Blogosfera

3 razões para criares uma página de links

28/07/2020
criar uma página de links

É muito comum entrares no perfil de alguém numa qualquer rede social e veres que o link promovido remete para um serviço de agregação de links, normalmente o Linktree ou algo semelhante. Apesar de estes serviços serem práticos e úteis, mas quero apresentar-te uma solução para poderes criar uma página de links ainda melhor.

Esta landing page, ou seja, a página para a qual estás a remeter os teus seguidores, tem um potencial muito grande, se devidamente aproveitada, mas ainda nem toda a gente a utiliza da melhor forma… ou utiliza de todo. Para te explicar a importância desta página em particular, vou também explicar-te como podes criá-la e usá-la nas tuas redes sociais.

Para que serve uma página de links?

Antes de criares a tua página de links convém perceberes como é que ela te pode ser útil e para que serve. Como é facilmente compreensível, esta página serve precisamente para agregares os links que mais vezes promoves ou que queres promover de momento. Nesta página, podes escolher o que queres partilhar e também podes actualizar o que promoves ou a ordem em que apresentas as ligações.

5 razões para criares esta página

Antes de te contar como podes criar a tua página de links deixa-me explicar, resumidamente, as razões pelas quais deves criar este tipo de landing page.

1 – Facilitas a partilha de linkscomo tens os links principais agregados numa só página só precisas de partilhar essa página em vez de estares a partilhar vários links ou mesmo a procurar esses links.

2 – Consegues dar a volta à restrição de links nas histórias do Instagram: como sabes, se a tua conta tem menos de 10 mil seguidores não podes colocar ligações nas histórias. Mas podes dar a indicação de que a ligação que queres promover está na tua biografia.

3 – Não alteras constantemente o link promovido nas tuas redes sociais: se de cada vez que queres promover algo alteras o link na tua biografia corres o risco de ter de o fazer várias vezes por semana e, pior, alterares o link antes de os teus seguidores terem oportunidade de o ver. Com uma página dedicada ao assunto, tens os links sempre disponíveis e é só actualizares essa página.

Como criar uma página de links

Há duas soluções simples para criar uma página de links:

  1. recorre a um serviço externo (por exemplo: Linktree);
  2. cria uma página no teu site ou blog.

Criar uma página de links num serviço externo

Hoje em dia encontras vários serviços para criar páginas de links, com modalidades gratuitas e pagas. Estes serviços são úteis e intuitivos e podem ajudar-te muito. O único que utilizei foi o Linktree, mas numa pesquisa rápida encontras facilmente alternativas a este serviço.

Vantagens

Fácil e rápido de criar;

Com uma só página consegues encaminhar os teus seguidores para várias outras páginas;

Desvantagens

As versões gratuitas são pouco personalizáveis;

Desperdiças a oportunidade de gerar tráfego no teu site ou blog;

Não é fácil perceberes de onde vem o tráfego caso partilhes em várias redes sociais;

Há sempre o risco de a plataforma deixar de funcionar ou de ser banida.