Livros Reviews de Livros

Raparigas Como Nós [Helena Magalhães]

review do livro "Raparigas como Nós", de Helena Magalhães

Quem me acompanha há algum tempo é capaz de saber que adoro literatura young adult e leio muita… em inglês. Isto acontece por vários motivos e um deles é não encontrar literatura do género, escrita em português, que me agrade e que sinta que vale a pena.

Ora, quando soube que vinha aí o segundo livro da Helena Magalhães não esperava que fosse um livro young adult. Nem quando soube o título esperei este tipo de livro. Esperava mais um livro de crónicas, mas a Helena surpreendeu-me e trouxe o tipo de história que sinto que falta em Portugal.  

Raparigas Como Nós

Raparigas Como Nós é um romance jovem adulto relatado entre 1999 e 2004, ali entre Cascais e Lisboa, com um saltinho a Madrid que vou ignorar para não estragar a história. A Isabel, que é a narradora do livro, e a Alice vão sair à noite com o namorado da Alice e os amigos neandertais dele, algo que deixa Isabel pouco entusiasmada.

Essa noite acaba por mudar a vida dela porque conhece Afonso. Quando Isabel encontra, inesperadamente, Simão, a paixão de adolescência, acaba por se questionar se essa paixão pode marcar o resto da vida. De traições a drogas, passando saídas até de manhã, o livro tem um bocadinho de tudo de uma geração que não tinha redes sociais.  

Realidades diferentes

Não posso dizer que me identifiquei com uma personagem, mas identifiquei-me com um ou outro bocadinho de algumas personagens. Não consigo identificar-me com a história porque a minha adolescência foi diferente, num meio diferente, num ambiente diferente. O mais semelhante que senti foi nas idas ao sr. Gil das Gomas: ir às gomas era tradição de hora de almoço e sorri muito com essa recordação.

No entanto, confesso que muito do que foi relatado no livro era o que eu imaginava, na altura, ser a vida adolescente em Lisboa. Apesar de não haver esta coincidência de vivências, gostei do livro. E nos capítulos finais houve algo que me deixou com um nó na garganta tão grande que demorei vários dias a conseguir escrever sobre o livro. Aí sim, consegui ver um acontecimento semelhante que vivi e que me marcou durante muitos anos.

É um livro com um bom equilíbrio entre leve e pesado, em que ficamos a pensar se é possível mudar completamente a vida de alguém ou se os nossos poderes são limitados se a outra pessoa não lutar pelo mesmo. Gostei muito do Afonso, sofri muito com o Simão e, no fim, depois do nó na garganta, dei por mim a pensar nas semelhanças daquela geração com a minha ou com a actual. Somos tão diferentes e, ao mesmo tempo, conseguimos ser tão parecidos. Já leram o novo livro da Helena?  

*Comprar*
Wook | Bertrand


Título original: Raparigas Como Nós
Autora: Helena Magalhães
Ano: 2019
Edição: Planeta Editora

6 Comentários

  • Reply
    Andreia Morais
    24/06/2019 at 19:19

    Só comecei a estar mais atenta à Helena Magalhães por causa de toda a promoção em relação a este livro. E a verdade é tenho ficado bastante curiosa com a história. YA não faz parte da minha base literária, mas acho que é um género com o qual podemos aprender bastante.
    Ainda não li Raparigas Como Nós, mas tenho-o em lista de espera 🙂

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      26/06/2019 at 19:39

      Mesmo sem leres muito YA, acredito que vás gostar deste livro! ?

  • Reply
    Cherry
    25/06/2019 at 19:04

    Tal como tu, também leio muito literatura YA e, desde que comprei o Kindle, que tenho lido muito em Inglês. Quando soube que a Helena Magalhães lançou este livro, fiquei mesmo entusiasmada porque, realmente é um género que faz falta em Portugal.
    Tenho o livro na minha lista, só não o comprei de imediato porque os últimos meses têm sido um gasto em festas de finalistas, vestido do baile, imposição, etc. A minha paixão por livros vai ter que esperar xD.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      26/06/2019 at 19:46

      AHAHAHAHAHAH Está à altura de vários YA dos quais já falei e que talvez já tenhas lido, por isso a espera vai valer a pena quando leres!

  • Reply
    Marta Sousa
    27/06/2019 at 08:45

    Gostei do género do livro e fiquei com vontade de ler 🙂

  • Reply
    Carolayne T. Ramos
    16/10/2019 at 19:17

    Ainda não li nenhum dos livros da Helena, contudo, a curiosidade e vontade de o fazer ainda não me ultrapassou!!! Está decidido: os livros que comprarei no próximo mês serão os dela!

share your theory

%d bloggers like this: