Escrita Reviews de Livros

Lições e Considerações sobre o Manual de Sobrevivência do Escritor

manual de sobrevivência do escritor joão tordo

Se queres ser escritor, prepara-te para ficares de coração partido.

Gosto de ler livros sobre escrita porque acredito que também se aprende muito a ler sobre a experiência dos outros. No entanto há algo inegável nos livros sobre escrita: nem tudo é facilmente transportado para a realidade portuguesa e, às vezes, uma pessoa quer ler o ponto de vista de alguém que sabe o que se passa aqui. Quando soube que o João Tordo ia publicar um livro sobre escrita tinha grandes esperanças e não foram destruídas.

Manual de Sobrevivência do Escritor foi o último livro que comprei antes do desafio de não comprar livros, ainda em pré-venda, e comecei-o assim que chegou cá a casa. Foi uma leitura de que gostei muito e que me disse muito. Nem tudo foi uma novidade, mas foi tudo escrito com tanta humildade e honestidade que senti que toda a gente com aspirações de escritor em Portugal devia ler e pensar.

Este livro não é um guia de escrita nem de como ter uma carreira de escritor, mas é um livro em que um escritor fala sobre várias partes da vida de escritor. Acabei por usar muitas daquelas setas marcadoras ao longo de todo o livro para registar aquilo que mais falou comigo. e, no final, senti que compreendia tanto o livro como o livro me compreendia.

Há, claro, uma coisa no percurso do João Tordo com a qual nunca me conseguirei identificar. A geração dele na escrita surgiu antes das redes sociais e ele conseguiu publicar o primeiro livro porque o José Luís Peixoto entregou o rascunho ao editor com quem trabalhava. Hoje em dia as coisas não são assim tão simples, infelizmente. Concordo, no entanto, que para quem quer publicar mais do que um livro e fazer carreira da escrita não é opção publicar em editoras a quem temos de pagar. Eu comecei assim e tenho muitas reservas em relação ao assunto. Tudo o resto é diferente para quem quer começar ou continuar agora.

No entanto, tudo o resto fez muito sentido para mim, desde a questão da inveja intrínseca em alguns autores portugueses, aos problemas das editoras em que se paga para publicar, sem esquecer o facto de um escritor – só escritor – não conseguir ter uma vida propriamente desafogada em Portugal. Acredito que voltarei a este livro várias vezes e que, sempre que o fizer, terei tirado novas ilações sobre ele.

Título original: Manual de Sobrevivência do Escritor
Autor: João Tordo
Ano: 2020

Comprar*: Wook

*ao comprares através destes links eu ganho uns cêntimos, que poderei usar para comprar mais livros.

2 Comentários

  • Reply
    Andreia Morais
    16/06/2020 at 15:28

    Cada vez me arrependo mais de não ter comprado o livro logo em pré-venda 🙁
    [Setembro, podes chegar que eu agradeço ahahah]

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      27/06/2020 at 10:50

      Não te preocupes porque seja em que altura for vais tirar muito deste livro!

share your theory

%d bloggers like this: