Livros

5 livros portugueses para ainda ler em 2020

dia do autor português

Hoje, dia 22 de Maio, comemora-se o Dia do Autor Português. Não é fácil ser artista em Portugal e isso inclui os escritores. Há uns anos lembro-me de ter feito o mea culpa e expliquei que não lia assim tantos autores portugueses quanto gostaria. Tenho corrigido isso e tenho-me esforçado por ler mais do que é português.

Da minha lista de 20 livros para 2020, nove das escolhas eram de autores nacionais. Por estar quase a terminar essa lista, comecei a pensar em mais livros para ler em 2020 e assim surgiu uma lista pequena, de apenas cinco livros portugueses para ler em 2020.

5 livros portugueses para ainda ler em 2020

Aparição, de Vergílio Ferreira

Lembras-te da publicação dos livros que as pessoas associam a mim? Este foi um livro a que me associaram e confessei que nunca o tinha lido, mas que estava para breve. Entretanto o livro chegou cá a casa e fica aqui prometido que é para ler este ano.

Leva-me Contigo, de Afonso Reis Cabral

Se o Pão de Açúcar está na lista dos 20 para 2020 e se já li O meu irmão, fica apenas a faltar Leva-me Contigo. Por ser um livro pequeno e de viagem, estou a pensar inclui-lo nos livros de Verão. 

Manual de Sobrevivência de um Escritor, de João Tordo

Foi a minha última compra de Abril e deve chegar em breve cá a casa. Gosto de ler livros sobre escrita e este, de um português, será certamente algo enriquecedor.

O Meu Coração só tem uma Cor, de Joana Marques

Estou com saudades de futebol. Estou com muitas de saudades de futebol. Não sei se é por isso, mas tenho andado tentada a finalmente ler o livro da Joana Marques. Já o tenho há alguns meses, mas tenho guardado a leitura, não sei bem porquê. É para ler ainda este ano.

Saturnália, de André Fontes

Não sei o quanto esta escolha é arriscada porque não tenho qualquer referência sobre o livro. Não conheço quem já o tenha lido, portanto é uma escolha às cegas. Apesar de ter no fim da lista, acho que vai ser o primeiro a ler.

1 Comentário

  • Reply
    Andreia Morais
    22/05/2020 at 16:19

    Quero muito ler Leva-me Contigo, Manual de Sobrevivência de um Escritor e O Meu Coração só tem uma Cor! Nunca mais é setembro :p

share your theory

%d bloggers like this: