Lisboa Lugares Portugal

Lisboa: Miradouro Panorâmico de Monsanto

Miradouro Panorâmico de Monsanto Lisboa

A primeira vez em que ouvi falar do Miradouro Panorâmico de Monsanto foi para aí em 2013 ou 2014. Até entrar na ESCS, era um lugar do qual nunca tinha ouvido falar. Depois, comecei a ver fotografias de alunos da licenciatura de Audiovisual e Multimédia e achei que era incrível haver um lugar abandonado em Lisboa onde tanta gente ia tirar fotografias. Toda a gente… menos eu.

Miradouro Panorâmico de Monsanto entrada
Miradouro Panorâmico de Monsanto interior

Da glória ao abandono

Começou por ser um restaurante, aberto em 1968, e adquiriu um estatuto de passagem obrigatória na capital. Nos anos 90 até David Bowie por lá jantou, como se soube numa crónica do Rui Miguel Abreu para a Blitz. Depois o espaço começou a desaparecer. Pelo que li algures, tentaram um discoteca, um bingo e até um escritório, mas o Panorâmico de Monsanto acabou por ficar ao abandono desde 2001. Foi depois disso que se tornou alvo de algum vandalismo, mas também de muitos curiosos que por lá passavam meio às escondidas. Se tiveres curiosidade, há uma reportagem fotográfica do espaço nos tempos de abandono, publicada no P3 em 2013.

Miradouro Panorâmico de Monsanto

Do abandono à salvação

Em 2017, depois de alguns pedidos e projectos, o Miradouro Panorâmico de Monsanto ganhou nova vida: foi limpo, ganhou nova vedação e uma equipa de seguranças. Como a forma mais prática de lá chegar é de carro, é também possível estacionar e o miradouro é agora mais seguro e é, sem dúvida, um lugar de visita que vale a pena.

Miradouro Panorâmico de Monsanto exterior

Visitámos o miradouro numa tarde de sábado, em Novembro, e encontrámos o lugar bastante cheio. Não tinha noção de que o miradouro atraía tanta gente, mas percebi facilmente o motivo pelo qual o faz. A vista é do caraças e o edifício tem muitos pontos extremamente fotogénicos. Não há muito que ver lá dentro, é certo, mas os graffitis e os painéis de azulejo ainda por lá estão. Mais do que isso, é impossível andar por ali e não imaginar tudo o que aquelas paredes já viram, tudo o que aquele espaço já foi.

Miradouro Panorâmico de Monsanto

A nova vida que deram ao Miradouro Panorâmico de Monsanto depois de anos de desprezo e abandono é uma excelente forma de aproveitamento e de criar um espaço com uma vista diferente para Lisboa. Da minha parte, gostei muito de lá ir. Acho que o Panorâmico é a prova de que, por vezes, os lugares que por aí andam meio abandonados e tristes apenas precisam de alguém que lhes dê uma oportunidade para poderem viver novamente.

Localização: Estrada da Bela Vista, Lisboa
Coordenadas GPS: 38.729075, -9.184440
Horário: 9h às 9h
Entrada gratuita

2 Comentários

  • Reply
    Andreia Morais
    24/02/2020 at 22:23

    Uau! Que vista maravilhosa *-*
    Tenho assim um certo fascínio por locais abandonados. E também acho que muitos deles só precisam de uma segunda oportunidade

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      07/03/2020 at 21:35

      Infelizmente, muitos lugares abandonados acabam por ficar assim: perdidos, tristes e sem vida. É muito bom quando acontece o contrário!

share your theory

%d bloggers like this: