seguir com precaução.

Além dos textos, engraçados e que até permitem umas gargalhadas em voz alta, tenho de falar das ilustrações incríveis feitas pela equipa We Blog You. Gosto muito do trabalho da WBY e deram um toque muito bonito ao livro, como só eles podiam fazer.

Outros livros dos autores

Não há, mas estou ansiosamente à espera da incursão da Rita pela carreira literária a solo!

Se gostaste deste, vais gostar de...

O Meu Coração Só Tem Uma Cor, Joana Marques — a autora do prefácio.

Título original: Terapia de Casal
Autores: Rita da Nova e Guilherme Fonseca
Ano: 2021

Comprar*: Wook

*ao comprares através destes links eu ganho uma comissão

Este livro interessa-te?

  • Reply
    mariianaleal
    10/01/2022 at 14:19

    Outra #teamRita aqui, e também uma grande fã do podcast! 🙂

  • Reply
    Andreia Morais
    10/01/2022 at 19:39

    #TeamGuilherme deste lado ✌🏻
    Ler o livro foi uma experiência mesmo engraçada, porque quase que os conseguia a ouvir debater certos temas. Todo o conceito [livro e podcast] é incrível.

    Estou muito curiosa com a caminhada da Rita a solo no mundo da escrita

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      20/01/2022 at 19:05

      Siiiim, eu também sentia que estava a ficar com vozinhas na cabeça porque os ouvia a falar enquanto lia! AHAHAH

share your theory

%d bloggers like this: