Blogosfera

3 razões para criares uma página de links

28/07/2020
criar uma página de links

É muito comum entrares no perfil de alguém numa qualquer rede social e veres que o link promovido remete para um serviço de agregação de links, normalmente o Linktree ou algo semelhante. Apesar de estes serviços serem práticos e úteis, mas quero apresentar-te uma solução para poderes criar uma página de links ainda melhor.

Esta landing page, ou seja, a página para a qual estás a remeter os teus seguidores, tem um potencial muito grande, se devidamente aproveitada, mas ainda nem toda a gente a utiliza da melhor forma… ou utiliza de todo. Para te explicar a importância desta página em particular, vou também explicar-te como podes criá-la e usá-la nas tuas redes sociais.

Para que serve uma página de links?

Antes de criares a tua página de links convém perceberes como é que ela te pode ser útil e para que serve. Como é facilmente compreensível, esta página serve precisamente para agregares os links que mais vezes promoves ou que queres promover de momento. Nesta página, podes escolher o que queres partilhar e também podes actualizar o que promoves ou a ordem em que apresentas as ligações.

5 razões para criares esta página

Antes de te contar como podes criar a tua página de links deixa-me explicar, resumidamente, as razões pelas quais deves criar este tipo de landing page.

1 – Facilitas a partilha de linkscomo tens os links principais agregados numa só página só precisas de partilhar essa página em vez de estares a partilhar vários links ou mesmo a procurar esses links.

2 – Consegues dar a volta à restrição de links nas histórias do Instagram: como sabes, se a tua conta tem menos de 10 mil seguidores não podes colocar ligações nas histórias. Mas podes dar a indicação de que a ligação que queres promover está na tua biografia.

3 – Não alteras constantemente o link promovido nas tuas redes sociais: se de cada vez que queres promover algo alteras o link na tua biografia corres o risco de ter de o fazer várias vezes por semana e, pior, alterares o link antes de os teus seguidores terem oportunidade de o ver. Com uma página dedicada ao assunto, tens os links sempre disponíveis e é só actualizares essa página.

Como criar uma página de links

Há duas soluções simples para criar uma página de links:

  1. recorre a um serviço externo (por exemplo: Linktree);
  2. cria uma página no teu site ou blog.

Criar uma página de links num serviço externo

Hoje em dia encontras vários serviços para criar páginas de links, com modalidades gratuitas e pagas. Estes serviços são úteis e intuitivos e podem ajudar-te muito. O único que utilizei foi o Linktree, mas numa pesquisa rápida encontras facilmente alternativas a este serviço.

Vantagens

Fácil e rápido de criar;

Com uma só página consegues encaminhar os teus seguidores para várias outras páginas;

Desvantagens

As versões gratuitas são pouco personalizáveis;

Desperdiças a oportunidade de gerar tráfego no teu site ou blog;

Não é fácil perceberes de onde vem o tráfego caso partilhes em várias redes sociais;

Há sempre o risco de a plataforma deixar de funcionar ou de ser banida.

Usei o Linktree durante muitos meses, por preguiça de criar o mesmo serviço no meu blog, mas há uns meses tive um problema do Instagram. Um dia acordo e estou impedida de qualquer tipo de acção: adicionar histórias ou publicações, comentar ou gostar de outras publicações, seguir pessoas, etc.

Depois de uma pesquisa percebi que podia ser por causa do link que tinha na biografia. Experimentei removê-lo e consegui usar o Instagram normalmente. Horas depois adicionei-o novamente e fiquei outra vez bloqueada. Não significa que isto aconteça a toda a gente, mas o certo é que o Instagram pode perfeitamente limitar certos serviços externos e preferi abandonar a preguiça e fazer a minha própria página.

Criar uma página de links no teu blog

Na minha opinião, as vantagens que este método traz ganham às desvantagens e confesso que vale a pena gastar um bocadinho do nosso tempo a fazer esta página. Não precisas de a adicionar ao menu ou à barra de navegação, nem precisas sequer de a incluir noutras partes do teu blog. O objectivo desta landing page é só partilhá-la nos teus perfis de redes sociais.

Vantagens

Podes personalizar cada pormenor;

Direccionas o tráfego para o teu site ou blog;

No WordPress é algo rápido de fazer;

Consegues controlar mais rápido e de forma mais fácil caso o teu site ou blog vá abaixo.

Desvantagens

Em serviços como o Blogger pode demorar mais tempo a fazer, porque precisas de algumas noções de HTML.

Dicas rápidas para criares esta página

Como tenho o meu blog a funcionar em WordPress, criei a minha página com recurso ao plugin Elementor, que ajuda a criar a estrutura de páginas. No entanto, mesmo sem teres acesso a plugins no WordPress consegues criar botões facilmente.

No Blogger e noutros serviços podes precisar de pesquisar um bocadinho para conseguires fazer botões com recurso a código HTML, no entanto o processo não é muito complicado.

Ao criares a tua página tem atenção a alguns pormenores:

  • Cria uma página simples, mas personalizada com as cores do teu site ou blog;
  • Partilha poucos links. Eu diria que o máximo será ter 10 botões e, mesmo assim, talvez seja muito. Quantos mais tiveres menos imediato será para quem entra;
  • Cria um URL simples, que mostre logo a quem lá clicar aquilo que pode esperar. No meu caso é asofiaworld.com/social, mas podes usar algo tipo omeusite.com/links;
  • Promove-a sempre que quiseres partilhar um link com os teus seguidores. #linkinbio

Gostaste deste conteúdo?

  • Reply
    Andreia Morais
    28/07/2020 at 21:07

    Tenho utilizado o Linktree e, para já, ainda não tive problemas, mas tenho que experimentar as tuas dicas, até pelo facto de serem bem mais personalizáveis e adequadas ao nosso estilo. Obrigada pela partilha 🙂

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      31/07/2020 at 17:06

      Experimenta! Pode ser que consigas mais à tua medida! 😊

  • Reply
    Carolayne T. Ramos
    01/08/2020 at 11:32

    Que máximo! Quando decidi fazer a minha página de links, foi por ter visto num outro blogue e achei particularmente engraçado! Só depois, é que tu me mostraste a tua, deixando-me ainda mais fascinada! De facto, é muito mais vantajoso quando a disponibilizamos a partir do nosso blogue!
    Sofia, a mulher das dicas práticas! Adoro este teu tipo de publicações! 😀

    Beijocas,
    LYNE, IMPERIUM BLOG // CONGRESSO BOTÂNICO – PODCAST

share your theory

%d bloggers like this: