Sem categoria

#RRSP17: ISLA AND THE HAPPILY EVER AFTER

Isla and the Happily Ever After - Stephanie Perkins
Uma das coisas de que mais tenho gostado no Re-Reading Season Project é o facto de relembrar histórias de que gostei e, em alguns casos, lê-las de outra forma e tirar outras conclusões em relação àquilo que leio. Por exemplo, quando li o Isla and the Happily Ever After pela primeira vez não gostei tanto dele como gostei agora.
Neste, que é o terceiro e último livro da saga Anna and The French Kiss, o local da acção volta a ser Paris e traz uma das minhas personagens preferidas de toda a saga: o Josh. No primeiro livro da trilogia, o Josh é o melhor amigo do St. Clair, mas é uma personagem reduzida ao rapaz tímido que gosta de desenhar e que passa a vida aos beijos com a namorada, a Rashmi. Eu gostei logo dele, mas sentia sempre que havia muito por descobrir sobre o Josh. Neste livro tive, finalmente, mais Josh!
Quem ler os três livros da saga de seguida, por ordem (Anna, Lola, Isla) consegue perceber uma certa evolução global. O primeiro livro, o Anna and The French Kiss, é o mais inocente. O Lola and The Boy Next Door perde alguma dessa inocência e o Isla and The Happily Ever After acaba por completo com a inocência. E, sinceramente, essa evolução é muito boa e é uma das razões pelas quais gosto tanto da trilogia.

Mas vamos concentrar-nos neste livro. Depois de ter reprovado no ano anterior, Josh é obrigado a repetir o ano na Escola Americana em Paris, algo que agrada a Isla, que sempre foi apaixonada por ele mas era demasiado tímida para fazer alguma coisa em relação a isso. Com Josh na sua turma, e depois de se terem encontrado no Verão, Isla começa a aproximar-se dele e deixa o melhor amigo, Kurt, um pouco de lado. Aquilo que podia ser uma bonita história de amor complica-se, claro, quando decidem ir passar um fim-de-semana a Barcelona.
Aquilo que, para mim, mais falta neste livro é a presença do Kurt. O Kurt é autista e penso que tê-lo mais presente seria uma boa forma de consciencializar os leitores para a doença, sem tornar esse facto demasiado pesado. Ainda assim, o livro é menos high school-ish, muito mais maduro e menos inocente, como já vos disse. E inclui participações das personagens principais dos outros livros, o que, para quem leu os dois anteriores, é um belo reencontro.
Isla and The Happily Ever After
Autor: Stephanie Perkins
Formato: Kindle
Ano: 2014
Livros anteriores da trilogia:
Este livro faz parte do Re-Reading Season Project 2017. Podem descobrir mais sobre o projecto e aderir aqui. Podem acompanhar os livros que vou reler aqui ou na shelf que criei no GoodreadsSaibam o que a Lyne anda a reler aqui.

1 Comentário

share your theory

%d bloggers like this: