The Bibliophile Club

Memória das Minhas Putas Tristes: brilhante e repugnante

memória das minhas putas tristes

Quando decidimos o tema de Abril do The Bibliophile Club soube logo quem era o autor que ia escolher. O tema, um livro que nos falte ler do nosso autor preferido, pedia Gabriel García Márquez e eu tinha alguns livros dele cá em casa para ler. No fim-de-semana passado decidi fazer uma mini-maratona de livros pequenos, ideais para ler num dia, e comecei precisamente por este: Memória das Minhas Putas Tristes. Não acho que seja um livro que vá agradar a toda a gente, mas é brilhante. Como tudo o que García Márquez escreve.

Memória das Minhas Putas Tristes: repugnante e brilhante, não necessariamente por esta ordem

Este livro conta a história de um jornalista e escritor velho, que celebra 90 anos. Para festejar a data pretende passar uma noite com uma jovem virgem. Para tal, pede a Rosa Cabarcas, dona de uma espécie de casa de alterne, que lhe encontre a mulher que pretende. É ela que o apresenta a uma adolescente que muda a vida ao velho escritor.

É aqui que a história se pode tornar um tanto repugnante. Afinal, estamos a falar de um homem que quer celebrar os 90 anos com uma miúda de 15. No entanto, o livro é mais do que isso. É uma história sobre amor e sobre envelhecer. Este homem não perdeu a juventude, mesmo aos 90 anos, e ainda está disponível para encontrar o amor.

Claro que ficamos incomodados quando imaginamos um velho apaixonado por uma adolescente, mas a forma brilhante como o livro está escrito faz-nos esquecer a indignação rapidamente, até porque é uma paixão completamente platónica. Do primeiro parágrafo ao último, entramos na vida deste velho e quase sentimos a mesma liberdade da idade.

Não é um livro que recomende a toda a gente, porque acho que a relação platónica do velho e da prostituta adolescentes vai chocar alguns leitores mais sensíveis, mas vale a pena dar-lhe uma oportunidade, até porque estamos a falar do grande García Márquez.

Título original: Memoria de mis putas tristes
Título em português: Memória das Minhas Putas Tristes
Autor: Gabriel García Márquez
Ano: 2004 (PT: 2009)

Comprar*: Wook

*ao comprares através destes links eu ganho uns cêntimos, que poderei usar para comprar mais livros.

Esta publicação está inserida no The Bibliophile Club, o clube de leitura moderado por mim e pela Carolayne Ramos. Podes saber mais sobre o projecto aqui.

3 Comentários

share your theory

%d bloggers like this: