Livros Tecnologia

Goodreads: funcionalidades, como uso e o método de organização

15/05/2020
organização do goodreads

Quando escrevi sobre como organizo as minhas leituras surgiu a ideia de dedicar uma publicação apenas ao meu método de utilização e organização do Goodreads. Apesar de ter criado conta em 2013, só em 2015 comecei a dar-lhe a devida atenção e hoje em dia é uma das minhas plataformas preferidas, por isso faz todo o sentido falar-te mais sobre ela.

O que é o Goodreads?

O Goodreads é uma plataforma de catalogação de livros. Começou entre o final de 2006 e início de 2007 e em 2013 foi comprada pela Amazon. Aqui, os utilizadores pode adicionar livros já existentes às suas listas, adicionar novos livros, avaliar ou comentar os livros que lêem, seguir outros leitores e autores, criar grupos, etc., etc.

A plataforma é mais conhecida pelo Goodreads Reading Challenge, que incentiva os utilizadores a determinar o número de livros que pretendem ler em cada ano, no entanto essa é uma funcionalidade completamente opcional, assim como avaliar ou comentar um livro é opcional.

Além dos leitores, o Goodreads permite aos autores ter conta lá e ter acesso a algumas funcionalidades diferentes. As estruturas da página de autor e da página de leitor diferem, mas a essência é a mesma.

Como utilizo o Goodreads

Apesar de ter o perfil de autor activado, uso muito mais o Goodreads enquanto leitora do que enquanto autora. Enquanto leitora, há várias coisas que gosto de fazer por lá. De vez em quando procuro pessoas para adicionar e adoro ir espreitar os livros que outras pessoas adicionaram.

Costumo interagir regularmente com os updates da página inicial, ou seja, com as actualizações que as pessoas que sigo ou de quem sou amiga vão fazendo. Isto é, para mim, o melhor do Goodreads: interagir e comunicar com outras pessoas que também gostam de ler.

Também participo anualmente no Goodreads Reading Challenge. O número de livros que defino depende sempre um bocadinho. Em 2014, por exemplo, defini 15 livros como meta. Estava na faculdade, não andava a ler muito. Em 2015 desafiei-me a ler 50 e cumpri. Agora defino o número com base naquilo que acho que consigo ler, mas não vivo obcecada com a meta.

Uso muito as estantes, porque adoro ter os livros bem organizados, mas já falamos sobre isso. Gosto de ter o Goodreads sincronizado com o Kindle. Desta forma, quando começo e quando termino um ebook no Kindle, consigo actualizar automaticamente o Goodreads. Com esta sincronização, todas as frases que sublinho e as notas que escrevo nos ebooks ficam disponíveis no Goodreads e posso escolher se quero que sejam públicas ou privadas.

No perfil de autor, costumo ver como andam as avaliações dos meus livros, mas tenho acesso a outras funcionalidades. Ora vê:

Página de autor no Goodreads: vantagens e funcionalidades

página de autor goodreads

Quando acedes à minha página de autor este é o aspecto inicial. O selo Goodreads author permite-te saber que aquelas informações são controladas pelo autor. Desta forma, as fotografias, informações, links e biografia são da inteira responsabilidade do autor. Aqui é possível seguir um autor e, mais abaixo, há hipótese de o adicionar como amigo. Esta hipótese não é tão visível como nos perfis normais.

Aqui, podes aceder ao meu Year in Books do ano anterior e usar o Ask The Author para deixar perguntas. Também consegues ver quem segue o perfil e tens as mesmas informações relativas a quantos livros já avaliei, quantas reviews já escrevi e a média de avaliação.

Mais abaixo aparecem os livros escritos pelo autor e, na barra lateral, tens oportunidade de adicionar links para vídeos. Podem ser book trailers, entrevistas, enfim, o que quiseres. Eu adicionei um vlog de escrita, por ser aquele que melhor se adequa. Logo abaixo podes ver todas as minhas estantes, das quais falaremos mais abaixo.

página de autor goodreads

Se continuares para baixo, tens logo acesso ao meu blog. Isto é mais uma funcionalidade interessante da página de autor. Podemos adicionar o feed RSS do nosso blog e, assim, quem nos seguir pode ver, na página inicial do Goodreads, aquilo que vamos publicando. Gosto desta ferramenta porque acho que faz todo o sentido promover outros tipos de escrita.

Também é possível adicionar eventos, o que é giro caso tenhas entrevistas ou apresentações de livros em breve. Nunca usei, mas é algo também excelente para ajudar os autores.

página de autor goodreads

As páginas de autor incluem ainda a lista de amigos, o desafio actual do Goodreads Reading Challenge, a lista de livros que estamos a ler, a nossa actividade na plataforma (livros que adicionámos, que terminámos, updates de que gostámos), frases de que gostámos e mesmo frases que tenham sido adicionadas como pertencendo aos nossos livros, os grupos de que fazemos parte e ainda uma área destinada a comentários.

O que eu acho que falta: gostava de ter a possibilidade de criar um painel de anúncios de autor. Ou seja, imagina que eu quero dizer aos meus seguidores que fui entrevistada para determinado site. Se tivesse uma área onde pudesse partilhar essas informações, como se fosse uma actualização de estado, podia ser uma dinâmica interessante.

Funcionalidades que adoro

Quando eu digo que o Goodreads é um mundo, quero mesmo dizer que é um mundo. Não é exagero. Além das funcionalidades básicas de adicionar livros às estantes, classificá-los e escrever sobre eles, há realmente muitas outras coisas interessantes a acontecer no Goodreads.

Recomendações literárias baseadas nas nossas estantes e/ou nos géneros literários que marcamos como os nossos preferidos: o Goodreads tem uma página dedicada a recomendações. Estas recomendações são feitas com base nos livros que avalias e nas estantes que crias. É uma das minhas formas preferidas de descobrir novos livros. Outra é consultar a página de novos lançamentos. Aqui podes ver os livros que vão sair dos autores que já leste ou dos géneros de que gosta. Esta função peca apenas por apresentar poucos livros em português.

Dica: por ser uma plataforma da Amazon, é muito mais fácil encontrar livros estrangeiros. Para teres mais recomendações em português, opta por criar uma estante só com livros portugueses. Desta forma, as recomendações para essa estante vão ser mais abrangentes e incluir mais autores lusófonos.

Listas de livros: Podes criar listas ou ver listas que outras pessoas criem. Normalmente são listas temáticas (livros portugueses, livros YA, etc.) e eu confesso que é uma das minhas coisas preferidas. Dá para conhecer novos livros, funciona como ajuda se não souberes o que ler e até pode ser inspiração para um desafio literário.

blog literário: O Goodreads actualiza regularmente o blog, seja com artigos temáticos seja com entrevistas ou notícias. Como a plataforma organiza, regularmente, épocas temáticas (semana do romance, leituras de Verão, etc.), há muitas publicações dedicadas a esses temas também. Vale a pena seguir.

Grupos: Confesso que já usei mais, até porque só estou em três grupos, no entanto a opção de criar grupos ou de aderir a grupos já existentes é mais uma prova do espírito de comunidade que por ali se vive. Nos grupos podes criar tópicos de discussão e criar listas de livros, algo excelente para clubes de leitura. Os grupos de que faço parte: Our Shared Shelf, Reese’s Book Club x Hello Sunshine e um grupo de autores.

QuotesPor fim, há toda uma secção dedicada a frases e excertos de livros. Além de ser uma fonte de inspiração, podes gostar dos excertos e criar, assim, a tua própria lista de inspiração.

Outras funcionalidades interessantes

Além destas funcionalidades de que falei, há outras também igualmente interessantes, que vale a pena explorar:

Tópicos de discussão: É possível criar, em livros ou em grupos, tópicos de discussão. Nunca usei a funcionalidade, mas às vezes espreito quando o tópico de discussão é interessante. Gostava de testar isto no futuro, num dos meus livros.

Ask the author: Já te falei ali em cima sobre esta funcionalidade, mas existe mesmo uma área dedicada às perguntas aos autores, onde podes ver o que andam a dizer ou, neste caso, a que perguntas andam a responder.

Quizzes: Esta é a secção mais descontraída e engraçada, em que podes responder a quizzes sobre os livros que lês. É daquelas secções que quase ignoro, mas às vezes pode ser engraçado.

Utilizadores mais activos: Queres adicionar mais pessoas? Nesta secção podes ver os utilizadores mais activos no país em que estás e no resto do mundo.

Uma funcionalidade que quero testar

O Goodreads tem uma área destinada a escrita criativa. Através dela podemos ler e até escrever histórias, partilhar capítulos de um livro ou usar aquilo como uma espécie de diário. Precisamos de ter atenção aos direitos de autor, claro, portanto têm de ser peças originais. Parece ser algo semelhante ao Wattpad, mas ainda não utilizei o suficiente para ter uma opinião. Gostava de utilizar esta função para, quem sabe, apresentar alguns pedaços de histórias que tenho escrito ou mesmo para partilhar alguns contos.

O meu método de organização do Goodreads

Já disse várias vezes que gosto de métodos de organização simples e eficazes. Para a organização do Goodreads funciono da mesma forma. No Goodreads há três estantes que são comuns a toda a gente:

Read – livros que já leste;
Currently Reading –  livros que estás a ler;
Want to Read – livros que queres ler.

Nestas estantes, há um pormenor de exclusividade. Ou seja, o mesmo livro só pode estar numa delas. No entanto, se estiveres a ler algo que já tinhas lido é possível adicionar as datas em que leste anteriormente. Além destas, é possível criar tantas estantes quantas pretendas.

As estantes que utilizo

goodreads shelves

Como podes ver, eu ainda utilizo algumas estantes para agrupar os meus livros. Apesar de os livros ficarem agrupados no reading challenge gosto de criar uma estante para as leituras de cada ano. Essas são as mais notáveis: de 2015 a 2020 ainda não falhei um ano.

Depois tenho estantes para clubes de leitura e projectos literários, neste caso o RRSP2017 (o re-reading season project), o The Bibliophile Club e o Uma Dúzia de Livros.

Tenho ainda a estante owned, onde marco todos os livros físicos que tenho, e ainda a estante kindle, onde guardo os ebooks que li.

Por fim, tenho duas estantes sticky. Estas são estantes que podes escolher apresentar primeiro na tua lista.

As duas listas que escolhi apresentar primeiro, as que estão marcadas com um asterisco, foram a estante favorites, onde guardei todos os meus livros preferidos, e a estante to buy, com livros que quero comprar em formato físico. Esta é a organização do Goodreads que melhor funciona para mim. Há quem tenha também uma estante para livros que não terminou ou quem goste de criar uma estante por género literário, mas para mim não faz sentido.

Apesar de eu ter uma estante apenas para livros físicos que tenho, o Goodreads permite-te adicionar os livros que tens de uma forma muito mais imediata através da opção Owned Books.

Método de avaliação

Eu gosto de avaliar sempre os livros que leio. A avaliação é um bocado relativa, claro, e, com o tempo, já cheguei a mudar avaliações. No Goodreads a avaliação é feita através de estrelas, de 1 a 5, sem possibilidade de dar meia estrela. Para poder ter um sistema de avaliação mais organizado, no ano passado defini assim as estrelas que atribuo:

1 estrela – livros tão maus que desejava nem ter lido;
2 estrelas – livros meh. Não foram péssimos ao nível de ser 1 estrela, mas também não são propriamente bons;
3 estrelas – gostei, mas não são espectaculares;
4 estrelas – gostei muito, são livros bons;
5 estrelas – favoritos da vida, livros tão bons que quero ler outra vez assim que acabo de os ler.

Às vezes, quando fico indecisa, uso as meias estrelas nos comentários. Quando isso acontece arredondo para cima a avaliação e deixo apenas nos comentários a indicação. Ou seja, se um livro for 3,5 eu dou-lhe 4 estrelas.

Além da avaliação, tenho tentado ser mais certinha em comentários, mas há muitos livros sobre os quais não escrevi reviews. No entanto, quando o faço sigo dois critérios: se o livro é português ou, pelo menos, lusófono, escrevo a opinião em português. Se o livro for estrangeiro escrevo maioritariamente em inglês, mas por vezes faço o comentário recorrendo tanto ao inglês como ao português. Além disto, é possível assinalar uma review que contenha spoilers.

De uma forma geral, isto é o Goodreads. A plataforma também tem uma aplicação, que, embora intuitiva, não tem todas as funcionalidades do site. Normalmente uso a aplicação para updates literários, mas prefiro o site. Ainda assim, uma das funcionalidades da aplicação de que mais gosto é as de procurar por um livro usando a câmara. Basta apontar a câmara à capa do livro ou ao código de barras e o livro aparece logo. Se estiveres no Goodreads:

As funcionalidades apresentadas nesta publicação são válidas para o site goodreads.com e existem à data de publicação, 15 de Maio de 2020.

  • Reply
    Andreia Morais
    15/05/2020 at 17:13

    Tenho que explorar mais o goodreads, porque acabo por só o utilizar para o Reading Challenge. Mas gosto bastante da plataforma, acho que está muito bem organizada 🙂
    Obrigada por esta partilha tão maravilhosa!

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      18/05/2020 at 16:48

      Eu sou suspeita, porque adoro a plataforma, mas acho que vale a pena explorar!

  • Reply
    Patrícia Lobo
    16/05/2020 at 15:54

    Uau! Uma publicação clara e bastante interessante sobre uma das plataformas que mais uso no dia-a-dia.
    Desconhecia algumas das funcionalidades das páginas de autor do Goodreads, para ser sincera.
    A minha forma de organização nas estantes é muito semelhante à tua, bem como o método de avaliação dos livros que leio.

    Beijinhos

    • Reply
      Mónica
      25/09/2020 at 11:54

      Gostei bastante da publicação! E gostaria de fazer uma pergunta, se não lermos através do kindle, dá para identificarmos citações de livros que gostamos, adicionadas por nós?

      Gostaria ainda de adicionar que embora pouco desenvolvido, dá para ver algumas estatísticas no site (n° de livros e pág. lidas no ano, n° de livros terminados por mês). E pelo ano de 2018 nessas estatisticas dava para ver um top de autores mais lidos, com o número de livros já lidos, infelizmente agora já não é possível ver-se essa estatística, mas acho que deviam apostar mas neste tema.

      • Reply
        Sofia Costa Lima
        25/09/2020 at 13:45

        Sim! Muitos livros incluem já citações no Goodreads, mas também podes adicionar à mão aquelas que mais nos marcaram, neste link: https://www.goodreads.com/quotes/new.

        Sim, é verdade! Dá para aceder a estatísticas, mas não fez sentido falar de ~tudo~ o que há no Goodreads, caso contrário a publicação ficava ainda maior!

  • Reply
    Patrícia Lobo
    17/05/2020 at 20:43

    Lembrei-me agora de uma funcionalidade do Goodreads, que está disponível para aplicação mobile (pelo menos para iOS sei que está), que te permite pesquisar um livro usando a câmara do telemóvel. Colocas o livro visível na câmara, a app faz um scan do livro e retorna-te o resultado. Podes, por exemplo, colocar logo o livro na estante “Want to Read”. Já usei algumas vezes e até é bastante preciso.

    Resolvi vir aqui partilhar. Não sei se já conhecias ?

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      18/05/2020 at 12:44

      Conheço e uso bastante! Também funciona em Android. Esqueci-me de falar dela, porque me foquei mais no site, mas vou acrescentar à publicação! Obrigada por teres partilhado!!!

  • Reply
    Andreia Moita
    26/05/2020 at 22:30

    Já tenho há muito tempo, mas só há pouco comecei a usar com mais frequência e achar realmente interessante. Juro que não sabia de metade destas funcionalidades. Muito obrigada por este post.

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      27/06/2020 at 11:17

      Quanto mais usas a plataforma mais gostas dela! Ainda bem que foi útil, muito obrigada!

share your theory

%d bloggers like this: