Retrospectiva Mensal

Setembro. Recomeçar.

Sempre achei curioso haver pessoas para quem Setembro é uma espécie de Janeiro, muito por culpa de, durante anos, ter sido o mês de início das aulas. Ao longo da vida, houve dois Setembros que me foram especialmente dolorosos, mas este ano senti mesmo este mês como uma espécie de ano novo. Voltei a Foz Côa, passeei por Castelo Melhor e conduzi numa Nacional cheia de curvas, que pareciam não mais acabar.

Mais do que ano novo, senti que as decisões que tomei em Setembro foram pensadas a médio e longo prazo e não apenas a curto prazo. Havemos de falar mais sobre isso daqui a uns tempos.

Aconteceu em Setembro...

Setembro trouxe mais uma plataforma de streaming a Portugal: a Disney + chegou e já nos conquistou cá em casa. Aderi ao plano de um ano, com o Diogo e alguns amigos, e tenho visto vários filmes de animação e estou a rever Kim Possible com ainda mais felicidade do que quando via na SIC aos fins-de-semana. Além de ter feito uma lista de animações que quero ver e rever, tenho ainda um objectivo ali: finalmente ver todos os filmes da saga Star Wars, mas falamos daqui a uns dias.

Também em Setembro o Presidente da República condecorou Carlos Paião com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique. A condecoração foi, obviamente, a título póstumo e aconteceu quarenta anos depois de Carlos Paião se ter candidatado ao Festival da Canção.

Numa nota negativa, voltou o aumento acentuado de casos de Covid-19. Os valores diários têm sido perturbadores e obrigam a que cada plano seja feito a título provisório, porque o estado de emergência pode voltar a qualquer momento. Por agora, é aguardar.

O que li

Eu não estou bem

A Cidadania não é facultativa

SEO para iniciantes

A Beatriz Canas Mendes escreveu no P3 um artigo sobre como a pandemia nos mudou.

João Costa, secretário de Estado Adjunto e da Educação, escreveu um artigo de opinião sobre a polémica disciplina de Cidadania.

O Marco Gouveia é, possivelmente, o maior especialista em SEO de Portugal. Este artigo sobre SEO para iniciantes é uma leitura obrigatória.

O barómetro humano: as incoerências ideológicas do Chega

“O meu pai morreu num acidente de moto. Eu estava num dos cafés da aldeia, foram chamar-me: quando cheguei, vi-o no chão, levaram-me dali”

Há muito a aprender sobre a forma como olhamos para o partido CHEGA. Este artigo do Shifter não minimiza o partido e opta por explicar parte do que move (e é tão preocupante no partido).

Esta é a primeira de duas partes numa entrevista que o Sérgio Conceição concedeu ao Tribuna Expresso e é a parte em que se fala mais do Sérgio enquanto pessoa e não do Sérgio enquanto treinador do FC Porto.

O que ouvi

Na publicação sobre podcasts disse-te que me actualizei no Congresso Botânico há pouco tempo. Este foi um dos últimos episódios que ouvi e é o único que vou recomendar dos que ouvi em Setembro. Ri-me tanto enquanto ouvia o episódio. Acho que nunca me tinha rido tanto a ouvir um podcast.

O que vi

Em Setembro vi a primeira temporada de uma série recente, chamada Zoey’s Extraordinary Playlist. É uma série em que Zoey, a personagem principal, ganha o poder de ouvir o que as outras pessoas estão a cantar… mas também é mais do que isso. Dá para rir, dá para chorar e já estou à espera de 2021 para a nova temporada. Para ver legalmente, a temporada está na HBO Portugal.

O que é que distingue a Karol Pinheiro de todas as outras pessoas que sigo no Youtube? A qualidade, a forma única de fazer publicidade e a conversa. Há uma rubrica no canal dela chamada 5 coisas para não dizer e o mais recente vídeo dessa rubrica foi sobre depressão. Acho tão importante quando pessoas como a Karol, que chegam a muita gente, usam essa influência para falar de coisas importantes.

Outubro vai ser um mês de adaptação a uma nova rotina e parte dela consiste em encontrar novos horários e novos momentos de escrita. Mas vai valer a pena.

4 Comentários

  • Reply
    Andreia Morais
    03/10/2020 at 19:20

    Faço parte do grupo de pessoas que tem em setembro uma espécie de janeiro. Aliás, até encaro mais o nono mês do ano como período de recomeços do que propriamente o primeiro :p ahahah
    Assusta-me que os casos estejam a aumentar e, por isso, temo o que ainda nos espera.
    Tenho de ir ler os artigos mencionados e a entrevista!
    Estou tão curiosa com Zoey’s Extraordinary Playlist 😀

    Espero que outubro seja bastante generoso <3

  • Reply
    Marco Gouveia
    04/10/2020 at 07:47

    Olá Sofia =) Muito obrigado, de coração, pela menção!

  • Reply
    Os devaneios da Tim
    04/10/2020 at 21:49

    Não fazia ideia que a Karol tinha tido uma depressão. Adoro as tuas sugestões e parabéns pela newsletter 😉 Fiquei a pensar que na realidade estudei para uma coisa e na realidade estou a trabalhar numa área que nunca pensei

  • Reply
    Cherry
    09/10/2020 at 12:20

    Também faço parte do grupo de pessoas cujo setembro é uma espécie de ano novo :).
    O quanto estou tentada a subscrever ao meu Disney+, mas sou muito afeiçoada aos meus salários ainda recentes xD.
    Blog: Life of Cherry

share your theory

%d bloggers like this: