Reviews de Livros Uma Dúzia de Livros

Uma Dúzia de Livros: Pessoas Normais

Pessoas Normais Sally Rooney

Foi através da Rita da Nova que fiquei a conhecer o Pessoas Normais, da Sally Rooney, e, curiosamente, foi para o clube de leitura dela que acabei por o ler. Com o título original Normal People e uma recomendação excelente da Rita, as expectativas para esta leitura estavam elevadíssimas e não saí defraudada.

O tema de Janeiro do Uma Dúzia de Livros era um livro que ficou por ler em 2019 e a minha escolha foi este livro que comprei no início de Dezembro, numa visita à Déjà Lu, em Cascais.

A história de Pessoas Normais

Quando começa, Pessoas Normais lembra uma história normal de adolescentes: a miúda rica e nada popular e o rapaz pobre e popular que se envolvem em segredo. Mas depois o livro torna-se muito mais do que isso. A miúda rica é Marianne e o rapaz pobre é Connell.

Marianne e Connell aproximam-se porque a mãe dele trabalha em casa dela. Não tarda, envolvem-se, mas preferem manter a relação em segredo… até que se afastam. No entanto, rapidamente percebem que não conseguem ficar muito tempo longe um do outro, principalmente quando acabam na mesma universidade.

Complexidade e genialidade

Apesar de a premissa parecer relativamente simples, o livro é muito mais do que isso. Fala de vários tipos de relações abusivas e tanto Connell como Marianne são personagens complexas, principalmente ela. O livro conquistou-me pela escrita simples e cuidada da Sally Rooney e pela relação complicada entre os protagonistas.

Os capítulos do livro são distinguidos temporalmente com frases como x meses depois e esta estrutura lembrou-me o livro do David Nicholls, Um Diamas felizmente não me apanhou tão desprevenida. Este foi o meu primeiro livro de 2020 e não podia ter escolhido uma leitura melhor.

É um livro muito bom e tem a capacidade de nos deixar a meditar sobre as relações (de amor e de amizade), onde nem tudo é tão simples quanto poderia parecer à primeira vez.

Título original: Normal People
Título em português: Pessoas Normais
Autora: Sally Rooney
Ano: 2018 (PT: 2019)

Comprar*: Wook // Book Depository

*ao comprares através destes links eu ganho uns cêntimos, que poderei usar para comprar mais livros.

Esta publicação está inserida no Uma Dúzia de Livros, o clube de leitura criado pela Rita da Nova. Podes saber mais sobre o projecto aqui.

2 Comentários

share your theory

%d bloggers like this: