Blogosfera

Guest Posts em 2020: ainda vale a pena?

27/10/2020
guest posts

Durante algum tempo, os guest posts andaram meio desaparecidos e eu não fui excepção: não via grande interesse nesta prática. Até podiam dizer que era excelente forma de ter conteúdo novo e de melhorar o SEO, mas simplesmente não conseguia ver onde se inseria no meu blog. Não queria guest posts só porque sim: precisava de um propósito maior.

O que são guest posts?

Os guest posts não são mais do que artigos escritos por um autor convidado, que normalmente não escreve para aquele site ou blog. Em alguns casos esse autor acaba por escrever vários textos, tornando-se uma presença mais habitual, mas a ideia original focava-se mais em ter várias pessoas diferentes a escrever.

Uma série de guest posts em Agosto

Há algum tempo que ponderava ter alguns guest posts no blog, mas não estava a conseguir chegar ao tipo certo de guest posts. Não queria que fosse algo regular, mas também não queria uma publicação perdida no meio de tantas outras. E então surgiu a ideia de, no mês de Agosto, convidar cinco pessoas a escrever para o meu blog.

Escolhi Agosto por ser um mês tipicamente mais parado nos blogs e escolhi os temas com base naquilo que achei que fazia sentido para o meu blog. O resultado foi muito positivo e ultrapassou as minhas expectativas. No caso deste blog, falou-se de racismo, saúde mental, nutrição, ser músico e blogs. E eu até podia ter escrito sobre cada um destes temas, mas não seriam textos tão bem conseguidos como estes foram.

Como definir quem faz guest posts para o teu site/blog?

Escolher quem convidas para escrever no teu blog não é sempre uma tarefa fácil. Depende maioritariamente do objectivo do guest post, mas também do projecto em que se vão inserir. No meu caso, escolhi pessoas que já conheço, mas com uma condição: tinham de ter algo interessante a dizer sobre os temas.

Deixo-te algumas sugestões simples para te ajudar a escolher:

  • Escolhe pessoas interessantes;
  • Tem em conta a capacidade de comunicação do convidado;
  • Pensa em especialistas na área ou com perspectivas diferentes.

Como decidir em que site/blog fazer guest posts?

E se o processo for o contrário? Se fores tu a ser convidado para escrever? Acho que cada um terá as suas ideias e saberá decidir onde escrever. No entanto, estes seriam os pontos em que eu pensaria antes de decidir:

  • Tenho alguma coisa a dizer sobre o assunto?
  • Identifico-me com o projecto para o qual vou escrever?
  • Acredito no objectivo deste guest post?
  • Vou escrever porque quero só escrever ou tenho algum objectivo que quero alcançar (visibilidade, etc.)?

3 motivos para incluir guest posts no teu projecto em 2020?

Acredito que os guest posts vão continuar a existir e acho que é algo muito positivo. Em primeiro lugar porque permite abordar temas diferentes, com especialistas. Ajuda a alargar o espectro de temas, de opiniões e de linguagem. Dá perspectiva e pluralidade.

Em segundo lugar, porque é algo que permite dar voz a outras pessoas, muitas delas que não costumam ter voz ou cuja voz nem sempre consegue chegar longe. É importante também.

Em terceiro lugar, porque ainda é algo que ajuda a dar a conhecer o teu projecto. Claro que não muda a tua vida e não faz com o que o teu blog de repente passe a ter milhões de visitantes por mês, mas, ainda assim, ajuda-te a chegar a mais algumas pessoas. Ou porque se cruzam com o tema numa pesquisa orgânica, ou porque a pessoa que escreveu partilha o texto, ou porque é um tema que interessa a alguém que até te segue, mas não acompanha o teu projecto.

Acima de tudo, acredito que, se forem bem organizados e pensados, os guest posts podem trazer uma grande fonte de conteúdo a um blog. Em 2021 talvez haja mais por aqui.

guest posts ainda valem a pena

Gostaste deste conteúdo?

  • Reply
    Andreia Morais
    27/10/2020 at 19:54

    É uma dinâmica muito interessante e que sinto que pode complementar o trabalho que desenvolvemos nos nossos blogues, desde que, naturalmente [e como tão bem referiste], faça sentido no projeto – quer ao nível de temas, quer ao nível de convidados. É uma troca mesmo bonita *-*

    Foi mesmo um privilégio fazer parte da série de guest posts que criaste. Obrigada<3

  • Reply
    Marisa Vitoriano
    11/11/2020 at 16:25

    Vale toda a pena fazer guests posts, se estes forem como os que tiveste aqui.

share your theory

%d bloggers like this: