Livros

Livros que te incentivam a pensar no mundo

22/02/2021
livros que incentivam a pensar no mundo

Há coincidências interessantes. Na minha lista quase infindável de ideias sobre as quais escrever, havia há algum tempo uma entrada que dizia: livros que te incentivam a pensar no mundo. Não sabia quando ou se ia desenvolvê-la. Depois descobri que no dia 22 de Fevereiro é celebrado o Dia do Pensamento. Achei que era um incentivo para avançar com a ideia, apesar de nada nesta publicação ter relações com o Escutismo, de onde terá vindo o Dia do Pensamento.

 

Esta publicação inclui links de afiliado.

 

Os livros e o pensamento

Os livros sempre foram uma das minhas formas preferidas de conhecer o mundo. Não havendo como descobrir tudo sozinha, partindo à descoberta, um livro consegue levar-me a lugares novos, apresentar-me realidades diferentes e faz aquilo que tantas vezes é necessário: obriga-nos a pensar.

Uns livros fazem-nos mais do que outros, é certo, mas quase todos o conseguem fazer. Daí querer fazer esta publicação. Podia simplesmente listar metade dos livros que já li, mas decidi escolher cinco que acredito terem um impacto diferente… pelo menos tiveram um impacto diferente em mim.

5 livros que te incentivam a pensar no mundo

sapiens yuval noah harari

Sapiens, de Yuval Noah Harari

Podia escolher um livro dentro do mesmo género, também excelente, chamado Breve História de Quase Tudo, mas acabei por ir para o Sapiens talvez pelo contexto que é dado ao longo deste livro.

É um livro que junta Ciências Exactas e Ciências Humanas com uma facilidade tremenda e que nos dá uma perspectiva mais abrangente e completa do mundo. É aí que entra a parte de nos dar muito que pensar sobre o mundo e sobre como a História se repete… 

O Diário de Anne Frank, de Anne Frank

Não me lembro, em quase doze anos de blogosfera, alguma vez ter dedicado algum texto a este livro. Li-o no 8.º ano e nunca o reli, mas como é um livro tão impactante acaba por ser fácil lembrar-me da importância deste livro.

Além de ser um testemunho de História, é também o testemunho de uma menina que tinha sonhos, mesmo quando o mundo lá fora lhe dizia que não os devia ter.

The Handmaid's Tale, de Margaret Atwood

Acredito que, um dia, o termo distopia deixará de fazer sentido… principalmente quando há livros como este, que estão tão próximos da realidade que deixa de fazer sentido chamar-lhes distopia.

A série talvez magoe mais do que o livro, mas foi o livro que me deu uma maior oportunidade para pensar no mundo para o qual caminhamos. The Handmaid’s Tale ainda é uma distopia. Convém que fique assim.

O Processo, de Franz Kafka

Li este livro durante a faculdade e sei que é uma sugestão que não agradará a todos. Considero-o um bom livro para pensar sobre o mundo por causa de tudo o que acontece no livro: Joseph K. é preso e não sabe quem o mandou prender nem porquê. Além da bela alegoria da burocracia, acho que há uma mensagem neste livro… que Kafka nunca terminou.

Uma Educação, de Tara Westover

Apesar de ser um livro com falhas, acredito que é um livro que dá muito mais do que deixa a desejar. É um livro sobre família, crenças e superação. Nos livros que te incentivam a pensar, Uma Educação fá-lo de uma forma diferente: a mim fez-me pensar, inicialmente, sobre religião e extremismos. Depois fez-me pensar sobre perdoar.

Que livros sugeririas para pensar no mundo?

livros que incentivam a pensar no mundo

Gostaste deste conteúdo?

  • Reply
    Andreia Morais
    22/02/2021 at 19:41

    Há coincidências bem bonitas. E ainda bem que resgataste esta ideia da tua lista *-*
    Já tive a oportunidade de ler os três primeiros e, de facto, encaixa bem nesta categoria. São exemplares aos quais pretendo regressar. Os últimos dois estão em espera

  • Reply
    Rose Gleize
    23/02/2021 at 02:16

    Feliz Dia do Pensamento, Sofia! E obrigada por ter nos lembrado dessa comemoração! Vendo essa sua postagem eu até aproveitei para fazer algumas postagens também a respeito da data nas minhas redes sociais.
    Dos 5 livros que você citou eu só li O Diário de Anne Frank. Um livro que eu indicaria para pensar no mundo seria Larissa, de Ganymédes José, um livro que fala sobre a preservação e a importância da preservação das árvores.
    Gostei da postagem.
    Um beijo! 💋
    ~Cartas da Gleize. 💌💕

  • Reply
    Os devaneios da Tim
    13/03/2021 at 19:47

    De todos só li o Diário de Anne Frank, tenho de colocar o resto na lista mas tenho cá em casa O processo

  • Reply
    Lyne
    24/04/2021 at 19:26

    Tenho O Processo em lista de espera há uns bons anos. E nem sei por que ainda não o li, tendo em conta que quando li A Metamorfose (fica aqui a resposta à tua questão!), adorei a escrita de Kafka… Portanto, acho que este artigo serve como um lembrete para, finalmente, ler esse livro!
    Obrigada, Sofs!

    Besitos,
    Lyne, Imperium Blog
    Congresso Botânico – Podcast

share your theory

%d bloggers like this: