Reviews de Livros

a verdade e a vertigem [josé vieira]

25/07/2022
a verdade e a vertigem josé vieira

Será que ainda sei escrever sobre os livros que leio? Bem, vamos já descobrir a seguir. No final de Abril, recebi um e-mail da Teresa a perguntar-me se podia enviar-me uma cópia do seu livro mais recente: A Verdade e a Vertigem. Li-o dias depois, numa viagem de autocarro para o Porto, mas o tempo passou e ainda não tinha tido a oportunidade de te falar sobre esta nova obra do pseudónimo da Teresa, José Vieira.

 

O livro foi-me gentilmente enviado pela autora.

Esta publicação inclui links de afiliado.

Trigger warning:

aborto; luto.

 

A Verdade e a Vertigem: livros que se lêem num instante? Temos, sim!

A Verdade e a Vertigem é o livro ideal para ler numa hora de almoço, entre leituras e até para sugerir a quem lê pouco. É um livro pequenino, de apenas 42 páginas, pelo que o tamanho não assusta ninguém. Além disso, é um livro de contos, o que torna a leitura ainda mais rápida, quase em modo vou devorar isto já

Os contos têm temas e tamanhos diferentes, algo de que eu gostei particularmente porque dá um ritmo próprio ao livro e permite ler várias histórias diferentes num curto espaço de tempo. No entanto, como também é um livro pequenino fica aquele desejo de que fosse muito maior porque dá a sensação de que podíamos perfeitamente ler o triplo das histórias que lemos e seria perfeito.

O lado bom e o lado mau dos livros de contos

Nos últimos anos ganhei um amor especial por contos, no entanto admito que é sempre difícil recomendar livros de contos porque a forma de o fazer é generalizando, com uma opinião do livro como um todo e não de cada conto. Como é óbvio, há contos de que gostamos mais e outros que nos são indiferentes.

No entanto, a magia dos contos está na forma especial como em poucas palavras se conta uma história. Podemos querer saber o que aconteceu antes, o que aconteceria depois, mas aquela história é a parte importante, a parte que o autor escolhe contar. Acho que há uma beleza profunda em tudo isto.

Outros livros do autor

Aqui pelo blog já te falei de dois outros livros do mesmo autor: Alecrim A Dor do Esquecimento.

Se gostaste deste, vais gostar de...

Recomendo leres uma das obras anteriores de José Vieira, A Dor do Esquecimento.

Título original: A Verdade e a Vertigem
Autor: José Vieira
Ano: 2022
Editora: Emporium Editora

Comprar*: Wook

*ao comprares através destes links eu ganho uma comissão

Este livro interessa-te?

  • Reply
    Andreia Morais
    25/07/2022 at 19:24

    Tive a mesma sensação que tu ao ler este livro e há contos que também adorava ver desenvolvidos, porque creio que a base tem potencial para algo mais extenso. Hei-de revisitá-los 🙂

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      30/07/2022 at 14:05

      Mais uma vantagem deste livro: é tão curtinho e tem tantos contos diferentes que dá para o encaixar entre leituras facilmente, só para voltar às histórias.

share your theory

%d bloggers like this: