Blogosfera

13 coisas que gostava de dizer à Sofia de 2009

15/03/2022

Na sexta-feira, dia 11, passaram treze anos desde aquela quarta-feira de 2009 em que, numa aula de Tecnologias da Informação e Comunicação, do 9.º ano, eu decidi criar um blog ao qual chamei Road To Revolution, numa homenagem ao álbum dos Linkin Park.

Como é óbvio, sendo eu quem sou, esta data deixou-me um bocadinho nostálgica. Ainda há pouco tempo tinha partilhado no Twitter como era estranho para mim pensar que, neste momento, aos 27, estou tão longe da pessoa que criou aquele blog como da pessoa que serei com 40 anos.

Ao longo destes anos, mesmo depois de mudar de blog, tentei sempre assinalar aquela primeira data, aquele 11 de Março. Para mim é a data que mudou tudo o resto na minha vida. Neste último ano, em que sinto que cresci muito e me tornei mais adulta do que alguma vez fui, pensei algumas vezes na Sofia de 2009, no que ela pensaria deste percurso, no que ela mudaria se soubesse deste percurso. Nessa onda de pensamento, decidi reunir treze coisas que diria à Sofia de 2009, maioritariamente sobre blogs, mas também sobre a vida. Vamos lá à onda de nostalgia.

13 coisas que gostava de dizer à Sofia de 2009

  1. A vida fica mais fácil quando começas a gostar mais de ti.
  2. Não respondas aos comentários de ódio, principalmente aos anónimos, mesmo que saibas perfeitamente de quem vieram. Apaga e segue em frente — vais poupar algumas lágrimas.
  3. Não te preocupes com as mudanças: são boas e necessárias. Tanto nos blogs como na vida.
  4. Menos tags, Sofia. Que praga!
  5. Designs minimalistas são melhores. Investe no profissionalismo e vais ter um projecto de que te vais orgulhar ainda mais.
  6. Alguns dos teus melhores amigos vão ser fruto da tua vida blogosférica. Eu sei, também estou chocada! Que seria de ti sem eles?
  7. Estuda tudo o que puderes relacionado com escrita na internet. Um dia, o teu blog e o trabalho que fazes nele vai valer-te um cliente como freelance, mesmo que não seja o início de uma carreira como content writer, vai valer a pena.
  8. Os livros vão tornar-se um dos maiores amores da tua vida, mas não te preocupes: podes ler essas porcarias da biblioteca que andas a ler. Sem elas não conseguirás criar o teu gosto literário.
  9. A ESCS vai ser a tua casa. Não vai ser sempre a tua casa, nem vai ser logo a tua casa, mas ficar-lhe-ás eternamente grata por te ter acolhido como pessoa altamente insegura, a morrer de medo do mundo, e te ter deixado sair como uma pessoa pronta a descobrir o mundo (e todas as tuas novas versões).
  10. De vez em quando vais deixar os blogs para trás (o teu e os que lês). Não há problema. Vais sempre voltar aos que te fizerem bem (o teu e alguns dos que lês), até porque aquela cena de os blogs vão morrer já vem de há 13 anos e eles ainda cá andam.
  11. A vida é… muita coisa. Vai haver alturas em que te vai parecer impossível que aquelas coisas boas te estejam a acontecer, embora também haja alturas em que vais achar impossível estares a passar por aquelas coisas horríveis. Em ambos os casos, escreve. A escrita vai salvar-te. Vais salvar-te pela escrita, com a escrita, na escrita.
  12. Ainda vais escrever um blog daqui a 13 anos e vai continuar a ser um dos maiores momentos de amor da tua vida. 
  13. Não vai ser uma jornada fácil. Entre dúvidas, medos, corações partidos e muitos erros, a vontade de desistir às vezes vai ser maior do que a de continuar. Mas vais sempre encontrar uma maneira de continuar porque amas demasiado isto. De todos os amores que já tiveste e terás, a escrita é o maior amor da tua vida. Nos momentos bons e nos maus, quando é a coisa mais fácil do mundo e quando é a coisa mais difícil do mundo. É isso que te vai fazer continuar. É sempre isso que te faz continuar.
  • Reply
    Andreia Morais
    15/03/2022 at 19:41

    É mesmo maravilhoso olhar para ter e ver um percurso tão bonito. Mesmo que tenham existido contratempos – que fazem parte -, o crescimento torna-se mais interessante de observar. Por isso, assinala sempre essa data, é uma conquista especial. Que venham mais 13 e que eu posso acompanhá-los 💙

    «Menos tags, Sofia. Que praga!», ri-me muito com esta, porque dir-me-ia algo igual ahahah
    Se nos dessem 1€ por cada vez que alguém diz que os blogues vão morrer, acho que já estaríamos milionárias. O mais engraçado é que muitas plataformas chegaram e terminaram e os blogues continuam

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      01/04/2022 at 12:16

      Oh, tens sempre coisas tão bonitas a dizer! 😭💙

      A quantidade absurda de tags a que eu respondi, socorro! 🤣

  • Reply
    Mary
    20/03/2022 at 12:57

    Parabéns pelos 13 anos! E que venham muitos mais <3
    Também já ando por aqui há alguns anos, já me afastei, já voltei, já voltei a ir. A realidade é que há sempre alguma coisa que me traz de volta à blogosfera. Esta partilha que se gera por cá é tão bonita!

share your theory

%d bloggers like this: