Reviews de Livros Séries & TV

Livro vs. Série: Little Fires Everywhere

little fires everywhere celeste ng

Quando soube que Little Fires Everywhere, o livro da Celeste Ng, ia ser adaptado para série, com a Reese Witherspoon, fiquei logo entusiasmada… pela Reese. Li o livro em 2018 e, apesar de ter gostado, não me hei-de esquecer de como o início foi lento e moroso. Pensar numa série com alguns episódios lentos, em que parece nada acontecer, não é muito apelativo. Mas se a Reese estava envolvida então havia esperança.

A série é composta por oito episódios e, apesar de ser da Hulu, pode ser vista no Amazon Prime Video. Eu escrevi sobre o livro na altura em que o li, portanto não vou focar-me muito no livro nesta publicação.

A história de Little Fires Everywhere

Litte Fires Everywhere é uma história de famílias. De um lado temos a família de Elena Richardson, uma família aparentemente perfeita. De outro lado temos a família de Mia Warren, uma família monoparental. Mia e a filha, Pearl, chegam a Shaker Heights, no Ohio, e Elena decide arrendar-lhes uma casa, dando a oportunidade a Mia de trabalhar parcialmente em sua casa, de forma a ajudar a pagar contas.

A história começa quando um incêndio destrói a casa dos Richardson, mas é construída de forma a explicar o que antecedeu aquele momento, desde o momento de chegada e Mia e Pearl. Ao longo da história vão acontecendo várias coisas que determinam aquele desfecho, desde o envolvimento de Pearl com os filhos dos Richardson até ao envolvimento de Mia num caso mediático de uma bebé chinesa que tinha sido abandonada meses antes.

Tal como tive oportunidade de escrever na altura em que li o livro, não foi fácil entrar na história. Os capítulos eram muito grandes e o livro desenvolve-se de forma lenta, o que dificulta o apego à história, pelo menos de início.

No entanto, no final acabei por gostar do livro e até a forma de narrar, diferente do habitual, me conquistou. Daquilo que tinha imaginado no livro, as personagens até encaixaram nas descrições literárias, o que é um ponto a favor da adaptação.

Uma adaptação que cumpre os requisistos

A série da Hulu tem oito episódios, cada um com cerca de 50 minutos. Para ser sincera, temi que a série se tornasse aborrecida, mas o desenvolvimento dos episódios, embora lento, não se torna cansativo e chato.

Como já disse, as descrições das personagens não ficaram aquém dos actores escolhidos, mas tenho de destacar a Reese Witherspoon. Por um lado, o papel de mãe de uma família quase perfeita e privilegiada parece assentar-lhe na perfeição (remember Big Little Lies?). Por outro… houve uma cena, num dos episódios, absolutamente soberba. A Reese conseguiu transmitir, só com o olhar, um certo terror e medo. Foi inacreditável!

Houve algumas mudanças entre o livro e a série, mas confesso que gostei muito da adaptação. Em certos aspectos é uma série um bocado novelesca e, sem dúvida, cheia de drama, mas está muito bem construída e devo dizer que a Elena e a Mia foram tão bem interpretadas pela Reese e pela Kerry que vale a pena só por isso.

Título original: Little Fires Everywhere
Título em português: Pequenos Fogos em Todo o Lado
Autora: Celeste Ng
Ano: 2017 (PT: 2018)

Comprar*: Wook // Wook – Inglês

*ao comprares através destes links eu ganho uns cêntimos, que poderei usar para comprar mais livros.

Título original: Little Fires Everywhere
Elenco: Reese Witherspoon, Kerry Washington
Criador: Liz Tigelaar
Anos: 2020

4 Comentários

  • Reply
    Andreia Morais
    22/06/2020 at 16:19

    Tenho alguma curiosidade em ler o livro, mas deixaste-me ainda mais curiosa com a adaptação. A Reese Witherspoon abrilhanta qualquer argumento 🙂

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      27/06/2020 at 10:47

      Não sei dizer com certezas de qual gostei mais, mas há uma grande probabilidade de ter gostado mais da série.

  • Reply
    Os devaneios da Tim
    23/06/2020 at 22:10

    Estou a guardar a série para depois quando acabar o livro… mas ainda tenho de o ir comprar

share your theory

%d bloggers like this: