A Sofia World Escrita

O Que Esperar da Escrita em 2022

07/01/2022
objetivos escrita

Desde 2019, tornou-se uma espécie de tradição partilhar por aqui um texto chamado o que esperar do blog, algo que misturava objetivos e ideias para o blog para esse ano. No ano passado até lhe chamei um renovar de votos. Este ano quero falar-te da escrita no geral, embora seja um bocadinho errado dizer o que esperar da escrita. Talvez devesse dizer o que a escrita deve esperar de mim em 2022, porque eu é que devo à escrita.

Este texto não pretende ser uma lista de objetivos ou uma forma de me cobrar. É mais uma lista de planos para o ano, uma espécie de lembrete e de uma carta de motivação, com um sneak peek das próximas publicações do blog e não só. Estes são alguns dos planos de escrita para 2022.

...no blog

No final da publicação sobre as leituras de 2021 brinquei e disse que tinha tantos livros sobre os quais queria escrever que isto ia parecer um blog literário. A verdade é que escrevi tão pouco aqui no ano passado que, obviamente, tenho muitas coisas em atraso sobre as quais quero escrever.

Além dos livros, quero ainda escrever sobre:

  • dois álbuns da Taylor (o evermore e o Red (Taylor’s Version));
  • dois documentários relacionados com os The Beatles;
  • algumas questões relacionadas com o mestrado: o que li neste semestre e as impressões de cada cadeira do semestre, o percurso até escolher o curso e uma ou outra publicação ainda a definir;
  • impressões sobre viver no Porto/Gaia.

Quero muito aliviar a minha lista de ideias e desenvolver vários textos que comecei no ano passado, durante o meu tempo de trabalho na clínica veterinária.

...na newsletter

Já o disse nos objetivos para este ano, mas gostava muito de conseguir enviar a newsletter todas as semanas. Nem sempre tenho conseguido ao domingo, mas tenho feito por escrever todas as semanas e tem sido muito bom escrever ali e ter boas reações da parte de quem me lê.

Nas últimas edições tenho tentado seguir um modelo: texto sobre a vida na atualidade > publicações do blog dessa semana > algumas coisas que esteja a planear > lista de tarefas para a semana > coisas que iluminaram a semana (que é como quem diz, as coisas boas da semana). De vez em quando vario, mas tenho gostado deste modelo, numa forma muito próxima de poder dizer o que vai acontecendo na minha vida ou no mundo.

...na escrita literária

Não gosto de falar daquilo em que trabalho na escrita literária. Sempre que tento acabo por desistir porque não tem mesmo a ver comigo. Por isso, obviamente, não quero falar do que ando a escrever, maaaaaaaas…

Em 2021 não escrevi o conto de Natal. Ou melhor: não terminei o conto de Natal. Comecei a escrevê-lo em Maio/Junho, mas percebi que estava a desenvolver algo um bocadinho maior do que os contos que já publiquei no blog e que ia precisar de mais tempo para terminar a escrita e, posteriormente, para estruturar a publicação por aqui. Não sei se será conto de Natal, se será realmente conto, mas quero ir avançando nesta história ao longo do ano, no meio de outras coisas que tenho para escrever, rever e viver.

Obviamente, além de tudo isto, 2022 vai ter certamente vários ensaios académicos para escrever… e até uma tese para começar, portanto vai ser um ano que vai exigir muita escrita em várias frentes. Da minha parte, espero conseguir escrever mais no blog do que no ano passado. Da tua parte, espero que estejas desse lado para ler.

  • Reply
    Andreia Morais
    07/01/2022 at 18:20

    Estou muito entusiasmada com este ano de escrita, porque adoro ler-te. E o mundo fica sempre um pouco mais bonito, quando nos iluminas com os teus textos.
    Vai com tudo <3

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      08/01/2022 at 15:00

      Muito obrigada pelo entusiasmo e apoio constantes! És a maior! 💙🙏

share your theory

%d bloggers like this: