Vida

Os Podcasts Que Acompanho [2]

podcasts para ouvir

No ano passado, por ocasião do Dia Internacional do Podcast, partilhei os poucos podcasts que acompanhava. Quem leu deixou sugestões e, um ano volvido, a lista sofreu alterações e o papel dos podcasts na minha vida também mudou. Quando faço caminhadas sozinha, quando estou a arrumar coisas ou a tomar banho, é garantido que estou a ouvir podcasts.

O Dia Internacional do Podcast começou por ser o Dia Nacional do Podcast, nos Estados Unidos. Em 2015, começou a ser uma partilha feita internacionalmente, visto que os criadores perceberam que havia muito conteúdo a merecer destaque internacionalmente. Para celebrar o Dia do Podcast decidi trazer-te uma lista actualizada com todos os podcasts que me vão acompanhando, dividida em partes.

Não Perco Um Episódio

Também podes dizer que são os meus preferidos, porque realmente ainda não perdi nem um episódio. Ponto curioso: as vozes femininas predominam, mas os temas são diversos.

Terapia de Casal, da Rita da Nova e do Guilherme Fonseca

Comecei a segui-los desde início e, um ano depois, continuo a adorar ouvir as conversas entre a Rita e o Guilherme. Entre responder a e-mails, convidar terapeutas e até conversas a dois, acho que não é exagero dizer que este é um dos melhores podcasts portugueses do momento.

Sozinho em Casa, do Guilherme Geirinhas

podcast que mais me recomendaram no ano passado foi o do Guilherme Geirinhas. Lá comecei a ouvir, enquanto preparava dezenas de orçamentos institucionais, e em poucos dias tinha ouvido tudo. Desde aí, todas as semanas ouço as novidades e adoro ouvir o que o Guilherme tem para dizer.

The Michelle Obama Podcast, da Michelle Obama

Já o tinha mencionado na retrospectiva de Agosto e, entretanto, já ouvi o resto dos episódios. As conversas são interessantes e é inegável que a Michelle Obama sabe comunicar. O facto de ela convidar pessoas que lhe são próximas tem sido algo de que gosto muito, porque sinto realmente a conversa entre amigos.

É Preciso Ter Lata, da Mariana Soares Branco

podcast está em pausa, mas quis inclui-lo porque realmente ouvir a Mariana falar é agradável. Ela tem boa voz e sabe falar bem. Mesmo que tenha visões diferentes das dela, é um podcast que considero enriquecedor.

Congresso Botânico, da Carolayne Ramos

Andava com muitos episódios do podcast da Lyne em atraso, mas aqui há umas semanas dediquei-me a ele nas caminhadas e fiquei actualizada. Noto uma grande evolução da Lyne ao longo dos episódios e acredito que ela vai conseguir melhorar ainda mais as conversas completamente aleatórias que vai tendo por lá.

Para Aprender e Pensar

Deste conjunto, só o primeiro é um podcast que ouvi de forma completa. Esta é a categoria dos podcasts que ajudam a pensar sobre o mundo e a vida e que também ensinam alguma coisa.

#SóQNão, da Joana Martins

A Joana é autora de um programa da RTP com o mesmo título deste podcast e, tal como no programa, o objectivo é falar sobre vários assuntos. Já aprendi algumas coisas com os episódios e também consegui ouvir perspectivas diferentes sobre vários temas, o que é algo sempre necessário para construir opiniões.

Sobretudo, do Márcio Barcelos

Tenho ideia de que este podcast me foi recomendado por alguém, mas não me recordo. Ainda tenho muitos episódios por ouvir, mas todos os que ouvi foram absolutamente incríveis. Há sempre um tema por episódio, com um convidado, e juro que todos os temas me interessam ou me deixam curiosa. É realmente sobre tudo e ensina muitas coisas.

A Curiosidade Salvou o Gato, da Margarida Santos

A Margarida é médica e criou este podcast para falar sobre saúde. Ainda tenho vários episódios por ouvir, mas sinto que a Margarida consegue sempre explicar de forma resumida os temas de que fala e realmente ajuda a compreender melhor conceitos ou problemas médicos.

Como assim, da Ana Ni Ribeiro

Ainda na onda da saúde, neste caso da nutrição, a Ana Ni Ribeiro tem aqui um podcast excelente para quem quer perceber um bocadinho mais sobre alimentação e saúde nutricional.

Para Quando a Conversa Interessa

Chegámos à categoria dos podcasts que ouço às vezes. O mais regular daqui talvez seja o Ponto Final, Parágrafo, em que ouvi a maioria dos episódios. No caso do Private Joke, muitas vezes ouço só as partes do episódios que falam de séries ou filmes que me interessam ou pelos quais tenho curiosidade. Nos restantes, ouço sempre que os convidados ou os temas me interessam. O facto de muitos funcionarem à base de entrevistas também me agrada muito, porque é um género jornalístico que adoro.

Extra: A Precisar de Atenção

Decidi incluir esta categoria porque, do que já ouvi, sei que têm conversas interessantes, no entanto ouvi pouco e sei que preciso de dar mais atenção a estes podcasts para poder inclui-los noutras categorias ou mesmo torná-los presença regular na minha vida.

Tal como fiz há um ano, convido-te a partilhar nos comentários os teus podcasts preferidos (mesmo que já estejam referidos na minha lista). 

4 Comentários

  • Reply
    Carolayne T. Ramos
    30/09/2020 at 10:43

    Estaria a mentir se dissesse que não estou um tanto emocionada com esta menção eheh :’) fico sempre assim, de todas as vezes em que o meu trabalho é reconhecido e elogiado! Muito obrigada pelo apoio que me dás, pelo feedback e pela atenção! 💙
    Sigo grande parte dos podcasts que mencionaste e são realmente muito bons! Há tanta coisa maravilhosa para explorar neste mundinho! Teríamos de viver umas 10x para as conseguirmos consumir!! 😂👍🏾

    Beijocas, Sofs do meu coração!!!! ☘️
    LYNE, IMPERIUM BLOG // CONGRESSO BOTÂNICO – PODCAST

  • Reply
    Inês Mota
    30/09/2020 at 12:56

    Em modo de sugestão, recomendo-te o Sobremesa da Mafalda Beirão porque acho que vais adorar. Tem o registo de conversa entre amigas, temas variados e as partilhas são muito transparentes.

    Mais recentemente, os que mais tenho acompanhado são o Sozinho em Casa, The Why Factor, The Goop Podcast, Sobremesa (embora agora esteja entre transição de temporadas), O Teu Mal é Sono (exclusivamente dedicado à higiene do sono, que era uma valência muito presente na minha área profissional) e Things You Can’t Ask Your Mom 🙂

  • Reply
    Andreia Morais
    30/09/2020 at 20:07

    Terapia de Casal, Sozinho em Casa e Congresso Botânico também são presença assídua cá em casa! Para além destes, não perco um episódio de ask.tm, Hotel [que é mais uma podsérie, do Luís Franco-Bastos] e Fuso. E tenho de me atualizar no Ar Livre.
    Ponto Final, Parágrafo, Só Mais 5 Minutos e Cada Um Sabe de Si vou ouvindo pontualmente 🙂
    Já levo uma lista de podcasts para explorar, obrigada!

  • Reply
    Catarina
    30/09/2020 at 22:21

    Também adoro o Terapia de Casal.
    Está no meu top de 3 favoritos, juntamente com o Ask.tm do Pedro Teixeira da Mota e o Fuso da Bumba na Fofinha.
    Beijinhos!

share your theory

%d bloggers like this: