Crise de Identidade

Crise de Identidade 09: Leituras de Janeiro e Escolher Livros para Ler

02/02/2021
crise de identidade podcast

Eu tinha um guião meio feito para o nono episódio do Crise de Identidade. Pois tinha. Mas a Lady interrompeu-me tantas vezes que me perdi algumas vezes. Neste episódio falei sobre as leituras de Janeiro, como escolho livros para ler e ainda sobre comprar livros.

Depois de muito pensar sobre o assunto, decidi que estava na altura de dedicar um episódio aos livros.

Eu considero-me uma pessoa que lê muito, em quantidade de livros e em quantidade de tempo, por isso acho que tenho alguma propriedade para vir falar de livros.

Antes de mais, vou já fazer-te um resumo do que li em Janeiro. Li três livros e um extra. O meu primeiro livro do ano foi o Love Poems de Pablo Neruda. É fácil perceber que é um livro de poesia, eu sei. É um livro curto, com poemas muito românticos, daqueles que qualquer pessoa apaixonada vai ler e reler porque acha que são sobre ela.

Depois deste reli o Always and Forever, Lara Jean. O último da trilogia To All The Boys… e aquele que sinto que ficou mais aquém do propósito. É difícil explicar muito do livro sem revelar os dois livros anteriores, mas vou tentar. É passado nos últimos meses do ensino secundário e é logo aí que fica aquém do que eu sempre esperei. Sempre achei que este terceiro livro seria passado anos depois. No entanto tenho esperança de que deixe de ser uma trilogia e venha um livro sobre a LJ quando ela tiver 27 anos. Se leres este livro percebes o porquê de ser aos 27 anos.

Entretanto terminei finalmente o Just Don’t Mention It. E não… não mudei de ideias desde o último episódio. O Tyler é um narrador fraco e acho que se é para fazer 2 livros da mesma altura com perspectivas diferentes então acrescentem algo que não torne a leitura chata. Também pode ocorrer o caso de eu já não ter paciência para jovem adulto deste tipo…

O extra que li vem no seguimento deste livro e é um capítulo especial (acho que são umas 30 páginas) passadas 10 anos depois dos acontecimentos deste livro. Achei desnecessário porque não conta uma história propriamente dita e ainda por cima não fez grande sentido para mim. Oh, well…

O que eu comecei a ler entretanto foi um dos meus 12 livros para 2021, chamado An American Marriage, da Tayari Jones. Estou a ler no Kindle, até porque este livro ainda não existe em português de Portugal. Nos livros que escolhi para este ano escolhi vários de autores negros e logo no início deste livro senti-me… mal, por assim dizer. O livro é narrado alternadamente entre personagens e a primeira personagem a narrar, o Roy, diz algo sobre o trabalho escravo nos campos de algodão. É algo do género: “para eu estar aqui hoje alguém teve de morrer” pelo trabalho e doeu. Ainda não acabei, no momento em que estou a gravar, mas já sei que vou ter muito que assimilar.

Escolher livros para ler

Normalmente escolho os livros que quero ler com uma mistura de vontade do momento e aleatoriedade da vida. Tenho tentado disciplinar-me para ler os livros assim que os compro, mas não é fácil quando se tem tantos livros por ler em casa. Outra coisa que faço às vezes é usar uma ferramenta do Goodreads.

Não sei se conheces o Goodreads, mas é uma espécie de rede social literária, onde partilhas o que estás a ler, podes adicionar estantes e organizar leituras e livros por ler. Eu uso muito o Goodreads e tenho uma estante com os livros em lista de espera. Então quando não sei bem o que ler vou a essa lista.

No fundo da página há um menu que diz “sort”, em que podes escolher a ordem com que os livros são apresentados. O que eu faço aqui é escolher o modo “random”, aleatório, e vou pelo livro que aparece no topo. Claro que se aparece um livro que não me apetece ler já eu actualizo a página até surgir algo mais adequado ao momento.

Com isto, não podes dizer que não partilho truques úteis contigo. Claro que este é só para ajudar a escolher o que ler.

Se estivermos a falar de escolher o que comprar é diferente. Raramente compro livros ao preço de venda normal e espero por promoções ou por ter vales de compras. No caso dos ebooks raramente compro ebooks a mais de 5 dólares. Digo-te o preço em dólares porque eu compro os meus ebooks na Amazon. Sejam físicos ou ebooks, tenho uma lista em cada site que uso para comprar e estou atenta a campanhas.

Como te disse, estou a tentar comprar e ler de imediato, para evitar casos de livros que passam meses à espera de ser lidos. No entanto não é fácil cumprir porque muitas vezes eu acabo por comprar livros que quero há muito tempo e que entram em promoção, mas não são propriamente leituras que quero fazer já. Às vezes sinto que sou uma acumuladora de livros. Mas este ano quero ver se tento destralhar um bocadinho dentro dos livros que tenho. Aliás, isto é outra dica boa sobre livros: podes vender em segunda mão, oferecer ou tentar fazer troca com amigos. No ano passado fiz os três: vendi alguns, ofereci outros e ainda troquei exemplares com amigos. E mesmo assim tenho muitos livros.

Podes ouvir o podcast no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outros:

  • Reply
    Andreia Morais
    02/02/2021 at 18:50

    Ouvir falar sobre livros aquece-me sempre o coração. Por isso, é claro que adorei este episódio <3
    Também tenho tentado comprar e ler esses livros num futuro muito próximo, que é para ver se a coisa não descamba ahahah

  • Reply
    Patricia Machado
    04/02/2021 at 15:27

    Este é daqueles temas que me enche o coração. Eu vou listando livros que quero ler no Goodreads que uso há anos e depois vou escolhendo consoante a minha disposição. Antes do confinamento, não era raro ir a uma livraria na folga e sair de lá com uma compra impulsiva, mas agora estou mais comedida e a comprar online parece que tenho mais atenção ao preço e à qualidade de escrita em vez de ser tão aventureira.

    • Reply
      Sofia Costa Lima
      14/02/2021 at 19:25

      Eu sou ao contrário: mais depressa descambo online do que nas livrarias. Apesar de conseguir passar horas numa livraria acabo por pensar muito mais nas compras quando lá estou.

share your theory

%d bloggers like this: