A Sofia World

O Que Esperar do Blog em 2021

21/01/2021
o que esperar do blog em 2021

Nos últimos dois anos, partilhei sempre, no início do ano, uma espécie de compromisso e de plano para o blog. No entanto, depois de dois anos em que o que partilhava acabava por não corresponder totalmente ao que eu conseguia fazer, dei por mim a começar 2021 sem saber se devia ou não seguir este caminho.

Mais do que dizer o que planeio fazer, estas publicações de o que esperar do blog funcionam para mim como uma espécie de compromisso entre mim e o blog e entre mim e quem me lê. Como tenho falhado no compromisso entre mim e o blog pensei seriamente sobre o que devia escrever nesta publicação — e se a devia escrever.

O que esperar do blog em 2021

Nos últimos meses, a minha disponibilidade horária para o blog diminuiu e, por isso, tem sido difícil manter uma regularidade normal nas publicações. Quero, por isso, renovar o compromisso de não deixar que se acumule pó por estes lados. Com mais ou menos publicações, quero manter o compromisso de continuar a publicar.

Um dos objectivos que estabeleci para o blog foi precisamente o de parar de pensar demasiado nas publicações. Algo que me limita muito é o facto de às vezes ter uma ideia e começar a achar que não vale a pena/que ninguém quer saber/que está muito batida/etc. e desistir. Preciso de parar com isso e, talvez, ter uma visão mais antiquada da blogosfera: publicar o que o coração quer e não só o que a lógica pede.

Objectivos para 2021

Para 2021, os meus objectivos acabam por se dividir nas três vertentes de conteúdo: blog, newsletter, podcast. Não defini objectivos numéricos, embora gostasse de crescer no Instagram, mas, ao mesmo tempo, não sei se é algo que quero prioritizar.

Estabeleci, por isso, quatro objectivos:

Já abordei o terceiro objectivo, mas vou detalhar um pouco mais sobre os restantes, de forma a perceberes o que me vai na cabeça.

Crise de Identidade

Ainda não sei como ou se vou ter coisas para dizer todas as semanas, mas quero mesmo ser regular no podcast e ter um episódio novo todas as terças-feiras. Acredito que a regularidade é algo importante no início de um projecto e, sem querer forçá-lo, acho que vai ser uma boa forma de criar um bom hábito e de me voltar a habituar a editar áudio num instante, como fazia nos tempos da rádio.

Também quero tentar ter convidados de forma mais ou menos regular (uma vez por mês, talvez), mas não é algo que queira estabelecer, porque depende da vontade de falar com pessoas. Para já tenho apenas um episódio feito e outra pessoa pensada, com algumas outras possibilidades em cima da mesa.

No blog, acho que vou mesmo continuar a ter uma publicação com cada episódio. Não garanto que haja sempre transcrições, porque pode acontecer gravar sem guião, mas acredito que facilita ter aqui publicações a avisar que saiu um novo episódio, principalmente para quem não subscrever o podcast ou para quem é novo e não o conhece.

ASW Postcards

Também estabeleci para a newsletter uma periodicidade semanal, de forma a enviá-la todos os domingos e tenho conseguido cumprir. De há uns tempos para cá, esta tornou-se uma das minhas formas de partilha preferidas, por isso tem sido muito fácil enviá-la semanalmente.

Também acho que encontrei o formato de newsletter que quero e tem sido tão bom ter respostas a todos os e-mails, porque noto que quem subscreve também gosta do formato que sigo.

O Conto de Natal

Começou com o Conta-me Histórias, o projecto de contos gratuitos, e correu tão bem que quis repetir em 2020. Em 2020 gostei tanto de escrever que decidi que ia tornar o Conto de Natal uma tradição por estes lados e em 2021 haverá novo conto de Natal.

Curiosamente, há uns dias tive uma ideia para o conto e já comecei a escrevê-lo, mas como tenho escrito pouco é possível que só o acabe mesmo na altura certa para publicar.

Duas séries de conteúdos que podem ou não vir a existir

Há duas séries de conteúdo que tenho pensadas para este ano. Uma delas é totalmente fora do que já fiz no blog (mas não é fora do que já fiz profissionalmente)e talvez comece a surgir aqui antes do Verão. A outra vem de um tema que não é abordado por aqui há uns anos, mas que quero deixar registado.

Estas séries de conteúdo estão ligadas aos dois objectivos grandes de 2021 que optei por manter em segredo e, por isso, só virão a existir caso os objectivos sejam cumpridos (e sempre depois de serem cumpridos). Um deles está 99% garantido, portanto é só esperar que chegue a altura dele para começar a preparar tudo.

Haja tempo!

Acho que o maior compromisso que posso estabelecer este ano contigo e com o blog é fazer tempo. E vou tentar cumpri-lo. Porque se fizer tempo é garantido que podes esperar muito deste espaço.

  • Reply
    Andreia Morais
    21/01/2021 at 20:12

    Cá estarei para acompanhar tudo! Sem pressões, vais conseguir <3

  • Reply
    Lápis Roído
    01/02/2021 at 00:26

    O compromisso de publicar já é coisa bastante séria e se não falhares a ti própria não há nada que possa pesar-te na consciência 😉 Belo espaço este. Beijinhos

share your theory

%d bloggers like this: