#umportuguêspormês

#umportuguêspormês: Um Fio de Sangue

um fio de sangue ann yeti

 

O livro foi enviado pela autora. A opinião é isenta.

Gatilhos: depressão, suicídio.

 

Quando a Ann me contactou fiquei logo curiosa com os livros que ela escreveu. Não conhecia nenhum dos dois e, por isso, era a oportunidade ideal para conhecer uma autora nova e, ainda por cima, portuguesa. A Ann enviou-me o primeiro livro que publicou, Um Fio de Sangue, e não perdi a oportunidade para o inserir no projecto #umportuguêspormês.

Assim que o recebi fiquei impressionada com a capa. A ilustração é simples, mas muito bonita, ainda mais ao vivo. Já a história é contada com pontos de vista alternados, entre a Joana e o Tomás. Estas duas personagens conhecem-se num bar que ambos frequentam regularmente e Joana lança-lhe um desafio: em vez de terem um caso de uma noite, ela pede a Tomás que lhe dê três noites.

Confesso que a meio do livro não estava a gostar muito do rumo que a história estava a tomar, porque estava a seguir uma linha de literatura erótica e esse é um género de que não gosto. Não significa que a história esteja mal contada ou mal escrita, simplesmente estava a ser um género de que não sou fã.

No entanto assim que começa a desenrolar-se o final fui apanhada de surpresa pelos eventos que aconteceram e acabei a gostar mais do livro pela forma como me desarmou, apesar de haver ali algo que me incomodou.  Tal como disse, não conhecia o trabalho da Ann e fiquei muito contente por ter a oportunidade de o fazer. Além deste, ela publicou outro livro este ano, que já adicionei à lista para ler quando for possível.

 

Spoilers

 

problema que encontrei no final prende-se com a morte de Joana. Não gosto da ideia de uma mulher querer morrer por suicídio por causa de um desgosto amoroso, sem que haja mais explicações que mostrem alguma tendência suicida ou problemas de saúde mental, porque acredito que deve ser um tema tratado com mais cuidado.

É, sim, possível que a rejeição levasse a que ela quisesse morrer por suicídio, no entanto sinto que devia ter havido mais enquadramento para não dar a ideia que tinha sido por causa do Tomás.

Título em português: Um Fio de Sangue
Autora: Ann Yeti
Ano: 2018

Comprar*: Wook 

*ao comprares através destes links eu ganho uns cêntimos, que poderei usar para comprar mais livros.

2 Comentários

  • Reply
    Ann Yeti
    27/07/2020 at 17:05

    Agradeço à Sofia por ter aceitado ler o meu livro Um Fio de Sangue. Na qualidade de autora, gostaria de tecer um par de comentários. No que diz respeito à parte “erótica” do livro, quero salientar que, dos sete capítulos da história, apenas um tem um cariz mais sensual e, mesmo assim, descrito de forma que julgo elegante qb . Digamos que esta componente sensual é como a base crocante de uma tarte onde, depois, se vão colocando todos os outros ingredientes.
    Quanto à questão abordada no “spoiler”, não partilho do ponto de vista que o assunto devesse ser tratado de uma forma mais “cuidadosa”… Esta é uma obra de ficção, um pequeno romance sobre sentimentos e emoções fortes; não é um tratado de psicologia nem uma profissão de fé, ou então teríamos de questionar toda a história de Romeu e Julieta…

  • Reply
    Andreia Morais
    27/07/2020 at 19:06

    Não conhecia o trabalho da autora, mas vou adicionar este livro à minha lista 🙂
    Relativamente à parte que destacaste como spoiler, confesso que me deixou um pouquinho de pé atrás. Porque gosto quando determinados acontecimentos têm mais contexto, acho que ajuda a entender melhor as motivações da personagem e, inclusive, a relacionarmo-nos mais com a sua jornada. E nem tem que ser uma mega descrição, podem ser detalhas subtis

share your theory

%d bloggers like this: