Reviews de Livros

Conversations with Friends [Sally Rooney]

30/03/2022
conversations with friends sally rooney

É muito interessante notar a maneira como os livros nos fazem pensar em temas que, anteriormente, nunca nos tinham passado pela cabeça. Isto aconteceu-me com Conversations with Friends, de uma forma como só a Sally Rooney consegue. Curiosamente, dias depois de terminar o livro, o tema do livro surgiu na minha vida mais directamente e acabei a sugerir o livro de imediato — refiro-me, pois, à questão da não-monogamia. Mas já lá vamos.


Esta publicação inclui links de afiliado.

Trigger warning:

saúde mental, abuso de substâncias, relacionamentos abusivos, endometriose, auto-mutilação

Conversations with Friends: Quero tirar um curso de escrita de personagens com a Sally Rooney

Conversations with Friends é um livro narrado pela perspectiva da Frances, poeta e escritora de vinte e poucos anos, que faz poesia interpretativa com Bobbi, a sua ex-namorada e melhor amiga. Quando Melissa, uma jornalista mais velha, se interessa pela dupla e começa a trabalhar num artigo sobre elas. Com Bobbi fascinada por Melissa, as duas raparigas vêem-se envolvidas num mundo de festas e de férias em França, sob alçada de Melissa e do marido, o actor Nick. As coisas ficam complicadas para Frances quando a tensão entre ela e Nick evolui para uma relação extra-conjugal.

Gradually the waiting began to feel less like waiting and more like this was simply what life was: the distracting tasks undertaken while the thing you are waiting for continues not to happen. I applied for jobs and turned up for seminars. Things went on.

Apesar de este ser o primeiro livro da Sally — e de eu ter lido os outros dois primeiro — a sensação que tenho é a de que todas as personagens dela são muito humanas, muito imperfeitas, tal como foram nas outras histórias que li vindas dela. É esta imperfeição que as torna tão humanas e eu adoro-as por isso: elas não são perfeitas nem tentam sê-lo.

Depois há, ainda, a crítica social e cultural inerente a todas as obras da Sally, mas também uma dimensão relacional muito interessante: há o amor, os amigos, a família. São personagens e histórias multidimensionais, com várias questões actuais, mas que vão para lá dos nossos tempos. Acho que se nota que adoro a Sally (passei a considerá-la a minha escritora preferida e tudo!), portanto acabo também por me envolver emocionalmente de uma forma mais intensa com as histórias dela.

Gostei particularmente da versão de escritora da Frances, por razões óbvias, mas acredito que foi a forma como todas aquelas relações complexas se foram criando que me fez apaixonar pelo livro: a amizade meio estranha entre Frances e Bobbi, a relação meio proibida meio à vontade entre Frances e Nick, a dinâmica de liberdade entre Nick e Melissa. Só mesmo a Sally conseguiria fazer algo assim.

Outros livros do autor

Normal PeopleBeautiful World, Where Are You? são os outros dois romances da autora, também muito amados por estes lados. Ainda estou a dever a publicação sobre o segundo.

Se gostaste deste, vais gostar de...

Da mesma autora e numa dinâmica parecida: Beautiful World, Where Are You?

Título original: Conversations with Friends
Título em português: Conversas entre Amigos
Autora: Sally Rooney
Ano: 2017

Comprar*: Wook – em português // Wook – em inglês

*ao comprares através destes links eu ganho uma comissão

Este livro interessa-te?

  • Reply
    Andreia Morais
    30/03/2022 at 21:56

    «elas não são perfeitas nem tentam sê-lo», acho que foi por isso que fiquei completamente arrebatada pelo Pessoas Normais!
    Tenho de me aventurar neste *-*

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      01/04/2022 at 11:52

      Lê tudo da Sally!!!

      Vais notar isso em todas as histórias dela – ela é incrível a fazer personagens!

  • Reply
    Lyne
    05/06/2022 at 16:48

    Ainda não li nada dela, embora já tenha visto normal people. Do jeito que falas do seu trabalho, fica-me impossível de não dar créditos à curiosidade! 😮

    Lyne, Imperium BlogCongresso Botânico – PodcastLivro DQNT

share your theory

%d bloggers like this: