É muito raro passar um dia sem ouvir música. Sejam as mesmas de sempre ou alguma descoberta, sinto-me que tudo funciona melhor quando tenho música a tocar. Há uns dias tive saudades de um dos meus álbuns portugueses preferidos e foi daí que veio o mote para esta publicação um bocadinho fora do normal: cinco álbuns portugueses que têm um lugarzinho especial no meu coração (e nas minhas playlists).
Seasons-Rising: Falling, do David Fonseca
O David Fonseca é um dos meus artistas portugueses preferidos, embora sinta que ouço menos nos últimos anos. O projeto Seasons, lançado em dois álbuns em 2012, é, talvez, o meu preferido — e foi banda sonora de escrita intensiva de um dos meus livros. Tive o privilégio de assistir à tour deste álbum na altura, em Torres Novas, e de vez em quando dou por mim a ir a este álbum por saudades.
💙 I Would Have Gone And Loved You Anyway; At Your Door
O Monstro Precisa de Amigos, dos Ornatos Violeta
Ver Ornatos Violeta ao vivo parecia algo impossível durante a minha adolescência, quando eu comecei a ouvir a banda. Os Ornatos vieram na época em que comecei a ouvir mais rock e foi amor. O Monstro Precisa de Amigos é, para mim, o mais marcante porque também foi o primeiro que explorei a fundo, a ouvir constantemente (culpa da Ouvi Dizer, que ainda hoje é das minhas músicas preferidas de sempre). Voltarei mais vezes a Ornatos do que as vezes que eles estão a dar concertos desde que fizeram a despedida.
💙 Ouvi Dizer; Fim da Canção
Rock in Rio Douro, dos GNR
Já era esperado incluir GNR, certo? Espero que sim, porque acredito que já toda a gente saiba que herdei este gosto da minha mãe. Este é o meu álbum preferido dos GNR. Durante anos, a minha mãe, que tem a discografia completa, só tinha este álbum em versão pirateada. No dia em que conseguimos encontrá-lo foi uma espécie de vitória para a coleção.
💙 Pronúncia do Norte; Ana Lee
Game Over, do CASUAR:
Foi uma das últimas reportagens que fiz: a apresentação de Game Over no Clube Lusitano. Conhecer o Rui foi um acaso da vida e uma sorte. Ao longo dos anos, uma das músicas deste álbum tornou-se uma das músicas da minha vida e torço constantemente para que ele nunca deixe de fazer música para eu poder continuar a dizer que uma das pessoas mais fixes da música portuguesa viajou ao meu lado na primeira vez em que andei de avião.
💙 Fuga; Mero Passo
A Invenção do Dia Claro, dos Capitão Fausto
Tenho ideia de conhecer Capitão Fausto por causa de alguém que sigo no Twitter, para aí em 2012. Nunca os ouvi muito até chegar A Invenção do Dia Claro. Não sei o que é que na primavera de 2019 fez com que este álbum pudesse invadir-me daquela forma, mas foi isso que aconteceu e ainda bem porque deu-me uma segunda oportunidade para os aproveitar.
💙 Certeza; Amor, A Nossa Vida
Fica o desafio: que álbuns portugueses fariam parte dos álbuns com um lugar especial no teu coração (e nas tuas playlists)?
Olha que escolhas tão incríveis, adoro *-*
Confesso que o único que não conheço tão bem é o do David Fonseca, porque não era um artista que me chamasse tanto à atenção