Livros

TBR: Livros para o Verão 2020

livros para o verão 2020

O Verão é a única estação do ano em que realmente me apetece fazer uma lista to be read específica. Não sei se é pelo sol, pelo calor ou por ser a estação em que mais pessoas fazem estas listas de livros para ler. Ainda assim, a lista vai ser curta. Já sei o que a casa gasta e, por isso, sei que determinar todos os livros que vou ler não resulta para mim.

Este ano há alguns projectos a moldar esta lista. Além dos dois clubes de leitura em que participo, tenho o projecto dos 20 livros para 2020 e fui adicionada a um grupo do Goodreads com um desafio de maratona de Verão. O da maratona funciona por tópicos, portanto vou tentar que combine com os temas dos clubes de leitura e com os livros que tenho por ler, para ser mais simples. Ainda assim, os livros que escolhi para esta lista foram todos adaptados para caberem nos projectos de leitura.

Livros para o Verão 2020

...da lista dos 20 para 2020 + 5 portugueses para ler este ano

No início do ano determinei 20 livros para ler em 2020. Neste momento faltam-me sete. Em Maio, por ocasião do Dia do Autor Português, juntei mais cinco a essa lista, com cinco livros de autores portugueses para ler ainda este ano. Desses cinco já li dois e comecei outro, mas não gostei do que li portanto passei à frente. Tendo isto em conta, decidi que estes três vão fazer parte do Verão (e os restantes logo se vê):

  • Leva-me Contigo, de Afonso Reis Cabral
  • Aparição, de Vergílio Ferreira
  • A Hora Má: O Veneno da Madrugada, de Gabriel García Márquez

...para os clubes de leitura

Confesso que estes meses de Verão vão ser complicados para o The Bibliophile Club e para o Uma Dúzia de Livros. Isto porque só tenho um livro definido para cada um deles e ainda ando meio perdida no resto. O primeiro, é para o tema de Julho do Uma Dúzia de Livros; o segundo, é para o tema de Agosto do TBC.

  • Crónica de uma Morte Anunciada, de Gabriel García Márquez
  • Persépolis, de Marjane Satrapi

...outros

Além das cinco escolhas acima, juntei ainda dois livros que correspondem a categorias da maratona de Verão, neste caso ambos em ebook. Um deles que já tenho para ler há vários meses e outro é um que comecei há uns meses, mas depois não continuei.

  • Verity, de Colleen Hoover
  • The Bookish Life of Nina Hill, de Abbi Waxman

...se me apetecer:

Para concluir, a categoria se me apetecer, que também funciona como se tiver tempo ou mesmo como se não mudar de ideias, com outros três livros que tenho cá por casa para ler.

  • Cafuné, de Mário Zambujal
  • Apenas Miúdos, de Patti Smith
  • O Amor em termos de Cólera, de Gabriel García Márquez

Gostaste desta lista?

2 Comentários

  • Reply
    Andreia Morais
    19/06/2020 at 15:29

    Que giro, por acaso nunca tinha pensado fazer uma TBR só para o verão, mas até fazia sentido, tendo em conta que é a altura em que tenho mais tempo para ler 😀
    Boa sorte com essas leituras!
    Estou com muita vontade de lerA Hora Má: O Veneno da Madrugada, que está à minha espera na estante. E tenho muita curiosidade em relação a Verity, Cafuné, Apenas Miúdos e O Amor em termos de Cólera

share your theory

%d bloggers like this: