Reviews de Livros Séries & TV

Livro vs. Série: Normal People

Pessoas Normais Sally Rooney

No início do ano li Pessoas Normais, o livro mais recente da Sally Rooney. Na altura já se sabia que em Abril iria estrear a adaptação na BBC Three. Semanas depois de ter visto a série, venho finalmente falar-te do que achei da adaptação e de como esta história se transformou num êxito de uma forma tão espectacular.

Nas últimas adaptações que vi tive muita sorte porque senti que conseguiram ser boas séries sem se esquecerem de captar na perfeição a energia do livro. Como demorei alguns dias a começar Normal People li muitos comentários positivos sobre a série e acabei por ir preparada para não ficar desiludida. Spoiler: tive sorte. A adaptação foi tudo o que eu podia pedir dela… e talvez mais.

Normal People: do livro para a televisão

Normal People é a história de Connell e Marianne, que estudam na mesma escola mas se aproximam porque a mãe de Connell trabalha na casa de Marianne. Começam uma relação às escondidas, que termina mal. Meses depois encontram-se na universidade e percebem que não podem ficar longe.

Se a premissa pode parece muito juvenil, a história não o é. É uma história adulta, sobre relações humanas e sobre comunicação. O livro está muito bem escrito e a série conseguiu corresponder às expectativas, com uma adaptação muito boa (das melhores que já vi), com personagens televisivas que corresponderam ao que as literárias eram.

Pelo que vi, nem a Daisy Edgar-Jones, que fez de Marianne, nem o Paul Mescal, que interpretou o Connell, tinham muita experiência como actores, o que torna o trabalho deles ainda mais admirável. Aliás, o elenco, fotografia e banda sonora estão mais do que perfeitos na série.

A simultaneidade do simples e do complexo das relações humanas, a saúde mental e o compromisso de uma relação amorosa são tão bem interpretados na série que se torna difícil dizer se é melhor o livro ou a adaptação. Ambos acabam por nos tocar de uma forma tão simples que é impossível abdicar de um.

Título original: Normal People
Título em português: Pessoas Normais
Autora: Sally Rooney
Ano: 2018 (PT: 2019)

Comprar*: Wook // Book Depository

*ao comprares através destes links eu ganho uns cêntimos, que poderei usar para comprar mais livros.

Título original: Normal People
Elenco: Daisy Edgar-Jones, Paul Mescal
Ano: 2020

2 Comentários

  • Reply
    Andreia Morais
    17/07/2020 at 20:21

    Se eu já tinha imensa vontade de ler e ver Pessoas Normais, essa vontade acabou de disparar! Nunca mais é setembro para o livro vir morar cá para casa :p

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      18/07/2020 at 13:50

      Já falta pouco! Tenho a certeza de que vai valer a pena a espera!

share your theory

%d bloggers like this: