Actualidade

Ainda há coisas boas a acontecer

15/04/2020

Confesso que a minha ideia era evitar o tópico pandemia no blog. Criei a publicação com sugestões de conteúdo e planeava ficar por ali. Em primeiro lugar, porque não sou da área da saúde nem tenho experiência nessa área e acho que seria ultrapassar as pessoas que realmente têm algo a dizer e devem fazê-lo. Em segundo lugar, porque não me ocorria muito mais a dizer. Depois começaram a surgir ideias, temas a tratar e honestamente não fazia sentido fingir que não havia coisas a dizer relacionadas com a pandemia.

Tocámos levemente no assunto saúde mental quando falei sobre o Ansiedade nos Nossos Dias; foi impossível fugir-lhe na retrospectiva do mês de Março; o desafio 1+3 trouxe à baila o pós-pandemia; voltei a tocar levemente no assunto quando escrevi sobre se esquecemos aquilo que gostamos de fazer; e ainda consegui falar sobre criar projectos em tempos de pandemia. A verdade é que há tanta coisa sobre a qual ainda poderemos falar, mas esta quantidade de publicações fez-me perceber que o conteúdo tem sorte em estarmos a viver uma pandemia. Ainda há coisas boas a acontecer, motivadas pela pandemia, e vale a pena pensar nelas.

Tanta coisa a acontecer!

Não sei se sentes o mesmo, mas eu sinto que há muita coisa a acontecer neste momento. E não estou a falar de Covid, estou mesmo a falar de iniciativas, conteúdos, directos de Instagram. Nunca vi tanta gente a preparar tanto conteúdo! Vídeos de Youtube, podcasts, publicações de blogs, eu sei lá! Nem me estou a queixar, porque acho que é a parte boa disto que estamos a viver.

As pessoas estão a aproveitar para criar mais conteúdo. Eu incluída. Sinto que as pessoas estão mais disponíveis para mais conteúdo e, por isso, também fez sentido para mim aumentar a quantidade de publicações. É no meio disto que vejo as partes boas. Claro que há muita gente que não está a conseguir produzir conteúdo habitualmente, o que é totalmente válido, mas não é bom ver que ainda há quem esteja a fazê-lo? Foi por isso que quis falar de algumas coisas boas que tenho visto por aí e que acho que vamos querer recordar no futuro.

Como é que o Bicho Mexe - os directos do Bruno Nogueira

Tinha de começar pela parte mais épica. O Bruno Nogueira tem feito, diariamente, directos no Instagram, às 23h, em que convida sempre outras pessoas a juntarem-se a ele e isto é, possivelmente, o que de melhor se está a fazer nesta pandemia. Os directos não ficam guardados, portanto é aproveitar mesmo para ver em directo. Ainda não consegui ver um completo, porque começam à hora a que já estou com sono, mas vejo sempre um bocado antes de dormir e se ainda não viram não imaginam o que estão a perder! É seguir o Bruno em @corpodormente.

Exercício físico em casa - os directos da Helena Coelho, do Paulo Teixeira e de alguns ginásios

Já vou em três semanas de treino regular e tenho a dizer que me tem ajudado muito. Faço os treinos da Helena e do Paulo, às 19h30, e saber que àquela hora tenho algo a fazer tem sido muito positivo para mim física e mentalmente. Falei um bocadinho sobre isto na retrospectiva de Março, mas queria repetir-me porque estou mesmo agradecida pela iniciativa. Além deles, há outros personal trainers a partilharem vídeos ou mesmo a fazer directos com treinos e alguns ginásios optaram por fazer treinos em vídeo para que todos possam continuar a treinar mesmo estando em casa. Como só faço mesmo os da Helena (@helenacoelhooo) e do Paulo (@ptpauloteixeira) só posso falar pelos deles, mas acredito que estas iniciativas são muito valiosas e úteis.

#FCPortoEmCasa - conversas com figuras do universo portista

Confesso que já tenho saudades de futebol, mas tenho mantido contacto com o meu clube graças ao #FCPortoEmCasa, uma iniciativa em que algumas personalidades do universo portista são convidadas a falar com os entrevistadores e a responder a perguntas dos fãs, muitas vezes recordando os tempos que passaram no clube. O #FCPortoEmCasa é transmitido na FC Porto TV e também fica disponível no Youtube. Não sei o que outros clubes estão a fazer, mas a iniciativa do FC Porto com este programa tem melhorado os meus dias. Fica o spoiler: vai haver um vídeo deste programa na retrospectiva mensal.

Pãodemia e outras comidas - directos e vídeos de receitas

Admito que não aderi à pãodemia e, por isso, o pão que se tem comido nesta casa veio todo da padaria. No entanto, tenho adorado ver tantas receitas partilhadas. Os dois canais de receitas que sigo têm optado por vários directos, tanto em Instagram como no Youtube, a fazer receitas com os seguidores ou a esclarecer dúvidas, mas acho que há vários canais do género a fazer o mesmo, e eu adoro que assim seja. Neste caso, acompanho a La Dolce Rita e vejo sempre as receitas do canal da Danielle Noce.

Estas têm sido algumas das coisas que têm melhorado estes dias e que são, sem dúvida, a prova de que a vontade de criar merece sempre ser alimentada. Se quiseres partilhar comigo os conteúdos que têm melhorado os teus dias, gostava muito de saber.

  • Reply
    Andreia Morais
    15/04/2020 at 21:06

    É estranhar dizer isto, mas até a pandemia despertou algo bom: esta vontade de produzir, de criar mais – e bom – conteúdo. E acho que isso é maravilhoso, até porque nos transmite outra esperança e motivação. Eu até tenho visto mais filmes, o que parece impossível ahahah
    Os diretos do Bruno Nogueira são mesmo geniais! Tenho acompanhado todo e vale mesmo a pena. Porque pode disparar – e descambar – para qualquer lado :p
    #FCPortoEmCasa é mesmo para ativar todo o meu lado nostálgico e emocional <3

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      02/05/2020 at 22:10

      É estranho, mas realmente houve esta parte boa da criação de projectos e ideias novas.

  • Reply
    Mary
    16/04/2020 at 12:41

    Sim, também tenho reparado em imensa coisa nova e boa, as pessoas, na sua maioria, estão unidas em criar e em vencer isto. Também tenho andado mais pelo blogue 🙂
    Eu também ainda não consegui ver um direto completo do Bruno, mas farto-me de rir com o que vou vendo. É um momento tão diferente e bonito, estarmos ali milhares de pessoas a ouvir o mesmo, é incrível!
    Há coisas boas no meio disto tudo e ainda bem. Beijinho

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      02/05/2020 at 22:11

      É verdade! É mesmo bom termos estas distracções!

share your theory