Livros

5 livros de García Márquez para ler antes dos 30

08/02/2021
livros de García Márquez para ler antes dos 30

Em 2020, com os meus 25 anos a chegar ao fim e a idade a aproximar-se mais dos 30 do que dos 20, quase quis estabelecer como objectivo ler todos os livros do Gabriel García Márquez que existam em português. Quase. Ao começar a contá-los percebi que não é um objectivo facilmente exequível para já. No entanto, isso não me impediu que de decidir que queria, sim, ler vários livros dele antes dos 30.

Ainda não te tinha falado deste objectivo, mas, nem a propósito, surgiu-me a ideia de uma publicação a recomendar livros dele. Como ainda não li assim tantos, optei por integrar o meu objectivo e, por isso, para esta publicação decidi fazer duas listas de 5 livros. A primeira lista é a minha lista, a lista que quero seguir com os 5 livros dele que quero ler ao longo dos próximos três anos e tal. A segunda lista é a lista que eu daria a quem nunca tivesse lido García Márquez.

5 livros de García Márquez que quero ler antes dos 30

A base para a minha lista começou logo no clássico dele que ainda não li, O Amor em Tempos de Cólera, mas depois acabei por seguir para outros livros que já tenho e outro que comprei no ano passado, que é A Revoada, o primeiro romance que o Gabo escreveu. É uma lista muito díspar em opiniões e até em género, uma vez que inclui textos jornalísticos.

5 livros de García Márquez para ler antes dos 30

Se calhar estás a perguntar-te quem raio acho que sou para te dizer que livros deves ler, mas… paciência. Ainda não li tudo de García Márquez, é certo, mas acho que já li o suficiente para te recomendar sem reservas três livros dele. Além disso, acrescentei dois que fazem parte da minha própria lista.

Estas seriam as minhas escolhas para quem nunca leu García Márquez porque incluem o meu livro preferido, o magnum opus, um romance histórico que não é bem um romance histórico e ainda um livro com textos jornalísticos.

Gostaste deste conteúdo?

  • Reply
    Andreia Morais
    08/02/2021 at 18:53

    Adorei Crónica de Uma Morte Anunciada, mas A Hora Má desiludiu-me um pouco [espero que tenhas uma experiência diferente]. Da tua lista, quero muito ler Cem Anos de Solidão, O Amor em Tempos de Cólera e O General no Seu Labirinto.

    Tens aqui um belo desafio *-*

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      14/02/2021 at 19:13

      Vou com expectativas muito baixas para A Hora Má porque, de facto, as opiniões que leio não são muito positivas…

  • Reply
    Carolayne T. Ramos
    12/02/2021 at 23:49

    Ainda só li cem anos de solidão e fiquei o quê?, exatamente, rendida!
    Tenho muita curiosidade em ler o amor nos tempos de cólera, tal como a crónica de uma morte anunciada!! A ver vamos como corre hehe 🌻

    LYNE, IMPERIUM BLOG // CONGRESSO BOTÂNICO – PODCAST

  • Reply
    Sara Jesus
    15/02/2021 at 12:20

    Adorei tanto “Cem anos de solidão” como “Amor em tempos de cólera”. Inclusive li o primeiro no original o que tornou a leitura ainda mais especial. Aconselho-te a ler Isabel Allende por seguir o mesmo género narrativo de Gabo.

share your theory

%d bloggers like this: