Há umas semanas falei-te sobre um objectivo que tinha: ver todos os filmes da saga Star Wars. No dia de Natal completei a primeira parte do objectivo, ao ter visto o último filme da trilogia original. Como a ideia sempre foi ir falando do meu progresso por aqui, hoje venho falar-te sobre esta trilogia. Prepara-te para o lado negro da Força.
spoiler free zone
Star Wars: A trilogia original
A sensação com que fiquei ao concluir a trilogia original foi a de que já teria visto os filmes se não os tivesse reduzido a filmes de ficção científica quando eles são claramente mais do que isso. A ficção científica está lá, mas também a política e até o romance. Isto cativou-me e prendeu-me ao longo de todos os filmes.
Também fiquei com a sensação de que a saga vai crescendo em nós. Se no primeiro filme não me sentia totalmente conquistada, no segundo (o meu preferido) já só queria ver o terceiro e ao terceiro soube que ia ver todos os filmes sem grande esforço.
Nestas publicações não pretendo ir ao lado técnico ou fazer uma abordagem muito exaustiva. Raramente o faço, mas com Star Wars sinto-me ainda menos à vontade para isso porque sei que é uma saga muito querida a muita gente e não me sinto no direito de me intrometer. Só quero mesmo ver os filmes, aproveitar a história e falar-te do que me vai passando pela cabeça.
may the spoilers be with you
Episode IV: A New Hope
Apesar de o primeiro filme começar longe do início de toda a saga, achei que o Episódio 4 foi uma boa introdução ao universo onde droids, pessoas e até algo que parece um urso estranho convivem.
Deu para perceber que a Princesa Leia vai ser o ponto feminino mais forte desta trilogia e deixou-me curiosa para perceber melhor as dinâmicas entre ela e o Han Solo.
Episode V: The Empire Strikes Back
Luke, I am your father.
Aaaaaaah, confesso que, apesar de já conhecer esta relação familiar, estava ansiosa por assistir ao momento em que isto é revelado no filme. Por isso e por toda a dinâmica entre o Luke e o Yoda, este acabou por se tornar o meu filme preferido da trilogia.
Se até aqui estava na dúvida sobre o êxito desta empreitada, com este filme percebi que gosto realmente da saga e senti-me mais ligada emocionalmente à história.
Episode VI: Return of The Jedi
Sabes quando acabas um filme ou um livro e vais imediatamente procurar respostas para as questões que ele te deixa? Aconteceu-me com este filme. Fiquei com algumas questões sobre o Darth Vader e a suposta fraqueza dele ao longo do filme e quis tentar perceber melhor o que se passava.
E agora?
Estou a seguir a ordem de lançamento dos filmes, portanto o próximo passo é ver a trilogia da prequela. Sei que é uma trilogia que gera algumas opiniões contraditórias, mas até estou curiosa para ver o que a história trará.
Sou uma grande fã da saga original e do rogue one, mas para mim o episódio 8 foi o pior deles todos. Mas esta é só a minha opinião.