Crise de Identidade

Crise de Identidade 05: Definir Objectivos e Ver Star Wars

06/01/2021
crise de identidade podcast

O primeiro episódio do ano é curto, ainda na ressaca dos objectivos para o ano, e traz uma actualização curta sobre as minhas aventuras na saga Star Wars (algo que dará uma publicação detalhada em breve)… além de falar sobre as minhas falhas cinematográficas.

Eu adoro mudar de ano, mas odeio passagens de ano. Portanto, sabes como passei a minha? A dormir, claro.

Não ligo à passagem de ano, nem à festa, nem às passas. Mas gosto de fazer retrospectivas e de definir objectivos. Acho que o início do ano é quanto temos, colectivamente, mais energia. Até parece que temos energia a mais porque definimos logo cem objectivos e começamos com a força toda, mas lá para o meio do mês já desistimos de metade e antes de o ano chegar a meio já desistimos de mais uns quantos.

Costumo estabelecer objectivos que dê para medir: ler um determinado número de livros, fazer x ou y antes do dia tal. Claro que há coisas difíceis de medir ou de limitar no tempo, mas uma pessoa vai tentando.

Já comecei a trabalhar nos objectivos deste ano. Já li um livro e já comecei a preparar tudo para outro dos objectivos. E dou sempre por mim a pensar: será que não estou a ser ambiciosa o suficiente? Devia ter mais objectivos? Normalmente só acrescento tópicos à minha lista à medida que cumpro alguma coisa, mas no início do ano tenho sempre a impressão de que não estou a pedir assim tanto do ano. E, no entanto, peço tanto.

Mas não estamos aqui para falar de objectivos outra vez. Quer dizer, não directamente. Hoje quero falar-te sobre Star Wars.

Quando a Disney Plus chegou a Portugal decidi que era desta que ia ver os filmes de Star Wars e comecei pela trilogia original. Já tinha visto o Episódio IV, mas não tinha passado daí. Como estava super confiante decidi até criar uma página dedicada à saga no meu bullet journal e tudo. Em Dezembro vi o último filme da trilogia original e já me sinto muito mais capaz de compreender mil e uma referências a Star Wars que recebi ao longo da vida.

Eu gostei da trilogia original. Acho que é muito mais do que ficção científica e envolve política de forma meio subtil. Mas a minha coisa preferida é a forma empenhada como os fãs se relacionam com a saga. Se eu disser a um fã que vi a trilogia original esse fã vai ter uma opinião sobre a ordem que devo seguir a partir daí. Se disser a outro ele pode ter uma opinião completamente diferente. E por aí adiante.

O facto de haver muitas “ordens” para ver filmes é uma coisa que me deixava sempre de pé atrás, mas adoptei a ordem de lançamento dos filmes como a minha ordem para ver tudo pela primeira vez. Quero muito ver The Mandalorian, mas decidi que, para já, me vou ficar pelos filmes… e não são poucos e não são muitos, são bastantes. Ainda tenho a trilogia da prequela para ver e a trilogia da sequela e os dois… como é lhes chamo? O Rogue One e o Solo, pronto.

A minha ideia é ver os filmes todos este ano e depois avançar para as séries. Com sorte, vejo The Mandalorian antes da estreia da 3.ª temporada.

Eu sou péssima com filmes. Demoro imenso a vê-los e tenho de me lembrar constantemente de que eles existem para ir vendo. Para teres noção eu só vi os Condenados de Shawshank no ano passado… mesmo tendo o filme na lista há anos. Adorava mudar isto em 2021 e começar a ver um filme novo por semana, mas tenho a certeza de que não é algo com o qual me consiga comprometer facilmente, portanto vamos primeiro a Star Wars.

Agora que estamos a falar disto… fui ver a watchlist que tenho no imdb e só tenho 95 filmes para ver. Quer dizer, devem ser menos porque também tenho séries pelo meio. Ah, sabes que filmes é que nunca vi e quero ver? Karate Kid.

 

Vou dar-te uns segundos para recuperares do choque.

 

Para ser mais exacta, nunca vi o primeiro filme de forma completa. E o de 2010, com o filho do Will Smith, também nunca vi do início ao fim. Os outros… também nunca vi. Claro que se me falares do Billy Zabka e do Ralph Maccio eu sei quem são, mas eu sei que tenho de colmatar esta falha para depois ver Cobra Kai. Eu sei.

Sabes… sinto que a cada episódio que passa te dou mais motivos para não me ouvires por tantas falhas graves que tenho. Desculpa. Acho que é melhor ficarmos por aqui e eu ir ver um filme.

O podcast ainda não está no Apple Podcasts, mas podes ouvi-lo em várias plataformas:

  • Reply
    Leonor Moura
    06/01/2021 at 14:28

    Já noto diferença no teu à vontade comparando com o primeiro episódio, é bom ver-te evoluir e desjo-te tudo de bom nesta vertente! E que concretizes todos os teus objetivos, claro!

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      07/01/2021 at 13:55

      Estou a tentar! Ainda me sinto muito enferrujada no falar para um microfone e parece que já não o sei fazer, mas hei-de lá chegar!

      Obrigada! ?

  • Reply
    Andreia Morais
    06/01/2021 at 20:07

    Eu bem que tenho listas de filmes e tento priorizar esta arte, mas as séries ganham-me sempre 😀
    Nunca vi Star Wars, mas também não me puxa ver. Confesso que, quando disseste que nunca tinhas visto o Karate Kid, disse um «como assim?» ahahahah

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      07/01/2021 at 13:55

      Ahahahahahahah oops! Pode ser que isso mude em 2021… pode ser…

share your theory

%d bloggers like this: