Diário de Sofia

É Dia do Pai, portanto vou falar da minha mãe…

19/03/2022

Debatia, há uns dias, o conceito de família “tradicional” e, mais do que isso, o que crescer sem mãe ou sem pai pode fazer a alguém. Claro que faz diferença: a mim tornou-me mais agradecida. Agradecida por ter uma mãe que se superou sempre para ser mãe, pai e tudo. Agradecida porque as únicas alturas da minha vida em que me senti diferente por não ter um pai foram aquelas em que, por imposição escolar, tinha de fazer prendas pensadas no masculino para dar à minha mãe no dia do pai. Agradecida porque sei que é graças a esta mulher inacreditável que estou aqui hoje (no sentido literal e no sentido figurado).

O dia do pai é triste para quem o teve e o perdeu. Para quem nunca o teve é um dia de agradecimento pelas pessoas que trataram de colmatar essa ausência tornando-a numa presença diferente. O mesmo acontece com o dia da mãe para quem nunca a teve.

Neste dia do pai, é importante lembrar que nem sempre a figura do pai é só uma e nem sempre corresponde ao ser humano que contribuiu com esperma para que nós existíssemos. Seja quem for a figura paterna na vossa vida, celebrem-na hoje. Nem que seja a vossa mãe. Principalmente se for a vossa mãe.

Feliz dia do pai a todos os que merecem ter um dia para eles. 🥰

(podem reler no dia da mãe e fazer as alterações necessárias para o caso)

  • Reply
    Andreia Morais
    19/03/2022 at 18:12

    Há alturas em que dou por mim a pensar sobre estas coisas. Durante a minha infância, sobretudo, na altura de preparar as lembranças para o dia do pai [ou da mãe], não tinha grande consciência do impacto que uma atividade tão simples quanto esta poderia ter. Já na faculdade, durante os estágios, custava-me que as perpetuássemos, porque o contexto familiar não é igual e aquilo que aparentava ser uma atividade inocente pode ser de uma brutalidade emocional para uma criança.
    Hoje, um pouquinho mais em paz com esta dualidade de pensamentos, sigo mais nesta linha de pensamento que partilhaste: «Seja quem for a figura paterna na vossa vida, celebrem-na hoje», porque é importante celebrar as pessoas que são colo e são asa no nosso crescimento.

    Feliz dia à tua mãe *-*

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      01/04/2022 at 12:12

      Por acaso já pensei algumas vezes sobre como será que estas datas são abordadas em contexto de formação, principalmente hoje em dia, em que os contextos familiares são cada vez mais plurais.

share your theory

%d bloggers like this: