Projecto 642

Projecto 642: 13 textos até ao fim de 2020

642 things to write about

Quando fiz o workshop de escrita da Rita da Nova, a Rita mostrou-nos e recomendou-nos alguns livros. Entre eles estava o 642 things to write about. Fiquei de olho nele desde aí, mas, não sendo prioridade, acabei por adiar a compra. Apesar disso, há vários meses que andava a planear comprá-lo para, à semelhança de tantas outras pessoas pelo mundo, criar uma rubrica dedicada ao livro.

Tudo o que precisas de saber sobre o Projecto 642

O que é o 642 things to write about?

642 things to write about é um livro criado pelo The San Francisco Writers’ Grotto. Neste livro encontras exactamente 642 ideias de escrita, muitas delas diferentes do habitual. O livro é muito bom. Enquanto preparava os temas para este projecto acabei por ler todos os tópicos de escrita sugeridos e não hesitei em lhe atribuir 5 estrelas no Goodreads.

Então em que consiste o Projecto 642?

O Projecto 642 não é um projecto original, uma vez que já centenas de pessoas o replicaram em blogs e afins. No entanto é um projecto que queria desenvolver aqui há muito tempo. Resumindo, é um projecto de escrita inspirado no livro 642 things to write about ou na versão 642 tiny things to write about. Nesta primeira temporada vou focar-me apenas na primeira versão.

Como vai funcionar no blog?

O Projecto vai funcionar como rubrica fixa e todos os textos vão ser arquivados na categoria Projecto 642, para que saibas sempre de onde vem o tema. A rubrica será quinzenal, sempre ao sábado. A primeira temporada começa já no dia 4 de Julho e termina dia 19 de Dezembro.

Expectativas e Objectivos

A minha ideia é apenas ter uma rubrica de escrita, onde nunca se sabe bem o que resulta dali: pode ser ficção, pode ser um texto mais sentimental, não sei. De resto, é escrever e pouco mais.

Também queres participar?

Já tenho as datas e os temas todos decididos, mas deixei algo no ar: a hipótese de mais pessoas participarem no projecto. Tal como disse, não é algo novo e original, mas continua a ser dinâmico e, por isso, se quiseres participar com os temas que escolhi para esta temporada essa possibilidade está em aberto.

As regras para isso serão: deves publicar no dia determinado ou depois; não precisas de participar em todas as edições; se não quiseres participar publicamente (não tens um blog ou uma plataforma, não te sentes à vontade, etc.) não tens de o fazer.

Para participares só precisas de me enviar um e-mail, que encontras na página de Contactos. Ao enviares o e-mail receberás de volta um pdf com as datas e os temas. 

Mesmo que decidas não participar, tens toda a liberdade para replicar o tema depois de publicado.

4 Comentários

  • Reply
    Carolayne T. Ramos
    20/06/2020 at 17:10

    Mas que ótimo projeto para estimular a escrita!!! Quero!!

  • Reply
    Andreia Morais
    20/06/2020 at 18:48

    Parece-me tão bem! E é claro que vou estar atenta *-*
    Entretanto, também deves receber um e-mail meu. Porque fiquei mesmo tentada a juntar-me à iniciativa

  • Reply
    Marisa Vitoriano
    21/06/2020 at 19:20

    Adoro este livro. Quando não sei o que escrever abro uma folha ao calhas e lá vou eu 🙂

share your theory

%d bloggers like this: