gestão de expectativas para 2023

Já vem sendo hábito começar o ano a partilhar por aqui os objetivos e planos para os meses que se seguem. Se já me conheces um bocadinho sabes que muitos destes objetivos são, na realidade, definidos na altura do meu aniversário, em novembro, por ser uma altura em que, inevitavelmente acabo por ficar sempre nostálgica e em modo ano novo. Talvez também já saibas que costumo rever objetivos ao longo do ano e, por isso, muitas vezes as coisas mudam.

Os objetivos de 2022

Em 2022, partilhei no blog sete objetivos:

Além destes sete, faziam ainda parte:

E durante o ano acrescentei:

Como vês, foi… mais ou menos.

Os objetivos para 2023

Para 2023 estabeleci já vários objetivos, tendo também em conta os que não concretizei no ano anterior. Este ano, estou a organizá-los de uma forma diferente, no Notion. Tenho objetivos anuais, mas também vou definindo objetivos ao longo dos meses. Quero continuar a manter o Duolingo como hábito diário (vou em 330 dias seguidos), pelo que terminarei em breve a secção 2 do italiano. O livro do Gabo que ficou por ler vai passar para este ano. Deixei Star Wars um bocadinho de lado, é certo, mas se houver essa possibilidade em 2023 quero mesmo levar a Lady a uma praia e certamente vou trabalhar na revisão do vinte e um depois da tese.

De todos os objetivos que defini, estes são aqueles que quero partilhar contigo neste início de ano:

Sobre os objetivos de leitura falaremos noutro dia, como também já vem sendo tradição. Em relação aos restantes, decidi nas últimas semanas dar uma abordagem diferente aos meus objetivos e tenho duas áreas da minha vida como prioridade para os próximos meses.

O mestrado

2023 é o ano em que vou ser mestre.

Há três datas possíveis para entrega da tese: na época normal, época de recurso e época especial. Esta última acontece em setembro, as restantes ocorrem entre maio e julho. O meu objetivo é fazê-lo até à época de recurso. Isto vai implicar abdicar de algumas coisas durante uns meses, vai exigir muito trabalho e um certo malabarismo, porque estou atrasada em relação ao ponto em que devia estar, mas o mestrado é a prioridade número um do ano e sei que, por mais difícil que seja, é o foco do momento.

A escrita

Há poucos dias, no Instagram, falei um bocadinho sobre algumas decisões recentes e contei que a escrita vai ser o meu foco do ano. Em 2022, todos os meses tive um dia dedicado unicamente à escrita e quero manter esse hábito este ano. Também quero tentar novamente enviar a newsletter todas as semanas. No entanto o foco na escrita vai além disto.

Como talvez saibas, comecei a escrever um livro no verão e quero terminá-lo este ano. Tenho ainda dois projetos para revisão e quero escrever um conto de Natal. Muitos destes objetivos ficarão para depois da tese, é certo, mas vou dar muito à escrita ao longo do ano.

Outros objetivos e planos

Tenho alguns objetivos pessoais e profissionais dos quais não me faz sentido falar para já e tenho também já algumas coisas entusiasmantes programadas para o novo ano — vai haver Terapia de Casal ao vivo em fevereiro e um regresso à pré-adolescência com os D’ZRT em maio e, depois de acabar de pagar as propinas, quero ver se consigo comprar bilhete para o dia do Primavera Sound em que os Bleachers vêm atuar. De resto, é tentar fazer de 2023 um bom ano, de preferência com menos dores e com menos toxicidade.

3 Replies to “gestão de expectativas para 2023”

  1. Fizeste-me lembrar que existem festivais de verão aos quais não fui no ano passado, mas que se poderão concretizar este ano!! 😮 És um máximo!
    Acredito em ti, portanto, sei que mais de metade desses objetivos serão cumpridos na boa!!!! \õ/ (e eu estarei, como sempre, a uma mensagem de distância para te ajudar no que precisares heheh) ♥

    Beijocas,
    Lyne, Imperium Blog

partilha a tua teoria...