A Sofia World

5 anos de a Sofia world

13/07/2020

Há cinco anos apresentei ao público o resultado de três semanas de trabalho. Uma nova casa, um novo nome, uma nova vontade. Chamei-lhe a Sofia world, a forma estilizada de it’s a Sofia’s world, um nome um tanto egocêntrico, que queria apenas ser sinónimo de um blog sobre a minha vida, os meus gostos, as minhas lutas. Se fosse hoje, não sei se teria o mesmo nome, mas foi com este que fiquei.

Confesso que nos primeiros meses tive uma tarefa complicada: tinha de reencontrar a minha voz e aprender a usá-la neste novo espaço. Hoje em dia já o faço confortavelmente, mas o a Sofia world permitiu-me esse reencontro e a evolução para o lugar onde queria estar — este.

Estes cinco anos foram muita coisa, viram muita coisa, mudaram muita coisa. Tiveram altos e baixos e agora a situação estabilizou. Estou a fazer conteúdo de que gosto, como gosto, numa casa de que gosto. Estes cinco anos foram tudo. Para os comemorar, quero partilhar contigo cinco segredos.

5 pormenores que talvez não conheças no a Sofia world

O tom certo de azul

Há três anos adoptei um tom azul para fazer parte da paleta de cores oficial do blog. Na altura fiquei de contar a história desse azul, mas nunca o fiz. Durante anos procurei o azul certo, mas não encontrava aquele de que realmente gostava. Ironicamente, aquele azul esteve sempre perto da vista e do coração.

Até que, em 2017, a encontrei. Estava a fazer a visita ao Estádio do Dragão, olho para aquele quadro onde está o 287C da Pantone e senti-me muito estúpida: o azul que eu queria tinha estado à minha frente durante todo aquele tempo. A partir daí o azul Porto tornou-se o azul ASW e é a cor que uso em tudo o que seja relacionado com o blog e até no meu CV.

Uma página de links

Provavelmente já viste por aí uma plataforma chamada Linktr.ee, que permite agregar vários links numa só página e partilhar essa página para facilitar o acesso ao que queremos promover. A ideia é boa, mas desde que mudei para o WordPress e comecei a ter a casa composta pensava em fazer essa página aqui no blog. Entretanto há uns meses o Linktr.ee deu-me problemas no Instagram e decidi que era altura de criar a minha própria página de links.

A maior vantagem é que o tráfego vem todo para aqui e, além disso, o aspecto é mais personalizável, mas, acima de tudo, é diferente enviar alguém para esta página ou para o Linktr.ee. Caso ainda não tenhas visto nos meus perfis de redes sociais, podes conhecer a página aqui.

Um portefólio em construção

Em Junho consegui finalmente ter a página dedicada ao meu portefólio com um aspecto partilhável. A ideia de criar páginas para o portefólio e para o currículo começou a ser estruturada em Novembro, mas tem demorado porque tive preguiça e porque não estava a conseguir fazer algo de que gostasse. Apesar de ainda não estar completo, o meu portefólio já pode ser visto nesta página e em breve o mesmo acontecerá com o meu currículo.

blog já é um bom portefólio, mas reunir todas as outras coisas que já escrevi era algo que queria há muito, por motivos profissionais e por motivos de facilidade, para poder ter tudo reunido e ser mais simples o envio do mesmo sempre que é pedido.

Publicações destacadas na página inicial

Tens visitado a página inicial do blog? Então já deves ter reparado que existe um slideshow a mostrar algumas publicações! Era algo a que não dava grande importância, mas depois vi o potencial: destacar publicações durante mais tempo, seja porque foram muito visitadas seja porque deram mais trabalho e merecem o destaque.

Estou constantemente a actualizar essa secção e tem funcionado bem, permitindo que haja ali um acesso mais rápido a algumas publicações mais importantes.

O tema preferido e outras curiosidades temáticas

Ao longo dos anos, os temas sobre os quais mais gosto de escrever foram mudando. Nos últimos dois ou três anos o tema sobre o qual mais tenho gostado de escrever é lugares. Curiosamente, este era o tema que mais dificuldades me trazia no início porque a minha experiência turística é fraca.

E já que falamos em temas, umas curiosidades rápidas: se tivesse de abdicar de um tema e nunca mais escrever sobre ele aqui esses temas seriam filmes e séries & TV .

Tudo o que é da categoria vida é o que rende mais visualizações, assim como artigos sobre actualidade.

Obrigada por continuares desse lado!

  • Reply
    Carolina Sofia
    13/07/2020 at 18:45

    Muitos parabéns pelos 5 anos. Não sigo há muito tempo, mas o que li até agora conquistou-me. Que venham muitos mais anos! 🎂

  • Reply
    Andreia Morais
    13/07/2020 at 18:58

    Parabéns, parabéns, parabéns! Não só por estes cinco anos, mas também por teres encontrado a tua voz e partilhares conteúdo com tanta qualidade, amor e inspiração. Sinto-me mesmo bem a visitar a tua casa e, por isso, faço por regressar todos os dias.
    Que venham mais cinco. E outros infinitos cinco mais. Mereces tudo de bom ♥

    Esse azul é mesmo o melhor 😀

    • Reply
      Marisa Vitoriano
      13/07/2020 at 22:27

      Não tenho a certeza de há quanto tempo sigo este teu “mundo”. Sei que é há muito e espero que continues a cuidar deste blog por muito mais tempo, porque é lindo!

  • Reply
    Leonor M
    16/07/2020 at 12:41

    Recordo, com carinho, a transição para o ASW e o seu nascimento, well, we’ve been here for a while! Que o futuro seja enriquecedor e repleto de crescimento, o teu projecto merece! <3 Also, já tinha reparado que este azul no blogue não era ao acaso :p

  • Reply
    Carolayne T. Ramos
    01/08/2020 at 17:23

    Há quem diga “muito amor à camisola” – apesar de eu não ser, de todo, pessoa de futebol -.
    Eu cá prefiro adaptar para “Muito amor à Sofia e a tudo o que ela cria e partilha connosco!”.
    Já te tinha dado os parabéns pessoalmente, mas nunca é demais deixá-lo aqui exposto, para que todos possam ver e perceber a importância de se deixar um bom feedback público. Este é o blogue que mais adoro, do qual me lembro sempre, que mesmo quando leva tempo a ser lido, é-o feito com dedicação! Inspiras-me, realmente, a procurar a minha melhor versão enquanto produtora de conteúdo escrito, enquanto leitora, enquanto pessoa criativa! Passe o tempo que passar, tudo o que aqui escreveres será sempre intemporal e belo! ♥

    Beijocas,
    LYNE, IMPERIUM BLOG // CONGRESSO BOTÂNICO – PODCAST

share your theory

%d bloggers like this: