Bem, nunca esperei fazer uma publicação onde falasse de quarentena. Na verdade, não vou falar propriamente de quarentena, mas daquilo que podes fazer enquanto estão em isolamento.
Não percebo a necessidade de gente sem formação e autoridade para tal andar a falar de Coronavirus, a dar opiniões e a partilhar desinformação. Que deixem isso para os profissionais e para os órgãos em que podem confiar: a Organização Mundial de Saúde e a Direcção-Geral de Saúde são as melhores fontes. Lava as mãos, respeita e segue as sugestões que te são dadas pelas autoridades e deixa de lançar o pânico e a desinformação. É ridícula a quantidade de gente, incluindo influenciadores, que tem sido irresponsável com esta questão.
Posto isto, acho que o ideal para quem tem de ficar em casa é aproveitar para fazer outras coisas. A Joana Rita Sousa deixou, no Twitter, uma thread com várias sugestões de coisas a fazer em casa, que tem muitas ideias interessantes. A pensar nisto optei por algo que faz todo o sentido dentro do conteúdo que costumo fazer: 5 sugestões em 4 áreas diferentes e ainda uns extras, com conteúdos que podes explorar enquanto ficas resguardado em casa.
A minha escolha assentou em conteúdos que conheço e recomendo, embora não tenha falado de todos por aqui. Mas, para isto funcionar ainda melhor, desafio-te a partilhar as tuas sugestões nos comentários. Se não chegar para o isolamento, de certeza que será bom ter ideias para outras alturas.
5 Livros
A Grande Magia, de Elizabeth Gilbert
Estar fechado em casa pode ter alguma influência na nossa criatividade e, por isso, a minha primeira sugestão é A Grande Magia, um livro em que a Elizabeth Gilbert fala sobre criatividade. Por aqui, falei dele há dois anos, quando recomendei livros para quem escreve. O título original é Big Magic.
A História de Uma Serva, de Margaret Atwood
A História de Uma Serva foi um dos meus livros preferidos de 2019 e não podia deixar de recomendar a leitura desta distopia da Margaret Atwood. O título original é The Handmaid’s Tale e podes ler o que tive a dizer sobre ele nesta publicação.
A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón
Para quem gosta mais de romances, A Sombra do Vento é um dos mais espectaculares que já li. Passado em Barcelona, em 1945, La sombra del viento está tão bem escrito que nos transporta completamente para essa época e pode muito bem ser a companhia de que precisas para o isolamento. Escrevi sobre ele em 2016, aqui.